16 de março de 2015

AS MESAS DE CENTRO E APOIO NA SALA DE ESTAR

Olha que umas coisas importantes em uma sala de estar são as mesas de centro e apoio (aquelas laterais, sabe?). É muito ruim você estar com um copo ou xícara na mão e não ter onde colocar, não é mesmo? Além da questão estética, elas são funcionais e não podemos esquecer disso.



E nem precisa ser uma mesa. Baús, garden-seats, puffs, um monte de móveis servem. Se tiverem altura, profundidade e distância boas para quem estiver sentado usar, como nesta sala, está tudo certo!



Salas estreitas pedem mesas de centro estreitas, como esta. Veja que ela é estreita e comprida. Todos sentados tem acesso fácil à ela. A mesinha lateral tbém pode ser usada por quem está na ponta do sofá, apesar que a achei  um pouco baixa para a altura do braço do sofá…



Não tem espaço para uma mesa de centro? Isso pode ser resolvido acrescentando, atrás do sofá, uma prateleira ou móvel baixo como o da foto acima. Ele pode ser bem mais estreito e já funciona bem como apoio para copos, etc.



Você pode até achar bonitinho este conjunto de mesas (bancos?) no meio desta sala. Mas não são nada funcionais …Só decorativos (há quem goste…:( ). A questão é que mesmo que você tenha espaço para colocar móveis somente decorativos – coisa difícil com estes imóveis cada vez menores – você deve pensar se o conforto das pessoas que vão usar o espaço não foi afetado. No caso desta foto, foi.



Falar em bonitinho, veja esta sala. Eu tenho um certo “problema” com a mesinha amarela com “pés de galinha” (repararam ? rs!). A mesa (puff?) central, apesar de talvez estar um pouco distante e ser baixa, tem harmonia com o ambiente, mas esta mesinha amarela… Não encontro qquer elemento na sala, ao menos nesta foto, que tenha algo a ver com ela. Este estranhamento é pq acho que a mesinha amarela não “conversa” com o ambiente. Não há nada que repita qquer das características dela. E ela não é nada “discreta”.



Mas, olha que interessante: Apesar de achar (na foto acima) que talvez a mesa em madeira  tenha um diâmetro pequeno para atender o sofá e mesmo vendo que esta cor de madeira e o formato arredondado não são repetidos no ambiente, além do design da mesinha espelhada ser “ousado” para a sala, eu vejo harmonia!  Porque? É que a a almofada repete a sinuosidade dos veios da madeira da mesa, a cor da madeira combina com as demais e o móvel espelhado reflete todo o entorno, “captando” suas cores. Este é um trabalho de design de alto nível, quando se consegue ser sutil e diverso. Fórmulas “certinhas” podem ser óbvias demais! Ousar de vez em quando, com sabedoria, é bom!



Mas olha a beleza de uma fórmula “certinha” também: A mesa de centro repete as cores existentes no ambiente, as mesas laterais repetem o material das poltronas à direta, as alturas e distâncias estão perfeitas ! Uma sala confortável e bonita. Não há nada errado em ser “certinho”. Tudo depende do que vc gosta mais e de manter a funcionalidade!

Medidas e Distâncias: Já falei sobre este assunto nos na série “A medida das coisas” e na página “Guia-Sala” mas sintetizando:



1) Entre o sofá/poltronas  e as mesas,  uma distância máxima de 60cm. É mais ou menos o quanto a média das pessoas adultas consegue alcançar um objeto sobre a mesa sem desconforto

2) O comprimento da mesa deve  ser tal que no mínimo,  “sobrem” 50 cm de sofá de cada lado (não considere o braço do sofá, mas somente a área de assento). Mesmo a pessoa lá no cantão, vai conseguir acessar a mesa sem problemas.

3) A largura da mesa depende do quanto você tem de espaço para circulação. O espaço livre  mínimo é 60cm. O ideal é 80 cm.

Estas medidas mínimas e máximas ajudam a criar um ambiente confortável. Não são “regras de decoração” mas sim questões ergonômicas.

Fonte: Simples Decoração


Nenhum comentário:

Postar um comentário