Para ter uma vida boa, não é preciso um apartamento grande nem muitos móveis. Aliás, talvez você ganhe um cotidiano mais fácil depois de limpar sua casa de alguns objetos e mudar-se para um local menor.
É isso que defende o arquiteto Graham Hill, fundador da Life Edited, uma empresa de design para quem mora em espaços pequenos.“Estamos confundindo espaços grandes com qualidade de vida”, resume o profissional, que ajudou a projetar apartamentos de 19 m² em São Paulo e vive em um de 38 m², em Nova York. Perguntamos a Hill os maiores erros de quem mora em espaços pequenos.
ERRO: Não planejar seu apartamento de acordo com suas necessidades. Se você recebe visitas raramente, as cadeiras a mais na sala apenas desperdiçam espaço. Vale à pena encontrar-se com os amigos e parentes em um parque ou restaurante. Caso nunca leia os livros que guarda, vale à pena doá-los e liberar espaço nas prateleiras.
COMO EVITAR: Faça escolhas. “Você precisa decidir o que é mais importante para você”, diz Hill. Reflita sobre seu estilo de vida e escolha quais objetos vale à pena manter e quais funções seu apartamento deve comportar. Se você não souber suas reais necessidades, perderá espaço e qualidade de vida.
UM BOM EXEMPLO: Sala integrada à cozinha. Para aumentar o espaço, a arquiteta Maristela Bernal abriu mão das divisórias entre sala e cozinha. Integrar sala de estar, cozinha e home-office significou, é claro, abrir mão das fronteiras entre esses cômodos. O espaço de 14,5 m² fica em um apartamento de Salvador.
Com informações do Site da Revista Abril.
O meu gabinete de cozinha sempre foi muito bagunçado, agora que comprei um novo minha cozinha sempre está impecável
ResponderExcluir