26 de agosto de 2013

Cinco maneiras de criar uma decoração descontraída em casa

Seguir regras e tendências à risca nem sempre garante uma decoração bem feita. Apostar na intuição e em soluções que facilitam a vida, por outro lado, costuma dar certo. Na lista abaixo, mostramos como é possível criar ambientes descontraídos e inspiradores com soluções simples e acessíveis. Solte a imaginação e poupe o bolso com cadeiras diferentes ao redor da mesa de jantar, parede colorida, utensílios expostos e mais dicas.

Cadeiras diferentes
Foto: Reprodução/Meu Jeito de Morar

No segundo episódio da websérie "Meu Jeito de Morar" o arquiteto Thiago Tavares dá uma dica de economia para decorar a casa. "Não deu para comprar o conjunto de cadeiras da mesa de jantar? Vá comprando uma por vez, não importa se elas forem diferentes", recomenda ele.


Na foto acima, vemos a sala de jantar da chef Aline Tavares, dona do ateliê gastronômico "Be my Guest". Para receber amigos e clientes, Aline adora a mesa da sala com cadeiras de todos os tipos.

Parede colorida

Foto: Elisa Mendes/Decora
A parede colorida dentro de uma sala de cores neutras tem função dupla: além de decorar com charme, ela ajuda a criar um cantinho diferente dentro do mesmo espaço. É como acontece neste projeto assinado pela arquiteta Bel Lobo, no programa "Decora". Na falta de uma sala de jantar, a pintura azul cria uma área separada para a mesa e as cadeiras. Truque fácil e barato para dar um toque de cor ao cômodo.

Quadros apoiados

Foto: Weverson Rocio/Casa Cor MT

Furar as paredes nem sempre é uma boa ideia, principalmente se o imóvel for alugado. Longe de parecer uma opção desleixada ou temporária, amparar os quadros no chão, em bancos ou estantes é uma tendência descontraída que facilita e muito a decoração. A dica vale para quadros de todos os tamanhos e estilos. Para ficar ainda mais diferente, misture desenhos com fotografias, imagens coloridas e em preto e branco.

Livros fora da estante

Foto: Reprodução/Meu Jeito de Morar

Em seu apartamento no Rio de Janeiro, o gerente de marketing da marca "Farm", André Carvalhal, aposta numa decoração intuitiva e inspiradora. Para guardar sua coleção especial de livros, ele optou por duas alternativas. Uma estante invisível na sala de jantar dá a impressão de que os livros estão empilhados. Já na sala de visitas, as obras reunidas fazem as vezes de mesa de canto para amparar o abajur e compor o cantinho ao lado da poltrona.

Utensílios expostos

Fotos: Elisa Mendes

Falta de tempo - ou de dinheiro - para decorar o ambiente mais gostoso da casa não deve impedir que a cozinha tenha seu charme. Arquitetos e  decoradores têm apostado cada vez mais em uma decoração funcional para embelezar o espaço e, de quebra, torná-lo mais prático. Potes de mantimentos e temperos deixam de ocupar armários fechados ou despensas para então aparecer em prateleiras, à vista e ao alcance de todos. O mesmo acontece com os utensílios de cozinha, as louças e os galheteiros que aparecem amparados ou pendurados na parede.

Com informações do portal de notícias GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário