2 de março de 2015

10 segredos para ter um home office perfeito

O arquiteto Roberto Negrete e a personal organizer Rafaela Oliveira dão dicas de como ter um escritório dentro de casa

As necessidades e especificidades de um home office variam conforme a profissão do morador. “Um escritório de um designer tem características diferentes do espaço de um atendente de telemarketing, por exemplo. A auto-avaliação irá definir as características do espaço e pode é importante para o morador elaborar um programa para sua vida profissional”, afirma o arquiteto Roberto Negrete.

Segredo 2 O home office precisa ser separado?

Depende. Tudo depende das possibilidades do morador e, mais uma vez, de quem é o profissional que irá trabalhar. “Uma auto-avaliação é importante: saber quais as necessidades da sua profissão e como é sua estrutura familiar. Se você tem crianças pequenas, por exemplo, é melhor ter um cômodo apenas para o escritório”, indica Negrete.

Segredo 3 Como organizar os materiais do escritório?

A dica para deixar tudo organizado é separe todos os itens de escritório e miudezas por categorias e guardá-los em gavetas, caixas, pastas, divisórias de gavetas ou outros produtos organizadores. “Para facilitar a procura e você perder menos tempo, identifique o conteúdo com etiquetas. Se não tiver produtos organizadores em casa, improvise. Encape caixas e transforme-as em divisórias de gavetas, reutilize caixas de cereal para organizar revistas e potes de sobremesa podem virar organizadores de miudezas pra lá de originais”, ensina a personal organizer Rafaela Oliveira.

Segredo 4 Como não deixar que as contas de casa se mistures às do trabalho?

“Você pode destinar uma pasta com divisórias (sanfonada) e colocar as contas (separadas por meses) em casa divisória. É legal separar as contas de pessoa jurídica das contas de pessoa física: assim você gasta menos tempo procurando, sem contar o controle maior de cada conta”, sugere a personal organizer Rafaela Oliveira.

Segredo 5 Providencie os equipamentos de que necessita

Não há uma regra de “é preciso ter isso ou aquilo”. Cada profissional necessidade de equipamentos específicos e as exigências de cada profissão irão determinar as providências que o morador deverá tomar.



O proprietário deste apartamento em São Paulo é um médico cirurgião que passa muito tempo lendo e tinha muitos livros. Junto com as arquitetas Flavia Alves e Renata Parasmo, criou um espaço onde se acomoda tudo e ainda conta com uma área para circulação.



Este home office foi projetado para um casal jovem e, segundo o arquiteto Izivan Souza, que assina o trabalho, funcionalidade e aconchego com um pouco de conservadorismo são os conceitos que o norteiam. Qual o segredo de um bom projeto de home office? “O primeiro passo para quem vai criar um home office é definir que tipo de atividade vai ser desenvolvida nesse espaço e também em que horário isso se dará. Com base nisso, você poderá determinar qual espaço da casa é mais adequado para montar o seu tão sonhado escritório”, defende o profissional Izivan Souza.



Um empresário e uma professora de artes de Salvador, na Bahia, solicitaram um home office para preparar aulas. A arquiteto Maristela Bernal entregou um projeto com 5m2, em que todos os objetos utilizados pelo casal no dia a dia são de fácil acesso. “O essencial, na hora de desenvolver um projeto, é entender e respeitar as necessidades do cliente, um cômodo funcional. Não adianta um lugar bem decorado, mas que não atende o que o proprietário necessita”, defende a profissional.



Este home office  tem 5,5m2 e fica em Florianópolis. O projeto é do arquiteto Sandro Clemes. O profissional é um empresário de tecnologia jovem, de 38 anos, e solicitou que o ambiente acomodasse antigos documentos, materiais de escritório, peças de coleção (câmeras fotográficas e baixo), equipamentos de som (caixas de som B&W e amplificador grande), um computador de mesa com grande monitor e um setor para mantimentos com uma geladeira. Inserir tantas necessidades em um espaço pequeno exigiu algumas sacadas para economizar áreas, como posicionar todos os móveis e equipamentos junto às paredes, deixando uma circulação livre no centro e garantindo fácil acesso a todos os armários e prateleiras. “A estante, que vai do piso ao teto, tem estrutura de carvalho e portas em laca branca, o que ameniza o volume do móvel. As portas inferiores desse móvel servem ao despenseiro”, conta o arquiteto Sandro.

Segredo 6 Meu escritório pode ser no quarto?

O melhor é que escritório e quarto sejam separados. “Se o morador tiver a possiblidade, é importante não trabalhar no quarto para conseguir colocar limites entre a vida pessoal e a profissional. O ideal é que o espaço do home office seja em um cômodo com uma porta de entrada específica, separado do quarto – isso fará com que o morador se desloque até seu local de trabalho e delimite, no seu cotidiano, os momentos de trabalho e lazer”, defende Roberto Negrete.

Segredo 7 Tenha móveis confortáveis

Você irá passar muito tempo do seu dia trabalhando, então, ter móveis e cadeiras confortáveis é fundamental. Cuidado com a mesa! Muitos profissionais querem aproveitar uma mesa da sala, por exemplo, e se esquecem que, às vezes, elas não têm as medidas apropriadas para o trabalho. Uma cadeira confortável também é um item de ouro.

Segredo 8 Verde, luz e música

Use e abuse da natureza! “Tenha um lugar bem iluminado, agradável e ventilado - se possível, com ar condicionado. Nada impede que você tenha sua música, desde que ela não atrapalhe seu desempenho”, diz Roberto Negrete.

Segredo 9 Posso ter animais de estimação no home office?

Pode, desde que eles não atrapalhem seu desempenho profissional e não imprimam uma imagem negativa no espaço. “Seu espaço de trabalho precisa absorver suas necessidades e fazer com que você seja produtivo. Se trabalhar perto de um gato ou de um cachorro te deixa mais tranquilo, não há porque não fazê-lo”, diz o arquiteto Roberto Negrete.

Segredo 10 Como separar a vida pessoal da profissional

Barreiras espaciais podem ajudar, mas trabalhar e viver em cômodos diferentes não garante que você conseguirá separar seu universo íntimo do profissional – assim como trabalhar fora de casa não lhe dá essa garantia. “Esse é um exercício pessoal e cotidiano. Depende das pessoas escolher separar os dois universos ou não, estar conectado ou longe das tecnologias. Exercício dos novos tempos e varia de acordo com cada uma. Estamos num século de comunicação nova e como encará-lo, tal qual como personalizar um home office, é uma atitude de cada morador”, finaliza o arquiteto Roberto Negrete.

Fonte: Casa (Abril)


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