30 de abril de 2014

Vacina da gripe (influenza)

O que é a vacina da gripe

A vacina da gripe é opcional e está disponível na rede privada e na rede pública para gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, crianças de seis meses e menores de dois anos, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade.

As vacinas trivalentes, obtidas a partir de culturas em ovos embrionados de galinha, contêm 15 microgramas de dois subtipos do sorotipo A e 15 microgramas de uma cepa do sorotipo B. A composição da vacina é recomendada anualmente pela OMS, com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. A partir de 1998, a OMS passou a fazer recomendações no segundo semestre de cada ano, para atender às necessidades de proteção contra influenza no inverno do hemisfério Sul.

Existem três tipos de vacinas contra influenza:
- vacinas de vírus fracionados;
- vacinas de subunidades;
- vacinas de vírus inteiros.

No Brasil, utilizam-se apenas as vacinas de vírus fracionados (split) ou de subunidades. Qualquer um desses dois tipos pode ser utilizado em todas as idades. Na composição das vacinas entram antibióticos, tais como a neomicina e a polimixina, e o timerosal como conservante. As vacinas contra influenza têm sido fornecidas em seringas já preparadas com 0,25ml e 0,5ml, bem como em frascos multidoses.

Doenças que a vacina previne

Os vírus da influenza causam doença respiratória aguda, denominada influenza ou gripe, caracterizada clinicamente por febre alta, calafrios, cefaleia, mal estar, mialgia e tosse seca. Conjuntivite, dor abdominal, náusea e vômitos são frequentes. Em crianças pequenas o quadro clínico pode simular uma sepse. O mal estar geral pode persistir por vários dias e até mesmo semanas. Pode ocorrer miosite - inflamações musculares -, com dores musculares e dificuldade de andar.

Entre as complicações que podem ocorrer destacam-se a pneumonia, viral ou bacteriana, e a síndrome de Reye, que se caracteriza pela presença de encefalopatia grave, mais comumente observada em escolares, muitas vezes em associação com o uso de ácido acetilsalicílico (aspirina). As pessoas idosas e aquelas com doenças de base têm maior risco de complicações.

São também especialmente vulneráveis às complicações as pessoas imunocomprometidas, tais como os receptores de transplantes, os recém nascidos internados em UTIs e os pacientes com aids ou mucoviscidose.

Os vírus da influenza são ortomixovírus, com três tipos antigênicos: A, B e C. O mais importante epidemiologicamente é o tipo A, capaz de provocar pandemias, seguido do tipo B, responsável por surtos localizados. O tipo C está associado com a etiologia de casos isolados ou de pequenos surtos.

Os vírus da influenza A são subclassificados com base nas características de dois antígenos, a hemaglutinina (H) e a neuraminidase (N), havendo três subtipos de hemaglutininas (H1, H2 e H3) e duas neuraminidases (N1 e N2). A imunidade a estes antígenos - especialmente à hemaglutinina - reduz a probabilidade de infecção e diminui a gravidade da doença quando esta ocorre. A infecção contra um subtipo confere pouca ou nenhuma proteção contra os outros subtipos.

Com intervalos variáveis, aparecem subtipos totalmente novos (por exemplo, mudança de H1 para H2), o que se denomina mudança antigênica maior, responsável por pandemias; mudanças antigênicas menores, dentro de cada subtipo, associam-se com a ocorrência de epidemias anuais ou surtos regionais.
Indicações da vacina da gripe

No que se refere aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs), a Comissão Assessora de Imunizações do Ministério da Saúde estabeleceu as seguintes prioridades para vacinação:

- Adultos e crianças com seis meses de idade ou mais, com doença pulmonar ou cardiovascular crônicas e graves, insuficiência renal crônica, diabetes melito insulino-dependente, cirrose hepática e hemoglobinopatias;

- Adultos e crianças com seis meses de idade ou mais, imunocomprometidos ou HIV-positivos;

- Pacientes submetidos a transplantes;

- Profissionais de saúde e familiares que estejam em contato com os pacientes mencionados anteriormente.

- Pessoas de 60 anos e mais, por ocasião das campanhas anuais.


Grávida pode tomar essa vacina?

No caso de gestantes, é feita essa vacinação para prevenção, portanto ela não só é permitida como é administrada durante a gravidez.


Doses necessárias da vacina contra gripe

Crianças com até nove anos devem receber duas doses, com espaço de quatro a seis semanas entre elas. Crianças com mais de nove anos e adultos recebem apenas uma dose. A vacina pode ser dada a partir dos seis meses de idade, anualmente, e preferencialmente antes da chegada do inverno.
Administração da vacina da gripe

A vacina é aplicada através de injeção intramuscular ou subcutânea.     
                                                                                 
Contraindicações

Qualquer hipersensibilidade aos componentes de uma vacina - como as proteínas do ovo - a torna contraindicada, além da reação anafilática após tomar uma das doses. Doenças febris agudas também contraindicam a aplicação imediata da vacina.

Quando a vacina for com bactéria atenuada ou vírus vivo se tornam contraindicações as seguintes condições: imunodeficiência congênita ou adquirida, uma neoplasia maligna e tratamento com corticoides a mais de 2 mg por quilo ao dia para crianças e 20 mg por quilo ao dia para adultos.Gestantes podem receber a vacina.


Efeitos adversos possíveis

Dor local, de pequena intensidade, com duração de até dois dias. Febre, mal estar e mialgias, mais frequentes em pessoas que não tiveram exposição anterior aos antígenos da vacina (por exemplo, crianças). Começam seis a 12 horas após a vacinação e podem persistir durante um ou dois dias.

As vacinas constituídas por vírus fracionados ou por subunidades causam menos reação do que as de vírus inteiros. Reações anafiláticas são raras, geralmente em consequência da proteína residual do ovo.

Onde encontrar a vacina da gripe
A vacinada gripe é opcional e está disponível na rede privada e na rede pública, durante as campanhas anuais de vacinação, para gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, crianças de seis meses e menores de dois anos, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade. Alguns convênios médicos cobrem esta vacina no sistema particular de saúde. Consulte sua operadora para ver se seu plano oferece essa cobertura.



Com informações do site do Ministério da Saúde.

29 de abril de 2014

Bebês: saiba quais os cuidados necessários durante viagens de avião



Em ano de Copa de Mundo, muitas famílias vão aproveitar para curtir o clima de festa em outra cidade ou estado. Mas quem não está muito interessado no mundial, o rumo pode ser outro país. Apesar da segurança e agilidade que os aviões proporcionam, as crianças precisam de atenção e cuidados diferenciais para este tipo de transporte.

Para os recém-nascidos, o mais indicado é que viajem somente após completar dois meses, quando já terão recebido boa parte das primeiras vacinações. Antes disso, a imunidade do pequeno ainda está muito baixa. A viagem e o contato com mais adultos só deve ocorrer antes dessa idade em caso de extrema necessidade.

Especificamente sobre a vacinação, no Brasil a única vacina exigida em viagem para alguns estados é a da febre amarela. No entanto, ela só é dada a partir dos seis meses de idade. Por isso, atualize a carteirinha dos seus filhos antes de viajar.

Para evitar as dores no ouvido ou infecções, indico que se faça a lavagem e limpeza do nariz da criança com soro fisiológico no mesmo dia, um pouco antes da viagem. Com a pressão, a secreção que está na garganta pode subir pela Trompa de Eustáquio, canal que interliga o nariz, o ouvido e a garganta. Geralmente, a criança sente dores na hora da decolagem ou da aterrissagem, podendo advir uma infecção nos ouvidos.

Na bagagem de mão da criança leve apenas o necessário para ser usado no período da viagem. Medicamentos devem estar com a prescrição médica e nome do paciente, e na embalagem original para melhor identificação na hora da inspeção. Alguns desses remédios que indico são: o soro nasal, analgésico, antiemético (para o alívio dos sintomas de enjoo, náuseas e vômitos) e pomada contra alergia e infecção.

Quanto à alimentação, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) permite que se levem mamadeiras e alimentos infantis industrializados. Por isso, coloque na sua lista de viagem itens como papinha, leite em pó e a mamadeira. A frequência das mamadas deve seguir a rotina normal. Porém, alimentar a criança com muita frequência pode aumentar a quantidade de ar presente no estômago e no intestino, causando desconforto e choro. Em altitude de cruzeiro, devido à baixa pressão atmosférica, a presença do ar aumenta cerca de 20% nesses órgãos.

Uma recomendação importante: criança doente não deve viajar, exceto em casos específicos, como levá-la a um hospital distante. Se possível, evite a viagem caso a criança esteja resfriada, pois isso pode evoluir para uma otite durante o voo por causa da pressão. A pressurização do avião tem influência direta de pessoa para pessoa e, em crianças, essa situação também pode diminuir a imunidade, facilitando a entrada de outras doenças ou piora do quadro, se já estiver doente.


Cadeirinha do bebê

Os pais têm o direito a atendimento preferencial. Crianças menores de 12 anos podem embarcar e desembarcar antes dos demais passageiros. Com crianças pequenas e bebês de colo, recomenda-se solicitar assentos na primeira fileira. Quanto aos bebês pequenos, a indicação é que ocupem um assento individual, o que garantirá uma maior segurança. Nesse caso, solicite informações da companhia aérea sobre procedimentos e custos extras.

Não é indicado que o bebê permaneça no colo durante a decolagem e o pouso. Isso pode trazer graves consequências, como o risco de traumatismo e morte. Para o transporte de bebês, a cadeira no avião deve seguir as mesmas regras que as utilizadas em automóveis. Dê preferência ao bebê-conforto, que poderá ser afivelado ao cinto de segurança do avião e posicionado para trás. Geralmente, as empresa aéreas não disponibilizam esse assentos.

Antes de viajar, verifique a documentação necessária: carteira de identidade ou certidão de nascimento do bebê para voos nacionais e passaporte para viagens internacionais. Seguindo as dicas com cautela, o voo e a viagem serão proveitosos e seguros para toda a família.



Com informações do site Minha Vida.

28 de abril de 2014

Saiba como se alimentar antes e depois dos exercícios



Ter um estilo de vida mais saudável, comer melhor e praticar atividade física faz parte do projeto do novo ano e tem muita gente realmente envolvida em levar adiante essas mudanças. Mas apesar da boa vontade muitos ainda não conseguiram bom resultados. A resposta pode estar na alimentação. Cuidados com a alimentação antes e depois do treino ajudam na busca do peso ideal e na performance do exercício.

É muito importante saber que se o objetivo inicial é perder peso, a alimentação deverá ser hipocalórica, ou seja, o consumo alimentar deverá ser inferior ao gasto. Mesmo com o treino, se não houver redução do consumo alimentar, não haverá emagrecimento. Assim, o treino não deverá ser realizado por período superior a 60 minutos. Um corpo que recebe menos energia do que gasta, não terá estoques de energia para muito tempo. Adequar a alimentação, tempo e tipo de treino é muito mais eficiente do que ficar horas nas academias.

A definição do que comer antes e depois costuma ser uma dúvida comum entre praticantes de academia e, frequentemente, encontramos erros que podem comprometer seriamente os resultados. Treinar em jejum, por exemplo, gera emagrecimento, mas não poupa massa muscular. O treinamento eficiente é aquele promove justamente o contrário, preserva massa muscular e queima a gordura localizada.


Os carboidratos são os nutrientes essências antes dos treinos, principalmente aqueles de ação mais lenta ou carboidratos complexos. São eles os responsáveis por gerar energia para o corpo humano. Quando conseguimos fornecer a energia adequada para organismo ajustamos o metabolismo para melhorar e eficiência da queima de gordura. Assim, antes do treino seja pela manhã, tarde ou noite, o alimento mais indicado para o consumo são os derivados de carboidratos. Pode ser o pão, cereal ou a batata doce que ganhou um destaque extra nos últimos meses. As frutas possuem carboidratos de ação rápida, por isso não são indicadas no pré-treino, principalmente quando realizado pela manhã.

No pós treino a alimentação tem o papel de reparar os danos musculares causados pelo esforço do exercício. As proteínas sãos os únicos nutrientes capazes de fazer tal reparo. Mas não agem sozinhas. Elas precisam da energia vinda dos carboidratos, principalmente aqueles que agem imediatamente, como as frutas. Isso significa que deve existir a combinação entres os dois nutrientes. O horário de treino é o que definirá a melhor oferta proteica oferecida no pós-treino. A intenção é sempre manter as recomendações nutricionais próximas ao hábito alimentar de cada pessoa, e não somar uma refeição extra ao cardápio.

No retorno do treino realizado pela manhã, o leite, preferencialmente magro, é a melhor proteína para restaurar os danos musculares. Se for batido com uma fruta, a combinação carboidrato e proteína ficam perfeitas. Quem tem alguma intolerância ou rejeição ao leite, pode consumir o ovo, que pode ser acompanhado por pão ou torradas.

No pós treino a alimentação tem o papel de reparar os danos musculares causados pelo esforço do exercício. As proteínas sãos os únicos nutrientes capazes de fazer tal reparo. Mas não agem sozinhas. Elas precisam da energia vinda dos carboidratos, principalmente aqueles que agem imediatamente, como as frutas. Isso significa que deve existir a combinação entres os dois nutrientes. O horário de treino é o que definirá a melhor oferta proteica oferecida no pós-treino. A intenção é sempre manter as recomendações nutricionais próximas ao hábito alimentar de cada pessoa, e não somar uma refeição extra ao cardápio.

No retorno do treino realizado pela manhã, o leite, preferencialmente magro, é a melhor proteína para restaurar os danos musculares. Se for batido com uma fruta, a combinação carboidrato e proteína ficam perfeitas. Quem tem alguma intolerância ou rejeição ao leite, pode consumir o ovo, que pode ser acompanhado por pão ou torradas.



Treinos realizados no meio da manhã ou no final da tarde devem ser seguidos por refeições completas, almoço ou jantar. As proteínas provenientes dos animais (carne bovina, frango, peixe ou ovo) são as maiores aliadas do pós-treino. A oferta de carboidrato é fundamental, nesse caso pode ser arroz, batata, batata doce, mandioquinha, entre outros. O ajuste das porções é fundamental para alcançar os melhores resultados.

O uso de suplementos nutricionais deve ser utilizado após análise adequada do treino e das recomendações alimentares diárias. A utilização sem recomendação pode trazer prejuízos à saúde e influenciar os resultados relacionados ao peso. Um profissional nutricionista deve sempre ser consultado antes do uso de suplementos.

Não há dúvidas dos benefícios para saúde que atividade física traz. Aliada à boa nutrição o ganho é enorme. Peso normal, coração forte e longevidade garantida. Força para todos que resolveram mudar suas vidas e já estão nesse caminho há algum tempo. Que os bons resultados possam cativar aqueles que ainda não começaram!



Com informações do site Minha Vida.

25 de abril de 2014

Tendências decoração para 2014

A decoração é como a moda. Todos os anos as tendências alteram-se e o que antes era “in”, logo a seguir pode passar a estar “out”. Na decoração, as tendências passam muito pelas cores que estarão na moda nesse ano.

Tal como em muitas áreas onde a beleza e a harmonia são essenciais, na decoração, cor e as peças utilizadas têm de combinar. Neste artigo iremos apresentaras principais tendências decoração para 2014.


O xadrez volta a estar na moda. No próximo ano, este padrão será usado nos mosaicos do chão, no forro das cadeiras, nas toalhas e cortinados, nas almofadas e até no próprio tecido de sofás. Esta tendência acompanha a tendência da moda Primavera de roupas, onde o xadrez voltará a surgir.

As cabeceiras de camas também começam a aparecer em força na decoração dos quartos. Já passou o tempo de comprar camas com cabeceiras. A nova tendência é mandar fazer uma cabeceira forrada como quiser, de maneira a combinar com as cores e o estilo usado nessa divisão. Dê preferência a tecidos laváveis, e quanto aos padrões, pode optar por tecidos listrados, estampados ou simplesmente lisos.

Desde que combinem com a decoração do quarto, certamente ficará fantástico. Com as cabeceiras, estará a dar um toque único ao seu quarto. E como é independente da cama, quando se cansar da cabeceira, basta trocar por outra.

A cor que marcará a tendência de 2014 na decoração é uma mistura entre verde e azul. Cores tranquilas e harmoniosas, juntas favorecem um equilíbrio na decoração. Estas cores combinam muito bem com madeira, verde-menta e esmeralda.

A simplicidade também está aí para ficar. Decoração baseada num design minimalista, em que se projeta beleza sem no entanto se exibir. Através da cor branca e nuances subtis de cores neutras, conseguem-se combinações bastante delicadas e que inspiram e transmitem tranquilidade e harmonia.

Outra tendência para 2014 são decorações sofisticadas, onde se unem tons neutros e construções de gesso e vidro, com imagens ou conjunto de cores fortes mas pouco brilhantes. Estas tonalidades profundas e encorpadas são a alma de uma decoração simples e confortável.

Por fim, outra tendência marcante para o próximo ano será uma decoração urbana, mas com padrões e cores mais tradicionais. Desta junção de estilos resulta uma decoração arrojada, mas com sensações familiares.




Com informações do site Minha Vida.

24 de abril de 2014

Comer sete porções de frutas e vegetais por dia reduz risco de morte em 42%

Pesquisadores da University College London sugerem que devemos comer pelo menos sete porções de frutas e vegetais por dia para nos protegermos contra diversas doenças e reduzir o risco de morte. Os resultados foram publicados dia 01 de abril no Journal of Epidemiology and Community Health.

A equipe analisou dados de estilo de vida por meio de questionários sobre saúde respondidos anualmente na Inglaterra entre 2001 e 2008. Informações de mais de 65.000 pessoas foram selecionadas aleatoriamente com idade entre 35 anos ou mais foi para o estudo.

Em média, os entrevistados relataram comer pouco menos de quatro porções de frutas e legumes do dia anterior. Durante o período de acompanhamento do estudo, 4.399 das pessoas rastreadas (6,7% da amostra) tinham morrido.

Comer de duas a três porções de vegetais por dia foi ligado com um risco 19% menor de morte, enquanto uma ingestão equivalente de frutas forneceu um risco 10% menor. Eles descobriram que as pessoas que comiam pelo menos sete porções de frutas e vegetais por dia tiveram um risco 42% menor de morte por todas as causas.
O grupo de sete por dia também tiveram um risco 31% menor de morte por doença cardíaca e AVC, além de 25% menos chance de morte por câncer.

Segundo os autores, legumes parecem oferecer mais proteção do que frutas. Comer duas a três porções de vegetais por dia foi ligado com 19% menos risco de morte, enquanto uma ingestão equivalente de frutas só forneceu um risco 10% menor de morte.

O trabalho também mostrou que os benefícios protetores de frutas se estenderam às frutas frescas e secas, mas a frutas congeladas ou enlatadas, que na verdade aumentaram o risco de morte em 17%. Os cientistas acreditam que os açúcares adicionados em frutas processadas estão por trás deste salto no risco.

De acordo com os autores, os resultados mostram a importância de políticas públicas incentivando o consumo de frutas e legumes, além de iniciativas para que os preços desses alimentos sejam acessíveis a todos.


Aprenda a comer legumes e verduras
Fazer cara feia para a salada, além de prejudicar a sua saúde, impede você de provar um dos pratos mais completos e nutritivos que existem. Bem combinados, os ingredientes de um prato colorido podem até valer por refeição - desde que contenham, além de legumes e verduras, variações de proteínas - como frango desfiado ou atum em conserva. "Quem não teve o hábito de comer salada na infância, geralmente, sofre para se acostumar a consumi-la na fase adulta", afirma a nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria. Mas tem como reverter o cenário e se apaixonar por inventar combinações, testar receitas novas e encantar o paladar. A seguir um time de especialistas dá dicas para você passar a ter mais espaço para a salada no seu prato.


Faça combinações
Tem quem diga que as saladas não têm gosto. Contra isso, uma dica é combiná-la com alimentos que você gosta de comer: frango desfiado, atum, ovo, queijo branco, peito de peru e salmão, segundo a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, são opções saudáveis e que inclusive deixam a salada mais completa.

Sementes como nozes, castanhas e sementes de gergelim são ricas em gorduras boas, que fortalecem a saúde cardiovascular e dão saciedade. Os grãos como ervilha, grão de bico e soja também podem fazer parte das saladas, pois são ricos em aminoácidos, carboidratos e fibras.

"Outra combinação interessante é acrescentar frutas naturais ou desidratadas à salada", explica Roseli. Abacate e maçã são possibilidades que agradam vários paladares. 




Com informações do site Minha Vida.

23 de abril de 2014

Acorde mais bonita com 8 cuidados antes de dormir

Dormir de seis a oito horas por dia traz ótimos efeitos para a pele e o cabelo. É à noite que eles se recuperam das agressões sofridas durante o dia por causa de sol, vento, poluição, frio, fumaça de cigarro e outros agentes. Enquanto dormimos, há maior renovação celular e melhora da oxigenação. O sono, portanto, é um dos melhores tratamentos para as famigeradas olheiras, por exemplo. "Sem contar que a pele fica mais susceptível à absorção de princípios ativos utilizados em cremes hidratantes e antienvelhecimento", conta a dermatologista Cibele Tokarski, do Centro de Longevidade Golden Spa, de Brasília (DF). Para potencializar esses efeitos positivos e acordar com uma aparência ainda mais bonita e radiante, siga as dicas abaixo de especialistas todos os dias antes de se deitar.


Evite o sal antes de dormir

 

Alimentos ricos em sódio podem provocar um "efeito baiacu": você acorda mais inchada por causa da retenção de líquidos do corpo. O cardiologista Otávio Gebara, do Hospital Santa Paula, explica como ocorre o processo: normalmente, os rins têm capacidade de manipular a quantidade de sódio e regular a quantidade de líquidos que circulam no corpo. Quando ingerimos uma quantidade elevada de sódio, os rins não conseguem eliminar o excesso, provocando um edema (inchaço) no corpo.

Por isso, evite exagerar no consumo dos seguintes alimentos na hora da ceia: frios e embutidos, macarrão instantâneo, comidas congeladas prontas, molho de soja, salgadinhos de pacote, fast food, entre outros.

Evite a cara amassada e rugas

 

Se você acorda com linhas marcadas no rosto que demoram a sumir, evite se deitar de bruços. Nessa posição, todo o peso da cabeça faz uma pressão na sua pele contra o travesseiro, fazendo com que você acorde literalmente de "cara amassada", cheia de marcas de fronha. Mas esse é o problema passageiro. A longo prazo, dormir com a cara enfiada no travesseiro ou até mesmo de lado, comprimindo a lateral do rosto, pode favorecer a formação de linhas de expressão. "Passar oito horas por dia, por vários e vários anos, na mesma posição causa as chamadas rugas de travesseiro", explica a dermatologista Maria Paula Del Nero, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Deitar-se de lado provoca a formação de sulcos no queixo e bochecha. "Isso explica porque algumas pessoas têm mais rugas de um lado do rosto", lembra a especialista. A região do colo e pescoço também sofre com essa posição, pois também há a sobrecarga da musculatura. Já dormir de bruços predispõe às marcas na testa. Principalmente em quem já tem a pele e a musculatura do rosto mais flácidas.

Durma com compressa de chá de camomila

 

Usar um paninho com chá ou soro fisiológico ajuda a diminuir o inchaço das bolsas nos olhos. Já as receitas caseiras de rodelas de pepino e batata devem ser evitadas porque, segundo a dermatologista Cibele, podem causar irritações na pele. A médica também diz que não é necessário seguir a recomendação popular de deixar a cabeça mais elevada na hora de dormir para amenizar o inchaço no rosto. "É verdade que indicamos esse hábito no pós-operatório de cirurgia de pálpebras para não piorar o inchaço, mas no dia a dia a posição não é tão relevante", diz a profissional.


Maneire no álcool

 

Se você já acordou com ressaca alguma vez, deve ter reparado que a pele perde o brilho e fica mais inflamada. "O álcool tem ação vasodilatadora e aumenta a liberação de agentes inflamatórios, podendo piorar a flacidez da pele e inibir a absorção de vitaminas e sais minerais", explica Cibele Tokarski. Além disso, pode causar manchas, deixar as unhas mais fracas e favorecer a queda de cabelo. Portanto, em nome da beleza (além da saúde, óbvio), modere no consumo de álcool ao sair para festas e eventos à noite.






Com informações do site Minha Vida.

22 de abril de 2014

Soja: varie no consumo e recheie seu cardápio

A soja é um grão rico em proteínas cujo cultivo começou na Ásia há mais de cinco mil anos. "Além de reduzir os níveis de colesterol LDL e aumentar o HDL, o grão também possui isoflavonas, substâncias que ajudam a atenuar os efeitos da menopausa e evitar a perda de massa óssea", afirma o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia.

Apesar do grão de soja ser amplamente consumido, principalmente entre os vegetarianos, algumas pessoas não conhecem todo o potencial que esse alimento oferece a sua versatilidade. Veja as diferentes formas de consumir a soja e escolha sua favorita:


Grão de soja

 

 

"Um dos principais destaques da composição da soja são as isoflavonas, um fitoquímico capaz de atenuar os sintomas da menopausa por participar da produção, do metabolismo e da ação dos hormônios sexuais", afirma o nutrólogo Roberto Navaro, da Associação Brasileira de Nutrologia. Em outras palavras, as isoflavonas atuam como um substituto desse hormônio, que sofre uma queda no climatério, e contribuem para a manutenção do equilíbrio hormonal.
A soja também é rica em proteínas, nutriente que auxilia no crescimento de crianças, na formação e manutenção dos órgãos e na cicatrização. Assim, ela pode ser um bom substituto para a carne. "Ela também é rica em fibras, por isso o seu consumo ajuda a melhorar o trânsito intestinal", completa Roberto. Outros nutrientes presentes na soja são o fósforo, que auxilia na manutenção do cálcio nos ossos, e a vitamina K, que é necessária para o mecanismo de coagulação sanguínea.

No entanto, é preciso tomar cuidado ao consumir o grão de soja, que não pode ser ingerido cru. "A soja tem uma substância que diminui o funcionamento da glândula da tireoide, pois inibe a absorção do iodo pelo órgão", diz o nutrólogo. Quando expões o grão a altas temperaturas, cozinhando ou aquecendo de outra forma, essa ação perde o efeito. "As farinhas e outros produtos industrializados da soja passam por aquecimento ou processo de pasteurização, sendo seguros", conta.  Dessa forma, o grão de soja pode ser preparado cozido seco ou com caldo, como feijão, e consumido quente ou frio, acompanhado de uma salada, por exemplo.


Leite de soja

 

 

Também conhecido como bebida de soja, o líquido é produzido triturando os grãos de soja misturados na água. "A soja é rica em fibras, e no leite de soja essa quantidade diminui consideravelmente, uma vez que sua estrutura é quebrada - são 1,3 gramas de fibras no leite contra 6g no grão cozido", explica o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia. O conteúdo de proteínas é muito próximo ao da soja natural, já a quantidade de cálcio é menor, ele se concentra na fibra vegetal. "É comum os leites de soja serem enriquecidos com nutrientes, principalmente o cálcio, basta verificar a embalagem", completa o nutrólogo.

Além disso, o leite de soja é isento de lactose, beneficiando aqueles que são intolerantes ou alérgicos à lactose, que é uma proteína do leite da vaca. "Outra vantagem do leite de soja é seu baixo teor de gordura (1,92g)", diz a nutróloga Vivian Ferreira, da Associação Brasileira de Nutrologia. O leite de soja enriquecido com cálcio pode ser consumido todos os dias.

Farinha de soja

 

A farinha de soja conserva todos os nutrientes da soja, e a mesma porção acaba por ter uma quantidade maior destes, já que o alimento está triturado e concentrado. "Isso quer dizer que uma porção de farinha de soja tem mais fibras, mas também tem mais calorias e gorduras (436 calorias e 20g de gorduras)", explica o nutrólogo Roberto. A farinha de soja pode ser usada em receitas, inclusive para aqueles que são intolerantes ao glúten, uma vez que o grão não contém a substância. "O conteúdo de uma xícara de farinha de trigo equivale, aproximadamente, a 3/4 de xícara farinha de soja", afirma a nutricionista Vivian.




Com informações do site Minha Vida.

17 de abril de 2014

Dicas de decoração para a Páscoa



Comer os ovos e as sobremesas da Páscoa é uma delícia, não resta dúvida. Mas, preparar a festa que vai unir os amigos e a família também pode ser incrível. E nem é preciso gastar muito dinheiro, a palavra mágica é cooperação e criatividade, caprichando nos mínimos detalhes. A seguir, reunimos ideias dos principais para você incrementar a celebração.

Convite estilizado
Se você decidiu reunir a família toda em casa, que tal produzir um convite personalizado, em vez de apelar ao corrido telefonema no meio do expediente? Recorte pedaços de cartolina para escrever a data, hora e local. Para enfeitá-los, você pode colar um ovinho de chocolate, coelhinhos de feltro, balas de goma, velas em formato de coelho ou uma pomba de feltro, que também é um dos símbolos da festa. 

Páscoa tem cara
Não tem? Então, mostre qual é ela aos seus convidados, desde a entrada. Espalhe uma trilha de cenouras até o local onde será servido o almoço. No prédio, as patinhas de coelhos saindo logo da porta do elevador são uma gracinha simples, que as crianças podem fazer, e certamente vão arrancar elogios.

A porta de chegada e as janelas também merecem um carinho. Na Alemanha, um dos ornamentos mais tradicionais é a Fensterbild Ostern, uma espécie de guirlanda que significa enfeite de janela para Páscoa. O bibelô de madeira é uma árvore com ovos e galinhas pintados em estilo country e pendurados entre os galhos.

Enfeites multiuso
Os coelhos de feltro são uma ótima sugestão para aclimatar a decoração e podem ser pendurados nas portas, nas janelas, nas cadeiras, colocados nas mesas, ou enfeitar cestas de centro e arranjos florais. Se quiser variar, lojas de decoração oferecem lindos arranjos e bibelôs de inspiração no estilo colonial. Existem caixas de madeira lindíssimas para guardar os ovos de chocolate, por exemplo. Depois, elas podem ser reaproveitadas para pôr frutas.

Mesa inspiradora
Inovar na maneira de servir a mesa também é um detalhe a mais. Para um ambiente festivo, use toalhas de tecido florais e de cores vibrantes. Outras alternativas são usar papel celofane ou de crepon colorido sobre a toalha. Espalhar ramos de avenca e alecrim sobre a mesa é uma forma de perfumar e decorar. Para agradar os convidados, coloque ovinhos ou bombons de chocolate dentro do guardanapo, que pode ser amarrado com um singelo galhinho de capim. Cubra-o com balas confeitadas, coloridas ou até mesmo com balas de chocolate. As crianças vão ficar encantadas!

Arranjos
Os modelos com flores devem ser preparados durante a parte da manhã, conservando a vivacidade das plantas. Se não tiver muitos vasos, use garrafas de vinho como substitutas para os pequenos ramos. Mas, antes disso, retire os rótulos e lave-as bem.

Misture flores e guloseimas. Em um vaso de vidro transparente forre a parte de baixo com uma camada de confetes coloridos, balas confeitadas, ovinhos de páscoa ou bombons. Depois coloque os ramos de flores, mas não misture com água. Flores do campo são as ideais, porque são mais resistentes. 

Ovos no lugar certo
Para a criançada ou até mesmo para os adultos, nada mais divertido do que encontrar os ovos de chocolate. Use a imaginação. Faça a tradicional trilha com patinhas de coelho no chão escuro, que podem ser feitas com adesivos ou cartolina pintadas com tinta guache branca ou farinha de trigo. Dependendo de onde for esconder as delícias, vale até fazer o bichinho escalar os eletrodomésticos. Para usar o jardim como esconderijo, faça uma trilha com um pouco de palha (das caixas de frutas). Peça um pouco para seu amigo da feira ou do supermercado. Também use esse artifício para fazer ninhos e colocar os ovos em cima.



Com informações do site Minha Vida.

16 de abril de 2014

Oito opções de peixes para comer na Páscoa

Quem respeita as tradições da Páscoa também não deixa de incluir o peixe no cardápio da sexta-feira Santa, dia em que os cristãos evitam comer carne vermelha.

Mas as propriedades nutricionais que os peixes carregam e os benefícios que trazem ao nosso organismo fazem deste alimento uma ótima opção de proteína para fazer parte de uma alimentação equilibrada durante o ano inteiro.

Cada brasileiro consome, em média, menos de 7 quilos de peixe por ano. A quantidade mínima recomendado pela Organização Mundial de Saúde são 12 quilos. Mesmo assim, muita gente bate o pé e assume que não gosta desta carne branca de jeito nenhum.

Mas será que você não gosta de peixe mesmo? Ou provou uma espécie ou modo de preparo que não combinou com o seu paladar? Confira os benefícios dos oito peixes mais consumidos do Brasil, suas propriedades nutricionais, os preços e ainda entrega uma deliciosa receita de cada um.


Salmão
Esse peixe pe super versátil e pode ser preparado de várias maneiras - assado, grelhado, no vapor e até cru está valendo. Além disso, ele protege nosso coração contra doenças.

Atum
Excelente fonte de proteínas, vitaminas e sais minerais, esse peixe é comumente consumido nas suas versões em conserva, acompanhando lanches e saladas.

Bacalhau
Típico da Páscoa, esse peixe é rico em ferro, fósforo, magnésio e em vitaminas A, E, D e do complexo B.

Sardinha
Rico na gordura ômega-3, a sardinha afasta o risco de doenças cardiovasculares e melhora a circulação.

Linguado
Esse peixe tem baixo teor de gordura e altos níveis de iodo, proteína e selênio e vitamina E.

Cação ou tubarão
Ficou na dúvida de qual dos dois escolher para a sua ceia de Páscoa? Leia nossa matéria sobre o assunto.

Truta
Com baixo teor de calorias, esse peixe é uma ótima opção para quem quer emagrecer.

Cavalinha
Esse peixe é bem pequeno e contém um taxa muito baixa de gorduras nocivas ao nosso organismo.



Com informações do site Minha Vida. 

15 de abril de 2014

Bons hábitos são determinantes para um envelhecimento saudável



Ficar velho é o temor de muitas pessoas. Todos querem viver por muito tempo, mas não querem envelhecer e arcar com suas consequências.

O processo de envelhecimento é contínuo, inexorável e inicia-se logo após o nascimento. Quem busca uma vida longa, envelhecerá, infelizmente o único método eficaz contra o envelhecimento é a morte prematura.

O Brasil está envelhecendo em ritmo acelerado. De acordo com a OMS, em 2025 o Brasil será o sexto pais do mundo em número de idosos, serão mais de 32 milhões de pessoas nesta faixa etária. Dados do censo 2010 confirmam esta tendência, enquanto a população de jovem vem decrescendo porcentualmente, a proporção dos maiores de 60 anos cresceu de 8,57% para 11,16% comparando com o último censo realizado.

Não existe uma fórmula mágica ou fonte da juventude que combata o processo de envelhecer. Quem procura as terapias anti-envelhecimento geralmente se contenta com cuidados estéticos, entretanto para envelhecer bem não basta apenas isto.

O avanço da medicina e o desenvolvimento de novas tecnologias propiciaram o alongamento da vida, hoje é possível o controle de inúmeras doenças com medicações e procedimentos médicos. Porém muitas destas conquistas apenas prolongam a vida sem acrescentar qualidade ao período adicional.

A carga genética é responsável por parte do envelhecimento bem sucedido, cerca de um quarto deve-se aos fatores hereditários. Os outros determinantes são relacionados aos hábitos e cuidados preventivos realizados ao longo de vida que minimizam os efeitos deletérios do envelhecimento.

O Japão possui uma das populações mais envelhecidas do planeta. Na província de Okinawa concentra-se o maior número de centenários do mundo, sendo que a grande maioria vive de forma autônoma e independente. Este grupo apresenta comportamentos que se repetem em outros grupos de grandes longevos existentes em outros continentes, como a boa alimentação e prática de atividade física.

Este estilo de vida é adotado ao longo da vida e mesmo nas idades mais avançadas não é abandonado. Os principais pontos em comum são bons hábitos alimentares, atividade física regular, a espiritualidade (independente da religião), e vida social ativa, com atividades familiares e sociais frequentes e rotineiras.

Para um envelhecimento ativo bem sucedido, a realização de check-ups anuais é fundamental, mas não basta. Não existem pílulas milagrosas ou polivitamínicos mágicos. Em alguns casos, o uso indiscriminado de vitaminas e medicações pode até levar a efeitos indesejados.

Quem quiser usufruir de uma velhice com qualidade de vida deve investir em sua poupança da saúde, que deve começar ainda na juventude. Quanto mais "créditos" forem acumulados, maiores serão as chances de viver no futuro com autonomia e independência. Portanto, a doção de hábitos saudáveis desde cedo.

Portanto, mantenha sua avaliação periódica de saúde em dia e cuide muito bem dos problemas de saúde já existentes, com seu médico de confiança. Além disso, adote hábitos alimentares saudáveis, pratique atividade física regular, exemplo trinta minutos diários de caminhada, e celebre a vida com os amigos e família!


Com informações do site Miha Vida.

14 de abril de 2014

O que priorizar no treino de musculação quando o tempo é reduzido



Manter uma rotina de atividade física e treinos não é nada fácil, isso porque diariamente temos inúmeras surpresas durante o dia que em algum momento pode atrapalhar e diminuir o tempo que havia sido planejado se exercitar. Dentre essas surpresas as mais comuns são o transito, o fato de ficar mais tempo no trabalho, um dia de chuva, um carro que quebrou, um despertador que não tocou e por ai vai. A questão em dúvida é no que fazer quando a expectativa de treino era 1 hora e agora só tenho 40 minutos ou até menos.

No geral quem tem o tempo reduzido não pode deixar de trabalhar os principais grupos musculares que foi planejado no seu treinamento, mas é evidente que levando em conta apenas as questões estéticas seria menos pior as mulheres abrirem mão dos exercícios de membros superiores, assim como os homem abrirem mão daqueles de membros inferiores. Em nenhum dos casos se aconselha deixar de fazer exercícios para o core que envolve principalmente a musculatura abdominal, lombar e oblíquos.

Além disso existem algumas outras possibilidades para quem está com o tempo de treino reduzido. São elas:


   - Diminuir o número de séries. Por exemplo: ao invés de 3 faz
   - Diminuir o número de repetições. Por exemplo: ao invés de 15 faz 12.
   -  Diminuir a quantidade de exercícios por músculo. Por exemplo: tinha 2 para o bíceps e você só faz
    - Realizar os exercícios de forma combinada. Por exemplo: faz um exercício para membros superiores e ao invés de descansar já vai fazendo outro que preferencialmente deve ser para membro inferiores ou para um músculo antagonista ao que foi trabalhado. Algo como alternando bíceps com cadeira extensora ou bíceps com tríceps.

Além disso, existe a possibilidade de abrir mão de algum músculo que já é trabalhado em outro exercício. Isto porque normalmente o trabalho muscular convencional tem uma divisão de exercícios por grupo muscular, mas muitos desses exercícios não trabalham apenas um músculo em específico. Um exemplo clássico é o supino que é um exercício prescrito para a musculatura peitoral, porém durante a sua execução utiliza também tríceps e a porção do deltoide anterior.

Seguindo essa linha de raciocínio, se você for ter que cortar algum exercício por problemas com tempo e na sua série tem, por exemplo, um supino e algum exercício para o tríceps certamente a melhor alternativa seria não realizar o tríceps. Como esse exemplo temos vários outros e existem exercícios com características mais funcionais que trabalham 3, 4, 5 ou até mais grupos musculares ao mesmo tempo.

Como cada caso tem suas particularidades é de extrema importância que o praticante converse com seu professor para este profissional faça os ajustes necessários nesses dias em que o tempo está corrido.

É importante deixar claro que em qualquer uma dessas alternativas o efeito do treino, assim como seus resultados, poderão ser comprometidos. Por isso, fique atento para a falta de tempo que é esporádica não vire uma situação real porque se isso acontecer todo seu treino deve passar por um novo planejamento.



Com informações do site Minha Vida.

11 de abril de 2014

Agenda Cultural




 O cantor Zé Ramalho chega a Fortaleza para comemorar os 288 anos da cidade no próximo domingo, 13, às 22 horas, no aterro da Praia de Iracema. A festa promete relembrar grandes sucessos de Ramalho,como “Chão de Giz”, “Avôhai” e “Admirável Gado Novo”.

A programação de aniversário contará com uma série de shows a partir das 18 horas. Antes de Zé Ramalho, apresentam-se o grupo carioca Samba de Santa Clara, Nayra Costa, Lídia Maria, Gustavo Portela, Manassés e Paula Tesser.

Programação do aniversário de Fortaleza

Quando: domingo, 13, às 22h, com o cantor Zé Ramalho (a programação de shows começa às 18h)

Onde: Aterro da Praia de Iracema

Acesso Gratuito


A atriz global Lilia Cabral volta a Fortaleza com a comédia “Maria do Caritó“, uma solteirona que decidiu casar aos 50 anos. A peça vai ficar em cartaz no sábado (12) e domingo (13) no teatro do Shopping Via Sul. O fim de semana também marca o começo do concurso já tradicional na cidade, o “Comida di buteco“. Para quem quer curtir um show de MPB desde essa sexta-feira (11) tem apresentação de Francis e Olivia Hime. O domingo encerra com samba e petisco na “Saideira do Butiquim“.




Maria do Caritó

Depois de ser vista por mais de 100 mil pessoas no eixo Rio/ São Paulo, a peça “Maria do Caritó” chega a Fortaleza, neste fim de semana. Lilia Cabral traz a comédia que revela valores, costumes e crendices que permeiam o imaginário do povo brasileiro. Maria do Caritó é solteirona, chegando aos 50 anos, pois foi prometida por seu pai a São Djalminha. Mas ela está decidida a se casar, mesmo que, para isso, precise enfrentara fúria do pai e de toda a cidade, que acreditam que ela é santa.

Serviço
Data: 12 e 13 de abril
Local: Teatro do Shopping Via Sul
Hora: Dia 12, às 21 horas. Dia 13, às 19 horas
Ingressos: Bilheteria do Teatro Via Sul ou pelo site www.teatroviasul.com.br [2]
Preços: R$ 90,00 plateia inferior e R$ 60,00 plateia superior (valores de inteira)
Informações: (85) 3052.8027 [3]

Saideira no Butiquim

Domingo, em Fortaleza, a partir das 16h, é dia da Saidera do Butiquim, com a apresentação das bandas, Sertanóis e Pagode 3×4. Para entrar na lista VIP basta enviar o nome pelo WhatsApp (9163. 1966).

Serviço
Butiquim: Rua Frederico Borges, 27, Meireles
Todos os domingos
Horário: 16h
Tel: 3267. 1488
Facebook: BUTIQUIM

Comida di Buteco

O Comida di Buteco chega à quarta edição em Fortaleza, com 20 botecos apresentando novas receitas petiscos. Desses 20, 15 são veteranos no concurso e 5 participam pela primeira vez. São botecos diversos, alguns mais novos, outros já tradicionais, modernos ou rústicos, em bairros nobres ou mais populares.

Veteranos
· Alpendre – Petisco: Carne de Sol ao Forno
· Bar Chá da Égua – Petisco: Feijão Verde à Bar Chá da Égua
· Bar do Ciço – Petisco: Tatu Bola´s
· Bar do Helano – Petisco: Bacalhau desfiado à moda do Helano
· Bar do Papai – Petisco: Surpresa do Papai
· Bar o Camocim – Petisco: Parece mas não é
· Birosca da Farra – Petisco: Baião na farra
· Flórida Bar – Petisco: Carneiro guisado
· Kasa Kaiada- Petisco: Baião de cinco Kasa Kaiada
· Kina do Feijão Verde – Petisco: 100% Nordestino
· Noite a Fora – Petisco: Guga Noite a Fora
· Ponto de Luz – Petisco: Tulipa verde
· Primeira página – Petisco: Bolinho nordestino
· Suvaco de Cobra – Petisco: Fidalgo
· Tronco do Gaúcho – Petisco: No Ceará é assim

Novatos
· Badubel – Petisco: Bolinho ao Bel
· Besouro Verde – Petisco: Feijão do BV
· Feijão Maravilha – Petisco: Feijão Maravilha
· O Assis – Petisco: Carne do sol com macaxeira
· Senhor Bar – Petisco: Camarão do Ch

Serviço
Data: De 11 de abril a 05 de maio


Almamúsica

“Almamúsica”. Escrito assim, como uma só palavra, esse título revela muito sobre o primeiro projeto que Olivia e Francis Hime gravaram juntos “em 36 anos de namoro”, como definiu Francis. Trata-se de uma delicada e intimista celebração à vida e à música, uma trilha sonora que percorre as biografias dos dois.

Serviço

Data: De 10 a 13 de abril
Local: Caixa Cultural Fortaleza (Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema)
Horários: quinta (dia 10) a sábado (dia 12) às 20h, e domingo (dia 13) às 19h.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia). À venda na bilheteria.
Classificação Livre para todos os públicos.
Informações: (85) 3453-2770


Com informações do site Tribuna do Ceará.

10 de abril de 2014

Tipos de vinho para servir com peixes e frutos do mar na Sexta-Feira Santa



Para harmonizar peixes e frutos do mar com vinhos, é preciso considerar a intensidade de temperos e a forma de preparo, além do tipo de pescado. Confira algumas dicas de como fazer uma boa harmonização:


TINTOS

Os vinhos tintos, na maioria vezes, não combinam com peixes. Os taninos presentes nesses vinhos frente ao iodo dos frutos do mar deixam uma sensação metálica na boca. Mas existem algumas exceções:

> Peixes untuosos e encorpados, como bacalhau e salmão, podem ser servidos com vinhos com poucos taninos, como Gamay ou Pinot Noir.

> Peixes de carne escura e temperos fortes aceitam Pinor Noir ou Merlot com pouco tanino.

> O excesso de sal do bacalhau e a forte presença de azeite de oliva pode prejudicar a harmonização. O ideal é um branco estruturado, como um Chardonnay passado em carvalho.

Para beber
Tipos de vinho para servir com peixes e frutos do mar na Sexta-Feira Santa
Para fazer a harmonização é preciso considerar o tipo de pescado, a intensidade de temperos e a forma de preparo
Enviar para um amigo


Para harmonizar peixes e frutos do mar com vinhos, é preciso considerar a intensidade de temperos e a forma de preparo, além do tipo de pescado. Confira algumas dicas de como fazer uma boa harmonização:


TINTOS

Os vinhos tintos, na maioria vezes, não combinam com peixes. Os taninos presentes nesses vinhos frente ao iodo dos frutos do mar deixam uma sensação metálica na boca. Mas existem algumas exceções:

> Peixes untuosos e encorpados, como bacalhau e salmão, podem ser servidos com vinhos com poucos taninos, como Gamay ou Pinot Noir.

> Peixes de carne escura e temperos fortes aceitam Pinor Noir ou Merlot com pouco tanino.

> O excesso de sal do bacalhau e a forte presença de azeite de oliva pode prejudicar a harmonização. O ideal é um branco estruturado, como um Chardonnay passado em carvalho.


FRUTOS DO MAR

> Nunca sirva com vinhos tintos, devido à presença de taninos

> Quando temperados com ervas, pedem um Sauvignon Blanc.

> Quando preparados com molho, o ideal é um Chardonnay.

> Camarão servido como entrada, acompanha bem um espumante brut.


PEIXES BRANCOS

> As carnes delicadas pedem um vinho branco leve. Pode ser um Sauvignon Blanc ou um espumante bem estruturado.


PEIXES DE CARNE ESCURA

> Nessa categoria se encontram o salmão, o atum, a sardinha e o pintado. A
harmonização com eles está relacionada à forma de preparo.

> Os ensopados combinam com Chardonnay.

> Os grelhados com vinho rosé.

> Salmão grelhado ou assado tem uma boa harmonização com Chardonnay envelhecido.





Com informações do site Zero Hora.

9 de abril de 2014

Cinco tópicos indispensáveis para conseguir um décor clássico







Mesmo para quem curte decoração com pegada atual, o décor clássico ainda conquista milhares de admiradores justamente por sua atemporalidade. Independentemente das tendências que surgem a cada temporada, esse tipo de ambientação não envelhece e pode harmonizar facilmente dividindo espaço com móveis ou objetos contemporâneos e ousados. Nos dias atuais, a propósito, é cada vez mais comum encontrar essa combinação de clássico e moderno.

Pensando nisso, as arquitetas Camilla Calazans Borges e Kristhianne Bristot Silveira, do escritório CK Arquitetas, de Florianópolis, elegeram cinco itens indispensáveis para deixar a casa clássica e pronta para interagir com outros estilos.

Confira abaixo algumas das dicas:

Projeto de gesso e luminotécnico: para um ambiente ser aconchegante, funcional e capaz de criar diferentes cenas, é importante um projeto adequado de gesso e iluminação. Assim, além de esteticamente mais atraente, a casa fica confortável.

Papel de parede: o papel de parede é de uma elegância ímpar. A escolha da estampa e de modelo depende do gosto e do estilo de cada pessoa. As listras são muito utilizadas na decoração, pois são um poderoso recurso para alongar um espaço, aumentar o pé-direito ou definir o foco de interesse em um projeto de interiores.

Espelho: em alta na decoração, o espelho pode dobrar o espaço do que refletem, por isso é importante reparar na parede oposta e colocar lá objetos e móveis que você queira chamar atenção. Eles podem ser básicos, lisos, recortados, agrupados, venezianos.

Tapete: para escolher o modelo que mais combina com um espaço, leve em conta os materiais e móveis já existentes. O importante é compor com as cores escolhidas para móveis, paredes, almofadas e objetos.

Pendente: a iluminação transmite sofisticação e é uma das etapas mais importantes na decoração. Ela precisa ser distribuída adequadamente para conforto e conveniência. Em uma sala de jantar o ponto-chave é o lustre central: prefira modelos que iluminem a mesa toda. Outros pontos de luz devem complementar para criar um ambiente intimista e, ao mesmo tempo, garantir a boa iluminação.


Com informações do site Zero Hora.

8 de abril de 2014

Saiba quais são os cuidados com os alimentos que mancham os dentes




O que proporciona cor aos dentes é a dentina, tecido que está logo abaixo do esmalte dental, que por sua vez é a camada mais externa e protetora. "Indivíduos podem ter os dentes naturalmente escuros ou amarelados e esse fato não parece ser influencia pela ingestão de alimentos e ou bebidas excessivamente coradas", afirma a cirurgiã-dentista Maristela Lobo, especializada em odontologia estética.

Porém, alguns outros alimentos de fato podem fazer com que os dentes fiquem manchados ou amarelados. Há dois tipos de alimentos que proporcionam este problema. Os que possuem a pigmentação excessiva, como o café e o suco de uva, e aqueles que são muito ácidos, como as frutas cítricas e as bebidas alcoólicas. 

A combinação entre esses dois alimentos favorece ainda mais as manchas nos dentes. Entenda por que essas comidas e bebidas podem levar a manchas e cor mais escura dos dentes e saiba o que fazer para prevenir e tratar o problema.


Alimentos que mancham os dentes devido à coloração

Alguns alimentos possuem excesso de pigmentação. "Apesar de não parecer, o esmalte do dente é poroso, quando essas comidas e bebidas são consumidas com frequência e a higienização não é correta os dentes podem ficar manchados", explica o cirurgião-dentista Marcos Moura, presidente da Associação Brasileira de Halitose.

Confira quais são os principais alimentos que podem causar as manchas nos dentes:

    Café
    Chá
    Açaí
    Beterraba
    Vinho tinto
    Molho de soja (shoyo)
    Catchup
    Mirtilo (blueberry)
    Suco de uva
    Refrigerante.

Alimentos que mancham os dentes devido à acidez

Alimentos excessivamente ácidos também favorecem as manchas nos dentes. "Isto porque quando eles são consumidos com frequência fazem com que o ambiente bucal fique ácido que por sua vez potencializa a maior captação de pigmentos por parte dos dentes", diz a cirurgiã-dentista Maristela Lobo, especializada em odontologia estética.

O ambiente bucal ácido favorece essa maior captação de pigmentos porque leva a desmineralização da superfície do esmalte, ou seja, danifica o esmalte do dente. Isso será corrigido pela própria saliva que realiza a ação remineralizadora devolvendo minerais como o cálcio, fosfato e flúor ao dente.

Quando o esmalte é afetado, o dente fica mais sensível aos pigmentos. "Durante o processo de remineralização pigmentos podem ser incorporados ao dente, principalmente se eles estiverem presentes com frequência na saliva", constata Lobo. Por isso, evite consumir um alimento ácido e logo depois um com pigmentação forte, por exemplo, tomar um suco de limão e depois um cafezinho.

Alguns alimentos muito ácidos são frutas cítricas, como o limão, a laranja, o kiwi, abacaxi e mexerica, e bebidas alcoólicas. Vitaminas efervescentes também são excessivamente ácidas.


Cuidados após o consumo dos alimentos

Um dos cuidados após ingerir os alimentos com pigmentação forte ou muito ácidos é fazer um bochecho com água. "Também procure escovar os dentes cerca de 10 a 20 minutos depois da ingestão de alimentos ácidos, assim você evita a abrasão das superfícies desmineralizadas e permite a ação remineralizadora da saliva", diz Lobo.

Isto significa que dar um tempo irá evitar que a escovação lesione ainda mais o dente que já estava prejudicado pelo ambiente ácido e permitirá que a saliva tenha tempo de corrigir o problema.


Cuidados no dia a dia

Primeiro, é essencial realizar a higiene bucal adequada, escovando os dentes após cada refeição. "Quando isso não acontece, o dente pode perder minerais, o que faz com que a proteção dentária, o esmalte, seja danificada, tornando o dente mais poroso e assim mais suscetível à ação de alimentos pigmentados e que consequentemente mancham os dentes", explica o cirurgião-dentista Alexandre Bussab.

Procure visitar o dentista de seis em seis meses. Esse profissional irá realizar uma limpeza dental e assim ajudar a prevenir o aparecimento de manchas e polimentos para remover a manchas mais externas. "Ingira os alimentos que mancham os dentes com moderação. No caso do café, opte pela versão de café com leite", orienta Moura.

O clareamento dental

Quando o dente já está manchado ou amarelado uma opção para resolver o problema é o clareamento dental. "O procedimento oferece a possibilidade de clarear os tecidos mais internos do dente por meio da ação oxidante do peróxido de hidrogênio, a qual quebra as moléculas de pigmento em moléculas menores, favorecendo a reflexão de luz. Assim, o dente aparenta ser mais claro", explica Lobo.

Dentes que estão sendo clareados com substâncias à base de peróxido de hidrogênio, ou que passaram por técnicas clareadoras recentemente, ficam transitoriamente mais porosos em sua superfície e, portanto, mais suscetíveis à pigmentação. Por isso, é importante tomar algumas medidas mais rígidas quanto à alimentação durante e após um clareamento.


Cuidados durante e após o clareamento

Durante e após o clareamento é importante que a pessoa evite o cigarro e batom vermelho, isto porque eles também podem manchar os dentes. Além disso, os alimentos excessivamente corados e os ácidos também devem ser evitados e não apenas ter o seu consumo restringido. "As recomendações mais específicas para cada tipo de clareamento são dadas pelo cirurgião-dentista", observa Lobo.




7 de abril de 2014

Aromaterapia ajuda a reduzir sintomas do estresse




Assim como têm o poder de ativar memórias e fazer as pessoas se sentirem em determinados momentos do passado, os cheiros podem atuar em outras áreas relacionadas aos sentimentos. Por isso, a aromaterapia, que utiliza princípios ativos de plantas medicinais aromáticas para equilibrar o corpo e a mente, é uma alternativa de tratamento para quem apresenta sinais de estresse. O método promete amenizar sintomas como ansiedade, irritabilidade, taquicardia, depressão, redução da libido, dificuldade de concentração e distúrbios no apetite.

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) avaliou a eficácia da aromaterapia na diminuição dos níveis de estresse. O estudo foi feito com 36 estudantes de cursos da área da saúde entre 18 a 29 anos. Desse total, 18 receberam o tratamento, realizado em sete sessões de dez minutos de inalação de uma mistura de óleos essenciais, e 18 não. No primeiro grupo, houve redução de 24% no nível de estresse e de 19% na ansiedade. No segundo, houve redução apenas no nível de estresse (11%).

A psicóloga e proprietária da consultoria By Sâmia Aromaterapia, Sâmia Maluf, explica que a técnica funciona porque o nariz é uma espécie de porta para o cérebro. Quando sente um aroma, o nariz envia informações para o bulbo-olfatório, que as transmite ao sistema límbico, responsável por emoções e comportamentos. Assim que chega a esse local, o cheiro começa a agir. Isso normalmente ocorre em menos de três segundos. "É por isso que a aromaterapia traz respostas imediatas ao organismo", diz.

A aromaterapia faz uso de óleos essenciais, óleos vegetais e essências sintéticas. Os essenciais são aromas destilados retirados da natureza que agem terapeuticamente porque desempenham uma função na memória olfativa do paciente. Os vegetais são usados para diluir os essenciais que precisam ser suavizados. Já as essências sintéticas, que imitam as naturais, podem causar bem-estar, mas não servem como tratamento. "Ao inalar certa essência, a pessoa pode até notar resultados imediatos, mas não a longo prazo", explica a especialista.

Esses óleos podem ser aplicados de diversas formas, como inalação, massagem, e compressa. De acordo com Sâmia, tanto faz se os líquidos são colocados em lenços e inalados, incluídos na fórmula de sabonetes, usados em massagens ou ainda espirrados no ambiente. Uma das únicas restrições é quanto à aplicação direta na pele. Não pode, alerta Sâmia.

Essências para reduzir o estresse
Para diminuir os sintomas gerais do estresse, acrescente cinco gotas de óleo essencial de cedro, três gotas de óleo essencial de alecrim e três gotas de óleo essencial de palmarosa a dois litros de água. Espirre a mistura pela casa e procure relaxar. Se quiser driblar especificamente a insônia, aromatize o ambiente com óleo essencial de lavanda ou massageie a base dos pés com duas gotas de manjerona.

Para deixar a ansiedade de lado, a receita indicada por Sâmia contém seis gotas de óleo essencial de lavanda, duas gotas de óleo essencial de camomila e quatro gotas de óleo essencial de ylang-ylang, todas diluídas em 20 ml de óleo vegetal de semente de uva. Use a mistura para fazer uma massagem relaxante no corpo. Veja quais outros óleos essenciais podem ajudar a combater os males trazidos pelo estresse:

Para melhorar o sono: laranja, manjerona e lavanda.
Para se acalmar: camomila, jasmim, lavanda, citronela, palmarosa, bergamota, tangerina e pau rosa.
Para ter mais energia: pimenta negra, hortelã pimenta, carda, momo, cravo, canela, hortelã do Brasil, tomilho, gengibre e manjericão.
Para aumentar a libido: Patchouli, rosa, ylang-ylang, jasmim, gerânio e cardamomo.
Para combater sinais de depressão: gerânio, petitgrain, tangerina, tomilho, bergamota, olíbano, sálvia, esclareia e rosa.
Para facilitar a respiração: cipestre, eucalipto glóbulos, hortelã pimenta, tea tree e hortelã do Brasil.



Com informações do site Minha Vida.

4 de abril de 2014

Programação para o fim de semana






De volta aos holofotes da mídia, quer seja pela regravação de alguns de seus sucessos em versão remix, quer seja como garoto-propaganda de uma marca de carnes, Roberto Carlos, em turnê pelo País, será a grande atração musical deste fim de semana na capital cearense.

SERVIÇO

Quando: amanhã, às 18 horas (abertura dos portões) / 21h30min (início do show).

Onde: Arena Castelão (avenida Alberto Craveiro, 2901 - Castelão).

Quanto: R$ 170 (Cadeiras Amarela Par e Ímpar numeradas/ meia 1º lote), R$ 240 (Cadeiras Azul Par e Ímpar numeradas/ meia 1º lote), R$ 420 (Camarote Emoções), R$ 400 (Camarote níveis 2 e 3), R$ 70 (Plateia Superior lateral/ meia 1º lote), R$ 80 (Plateia Inferior/ meia 1º lote) e R$ 40 (Plateia Superior/ meia 1º lote). Demais setores esgotados.

Têm direito à meia-entrada estudantes, idosos a partir de 60 anos, professores da rede pública municipal e deficientes físicos (com direito a um acompanhante também pagando meia).

Pontos de venda: site Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br), pelo fone 4003 1212 ou nos estandes de vendas nos shoppings Via Sul, North Shopping e North Shopping Jóquei, e quiosque da Bilheteria Virtual no Shopping Del Paseo. Aceita cartões Visa, MasterCard, American Express, Aura, HiperCard, Diners Club, Elo e PayPal.

Classificação: 16 anos - menores de 16 anos poderão entrar desde que acompanhados de responsáveis legais maiores de 18 anos.

Telefone: 3033 1001.





Dragão Pop Music com show de Dona Leda e Cidade Negra




A banda Cidade Negra traz antigos sucessos e seu último álbum ''Hei Afro!'' marcando a volta de Toni Garrido aos vocais.Quem abre o show do Cidade Negra é a banda cearense Dona Leda. Local: Praça Verde,Centro Cultural Dragão do Mar, Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema. Ingressos: 1º lote Pista R$ 37 (meia) e R$ 72 (inteira) // Front R$ 57 (meia) e R$ 112 (inteira).

Pontos de venda: Site https://www.bilheteriadigital.com/dragao-pop-music-05-de-abril; e bilheteria do Dragão do Mar.

Horário: 20h


Trio Ternura em Fortaleza

O grupo carioca Trio Ternura chega em Fortaleza com ritmos de samba, funk e pop. Juntamente com as bandas The Vibe e Erre Jota. Local: Pink Elephant Fortaleza, Av. Desembargador Moreira, 1741 - Aldeota. Informações: (85) 3307.4662 www.pinkfortaleza.com.br

Abertura da casa - 22 horas

Ingressos antecipados na Jolie e Agnelli Mix (Virgílio Távora)Feminino R$ 50 | Masculino R$ 70


Espetáculo ''Raul Souza convida Ron Carter''

O trambonista brasileiro Raul de Souza divide o palco com um dos baixistas mais consagrados do jazz, o americano Ron Carter. O repertório será completamente instrumental, composto por músicos no piano,bateria e guitarra. No dia 4, Raul Souza participa de um bate-papo no teatro do espaço às 16h. Local: Caixa Cultural de Fortaleza, Rua Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema.

Horário: de quinta-feira a sábado, às 20h, e, no domingo, às 19h

Ingressos: R$20




Com informações do site O Povo Online.

3 de abril de 2014

O vinho faz bem além de fazer bem a sua saúde, faz bem para a sua pele



O envelhecimento da célula, dos tecidos e do organismo como um todo, é uma ação dos radicais livres. Radicais livres são substâncias que possuem um elétron livre na última camada. Por isso são muito instáveis, reativas. Para se estabilizar elas podem ganhar um elétron (reação de redução) ou perder um elétron (reação de oxidação). Algumas ações dos radicais livres na natureza são: a ferrugem (oxidação!) dos metais, o ranço das gorduras e o endurecimento das tintas. Os seus efeitos sobre o organismo são, de uma maneira geral, nocivos. Eles estão relacionados há cerca de 60 condições clínicas, entre elas a catarata, a aterosclerose, o câncer e o envelhecimento.

O próprio organismo gera radicais livres, como nas inflamações, na isquemia (diminuição ou falta de sangue em parte do organismo), no estresse (sobrecarga) físico e/ou emocional. Mas o organismo também pode obtê-los de fontes externas, como na radiação ultravioleta (do sol) e outras radiações ionizantes (raios X, radioterapia), poluição e cigarro. Este é o maior gerador dessas substâncias: em 1 tragada de cigarro se absorve cerca de 1017 radicais livres. Em outras palavras: estresse, sol e cigarros são importantes agentes do envelhecimento.

Os responsáveis pelo combate a ação nociva dessas substâncias no organismo são os varredores de radicais livres ou antioxidantes. Existem algumas substâncias que são excelentes antioxidantes, como a Vitamina E, a Vitamina C e os Polifenóis. O próprio organismo produz algumas enzimas que têm esse efeito, como a superoxidismutase, catalase e a glutation peroxidase. A produção dessas proteínas (enzimas são um tipo de proteínas!) diminui com a idade. Isso quer dizer que quanto mais velha uma pessoa fica, mais ela está exposta aos processos orgânicos do envelhecimento.

A vitamina E é uma referência em Medicina como antioxidante. Pois o Resveratrol, um dos cerca de 200 Polifenóis já identificados no vinho e o mais estudado, tem uma ação varredora de radicais livres 10.000 vezes superior ao Tocoferol (Vitamina E). Por essa impressionante ação antioxidante é fácil de entender o efeito protetor que o vinho desempenha sobre todos os processos naturais de envelhecimento.

É necessário salientar que para usufruir esses importantes benefícios do vinho deve-se bebê-lo moderada, regularmente e junto às refeições.

Muitas pesquisas médicas, cientificamente bem conduzidas, comprovam os esperados benefícios da ingesta moderada e regular de vinho junto às refeições, na proteção do envelhecimento. Algumas delas valem comentários.

É verdade que quem bebe vinho regular e moderadamente junto às refeições morre mais tarde. Estudos do Dr. Dougnac em 1933, e o Dr. Martine Baspeyras em 1986, documentam um aumento de 25% e 45% na expectativa de vida em regiões vitivinícolas. No mundo todo, a maioria das “ilhas” de longevidade, são regiões onde se têm o hábito de beber vinho regularmente.

Vários estudos demonstram que as pessoas idosas que bebem vinho moderada e regularmente durante as refeições têm melhor qualidade de vida. Essas pessoas têm uma melhor comunicação e um maior nível de atenção e compreensão. Elas têm ainda menos agitação e um índice de incontinências menor.

Cientistas da Universidade de Milão, Itália, descobriram que o Resveratrol ativa a enzima mapquinase, que regenera os neurônios – as células cerebrais.
O Professor Jean-Marc Orgogozo, da Universidade de Bordaux, França, em 1997 apresentou um estudo que mostra que as pessoas que bebem 250 a 500 ml de vinho por dia, nas refeições, têm 75% menos chance de desenvolver a Doença de Alzheimer.

Um dos efeitos mais espantosos do vinho sobre o envelhecimento é na pele. Ele é tão impressionante talvez porque a pele está exposta e nela se pode observar diretamente esses resultados. O colágeno e a elastina são substâncias que dão consistência e elasticidade à pele. A colagenase e a elastase são enzimas que destroem o colágeno e a elastina, respectivamente, fazendo com que a pele fique atrófica e menos elástica. Pois os polifenóis do vinho bloqueiam a ação da colagenase e da elastase. Além disso, eles melhoram a microcirculação e a hidratação da pele. Esses efeitos ocorrem por via tópica (direto na pele) e são potencializados (aumentam em muitas vezes) se também ingerir polifenóis – e a maneira mais agradável é, sem dúvida, bebendo vinho moderadamente.

Pesquisas desenvolvidas pelo National Institute for Lengevity, do Japão, mostraram que as pessoas que bebem vinho moderadamente têm um Q.I. mais elevado dos que as que bebem outras bebidas alcoólicas ou que não bebem. O mesmo estudo mostrou também que quem bebe mais que 540 ml de vinho por dia têm um Q.I. menor dos que os abstêmios. Como se vê, beber vinho moderadamente é um ato de inteligência que preserva a inteligência.

Outro trabalho na mesma linha de estudo é o do Professor Erik L. Mortensen, da Universidade de Compenhague, Dinamarca, publicado no ano passado nos Archives of Internal Medicine. Neste artigo ele compara as pessoas que tomam vinho com as que tomam cerveja e que estavam entre 29 e 34 anos de idade. O que ele observou foi que quem toma vinho têm menos distúrbios emocionais, é socialmente mais integrado e têm um Q.I. mais elevado, em média 18 pontos.

Em resumo e em verdade: quem bebe vinho moderada e regularmente nas refeições vive mais e com melhor qualidade de vida.

Com informações do site Vinhos Net.

2 de abril de 2014

Tenha um corpo definido com ajuda do pilates. Saiba outros benefícios desta prática



Cada vez mais popular, o Pilates vem sendo descoberto para as mais diversas finalidades. Recentemente a modalidade esportiva começou a ser usada para controlar o peso e modelar o corpo, deixando-o da forma desejada. Para todos aqueles que estão motivados e dispostos a alcançar o corpo ideal, o método pode ser uma excelente ferramenta.

Além de oferecer todos os benefícios de uma atividade física comum, o Pilates é seguro para sua saúde física, auxiliando na correção da postura, aumentando a elasticidade do corpo e aliviando o estresse. É uma excelente opção para emagrecer, já que acelera o metabolismo, resultando na perda de peso.

As atividades físicas convencionais tendem a trabalhar o emagrecimento através de uma atividade aeróbica, ou por meio da tonificação do músculo - como a musculação - para deixar o corpo firme e forte. No caso do Pilates, é possível obter os dois benefícios juntos: evitar a flacidez e perder medidas. No entanto, isso não significa que quem já é magro poderá perder ainda mais peso. Nesse caso, a pessoa somente substitui a gordura ruim do corpo, chamada de massa gorda, por uma massa magra. Isso deixa o corpo mais definido e a musculatura firme.

ATIVIDADE É FÁCIL E PREZA QUALIDADE

Normalmente, quando as pessoas estão empolgadas para iniciar novos hábitos em prol de um corpo em forma, podem não estar preparadas fisicamente para realizar uma atividade. O despreparo as leva rapidamente à exaustão, acarretando desmotivação ou sensação de incapacidade. Com o Pilates não existe este risco, já que os movimentos são realizados de forma fluente, com muita calma e poucas repetições. A eficiência do Pilates está na qualidade e não na quantidade, desta forma o praticante não cansa facilmente e consegue grandes resultados.

O Pilates pode ser feito no chão ou em aparelhos. Para alcançar os objetivos citados neste artigo ambas modalidades podem ser utilizadas. O importante é que qualquer atividade do Pilates trabalha a musculatura de dentro para fora, o que significa que os músculos mais internas serão trabalhados e o corpo estará mais forte e manterá este tônus por mais tempo.

A maioria dos exercícios é feita na horizontal (deitado), seja no aparelho ou em solo. A diferença é que as aulas com aparelho costumam ser individuais, onde as molas dos aparelhos adaptam os movimentos a cada corpo, sendo então indispensável para quem já tem alguma lesão ou alteração postural. Nesta prática o aluno tem total supervisão do profissional. Já quando é realizado no solo, o Pilates pode ser feito em grupo, e lembra muito o yoga, pois trabalha com exercícios de equilíbrio, respiração, fortalecimento e alongamento. Tudo isso é realizado tendo como base uma boa concentração. Portanto, a escolha só dependerá do gosto de cada um por cada forma de exercício. Seja no solo ou no aparelho, os resultados alcançados no Pilates serão os mesmos.

Com todos estes benefícios que o Pilates oferece, é possível alcançar um corpo malhado, músculos fortes, boa postura, barriga definida e sequinha, melhor capacidade da respiração e melhor tolerância à correria da rotina. Ou seja, todos os benefícios que você precisa para alcançar uma ótima qualidade de vida.

COMO PRATICAR

Para obter bons resultados é aconselhável praticar o Pilates de duas a três vezes por semana. O corpo costuma responder muito rápido à atividade, mas o tempo para alcançar a forma física desejada varia de individuo para indivíduo, de acordo com seu biotipo e metabolismo de cada um. Mas quando comparado com as demais modalidades esportivas e atividades físicas o Pilates se destaca pela qualidade de seus movimentos e garantia da segurança do corpo e eficácia em cada exercício. As modificações no corpo são facilmente perceptíveis, deixando todos seus praticantes bem satisfeitos.

Vale lembrar que o Pilates é um esporte terapêutico, portanto todos os movimentos trabalhados nesta modalidade dispensam contraindicação. O exercício é adaptado pelo profissional para cada pessoa, seja ela atleta, idoso, mulher grávida ou até mesmo portador de alguma deficiência física. Tudo no Pilates é naturalmente adaptável.

Portanto, se o seu desejo é entrar em forma, não há mais desculpas para adiar os planos. O Pilates trará um resultado rápido, de forma segura e gostosa. E é por tudo isso que a modalidade vem se tornando uma atividade física tão querida para quem busca uma opção de vida mais saudável.

Com informações do site Personare.

1 de abril de 2014

Entenda os motivos do Goji Berry fazer tão bem à sua saúde e ainda te ajuda a emagrecer



Consumida pelos orientais há milhares de anos, goji berry ainda é novidade no país, mas vem conquistando cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros.  Originária do sul da Ásia - China, Tibete e Índia -, a fruta é a sensação do momento nas dietas e destaca-se também por suas propriedades benéficas à saúde.

Rica em variedade de aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e polissacarídeos, o goji berry agrada à primeira vista por ser pouco calórica. Uma colher de sopa da fruta possui cerca de 50 calorias. Contudo, seus benefícios vão muito além da balança.

Lista extensa de benefícios

A alta concentração de vitamina C é um dos atrativos da fruta chinesa, como comprovado no trabalho publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Cada 100 gramas da fruta contêm 2 gramas de vitamina C. Já 100 gramas, ou uma xícara de chá, da versão seca contém 2500 miligramas da vitamina, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja. Além disso, ela também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6.

A quantidade de vitamina C já justifica o consumo diário de goji berry e, segundo a nutróloga membro da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) Marcella Garcez, sua ingestão por meio do alimento é muito mais eficiente para o organismo do que se fosse realizada em forma de suplementos.

A nutricionista Lenycia Neri, diretora da Nutri4Life, destaca que pesquisa publicada em maio de 2008, no Journal of Alternative and Complementary Medicine, comprovou que o consumo regular da fruta asiática resulta no aumento no nível de energia, desempenho atlético, qualidade do sono, facilidade de despertar e a capacidade de se concentrar em atividades. Além disso, pode ajudar na redução da fadiga e do estresse.

Antioxidante

Neri afirma que a lista de benefícios não para por aí. "Devido às suas propriedades antioxidantes, essa fruta é utilizada como agente na prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias, distúrbios da visão, do sistema neurológico e imunológico, além de possuir propriedade anticancerígena e antienvelhecimento", afirma.

Já o ácido graxo chamado linoleico ajuda a reduzir a taxa de colesterol ruim (LDL) do sangue e os aminoácidos presentes na fruta colaboram para a produção de proteínas, que serão as responsáveis por enrijecer os músculos e reduzir a flacidez.

"Frutas com pigmentos vermelhos, como o goji berry, são ricas em carotenoides. Essas substâncias previnem doenças do envelhecimento e protegem a pele e os olhos", explica também a  nutróloga Marcella Garcez.

Como consumir

Depois de se impressionar com a lista de benefícios, resta saber como consumir essa fruta vermelha tão poderosa. O goji berry pode ser encontrado fresco, seco e em forma de cápsulas.

"Para que consiga alcançar seu efeito medicinal, a dosagem diária recomendada é de 15 a 45 gramas, ou 120 ml de seu suco", afirma a nutricionista. A fruta pode ser misturada a outras frutas, saladas, sucos e iogurtes.

Como é fonte de energia, a nutróloga indica que a goji berry seja ingerida preferencialmente pela manhã e antes de atividades físicas.  "Se optar pela versão desidratada, é interessante que a pessoa consuma a fruta juntamente com um líquido pra hidratar as fibras e potencializar os efeitos benéficos", explica.

Por se tratar de uma fruta importada, a versão in natura não é encontrada facilmente. Contudo, é possível achar a goji berry desidratada em lojas e empórios de produtos naturais e cápsulas com o pó da fruta em farmácias de manipulação. A caixa com 60 comprimidos pode variar de R$ 30 a R$120 e o pacote com 150g da fruta desidratada custa, em média, R$ 40.

Com informações do site Uol Saúde.