9 de fevereiro de 2015

Paredes simétricas por todos os lados

Apartamento em NY exibe revestimentos ousados

Quando Scott Bruckner comprou um apartamento de mil m² no bairro nova-iorquino de Tribeca, pediu para a Voorsanger Architects um retrofit que o tornasse um evento em si, mas que, em hipótese alguma, exagerasse nas cores. O ambiente espaçoso e arejado da propriedade de quase US$ 7 milhões deveria ser mantido enquanto abraçava toques de personalidade. Depois de conhecer melhor o investidor financeiro, Martin Stigsgaard e Bartholomew Voorsanger perceberam que nenhum projeto conservador faria o cliente feliz. Foi quando resolveram abrir espaço para arroubos de ousadia em tons neutros.

O local então foi agraciado com paredes e portas cheias de ângulos – como no filme alemão expressionista O Gabinete do Dr. Caligari. Um enorme painel feito de peças de calcário em formas geométricas passou a cobrir desde o pequeno hall de entrada até a parede principal da sala de estar, criando uma espécie de fenda geológica sci-fi que se tornou uma atração entre todos os visitantes do lar. Para realizar esse projeto, foram necessárias 40 peças do mineral cortadas com precisão milimétrica a fim de se encaixarem perfeitamente.

Para conectar a parede escultural às outras brancas, foram criados desníveis gráficos tanto no teto quanto nas colunas que ficam entre as janelas arqueadas. Mesmo a mobília, predominantemente criada por Stigsgaard e Voorsanger, incorpora o ritmo poligonal ditado pela parede.

Por todo o espaço, o piso é de madeira escura e os parapeitos de calcário – uma forma de criar assentos informais e ocultar o sistema de aquecimento e de resfriamento. O quarto ganhou uma parede com placas de metal tratadas com ácido enquanto o escritório, todo branco, recebeu uma placa de aço revestida com esmalte. Assim nasceu uma exótica escrivaninha que se assemelha a uma asa de avião – uma ideia do dono do apartamento, que participou ativamente de todo o processo.

Quando entrou pela primeira vez na versão finalizada da casa que moraria – e onde gastou cerca de US$ 1 milhão – Scott Bruckner demorou um minuto para aceitar a extravagância do lugar. Mas logo depois se apaixonou por cada centímetro e passou, dia após dia, a encontrar detalhes especiais por todos os lados.














Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário