18 de fevereiro de 2013

Aprenda a conservar seu colchão e torne-o mais durável



Os colchões são mais resistentes e tecnológicos, mas isso não significa que eles não precisam de cuidados. É preciso que você tome algumas medidas preventivas para garantir que seu conforto na hora de dormir seja mais durável. Entenda que existe diferença entre o tempo de garantia dada pelo fabricante e o quanto o colchão pode ser usado. 

Segundo Guilherme Ronconi, da Ronconi Colchões conta que a garantia dada pelos fabricantes podem chegar até dez anos, e uma peça de espuma pode ter uma vida útil de três anos.  Já os colchões de mola necessitam de troca depois de cinco anos. Esses prazos são medidos a partir da quantidade de ácaros que os colchões acumulam no momento que começam a ser usados.
O primeiro passo para ter colchões arejados é escolher camas que tenham estrados feitos com ripas espaçadas e fixadas sem pregos. O espaço entre cada ripa deve ser determinado levando em consideração o peso do colchão. 

Essa medida permite que o colchão "respire", eliminando umidade e evitando o aparecimento de mofo. Se sua cama já é deste tipo, não se esqueça de abandonar o hábito de guardar papéis de presente ou de colocar papelão, plástico ou jornal entre o estrado e o colchão, pois isso prejudica a ventilação da peça e aumenta a possibilidade de fungos e bactérias se multiplicarem. 

Camas box e baú são fabricadas com uma cobertura especial e isso impede o contato da madeira com o colchão, além de evitar o acúmulo de umidade. Os colchões feitos especialmente para essas camas contam com os tecidos mais adequados.

Outro cuidado básico é fazer o rodízio de lados, virando o colchão em 180 graus a cada 15 dias no sentido horário. Ou seja, a área que estava na região dos pés vai para o local onde fica a cabeça. Se você tem um colchão de duas faces, ainda é preciso a cada 30 dias virar o lado que estava para baixo, sobre o estrado, para cima. 

Colchões jamais devem ser lavados ou ter a superfície limpa com panos molhados, isso favorece a proliferação de bactérias e ácaros. O melhor jeito de limpá-lo é aspirá-lo pelo periodicamente, de preferência, sempre que você for fazer a troca da roupa de cama, ou no mínimo uma vez por semana, deixar o colchão sem lençol em um local por algumas horas para arejar. Existe o credo popular que deixar o colchão no sol ajuda na limpeza do colchão, mas isso não verdade, alertam especialistas. A exposição aos raios solares é prejudicial, basta que a cama esteja perto de uma janela que propicie ventilação. 

Na hora que for escolher a capa pro colchão atente-se para que o tecido permita a ventilação da peça. Os próprios fabricantes dos colchões produzem capas mais indicadas para cada tipo de colchão. A capa deve ser lavada com frequência e você não deve usar o plástico ou embalagem na qual o colchão veio como proteção para não impedir a ventilação.

Não Sente nas bordas do colchão
Todo dia você senta no mesmo local do colchão para se vestir e calçar os sapatos? Esse hábito pode acabar fazendo com que ele fique torto. Cinthia Lemes, supervisora da Colchões Castor, explica que as molas são feitas para sustentar o peso do corpo distribuído em vários pontos, e não concentrado em apenas um local. Por isso, quando você senta, corre o risco de amassar e entortar as molas que ficam na borda do colchão. 

Ela afirma que, quando for necessário se sentar, é preciso tomar cuidado para concentrar o peso a pelo menos 15 cm para dentro do colchão, ou seja, quanto menos na borda melhor. Pelo mesmo motivo que não é indicado sentar-se, não é recomendado colocar objetos pesados, como criados-mudos, nem pular sobre o colchão. 

Com informações do site bbel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário