27 de fevereiro de 2013

Especialistas dão dicas sobre as tendências de design de interiores para 2013


O ano de 2013 trouxe tendências novas para quem deseja dar uma renovada no apartamento, seja mudando móveis de lugar, trocando as cores das paredes ou adicionando novos itens na decoração. Pensando nisso, a Uol reuniu algumas dicas dadas por especialistas sobre as novidades de design de interiores para 2013.

Cores
Os tons neutros como cinza e marrom são fortes tendências para 2013, não apenas para pintura de paredes, mas também para móveis, tapetes e objetos de decoração. Vendo uma tonalidade mais sóbria, existe o verde-oliva que torna-se mais forte e predominante.

Porém, tudo fica mais bonito com alguns pontos de tons vibrantes. Por isso, eles também aparecem com inspirações de décadas passadas, além do estilo navy, como o azul-marinho, que é uma grande aposta na decoração de 2013. As tendências internacionais mostram mudanças sutis em tons mais acesos como o amarelo que fica mais suave e os vermelhos que puxam mais para o tom laranja.

Segundo contou o designer de interiores da Etna, Léo Dutra, os tons de verde, violeta, rosa, azul, amarelo, marrom e bege estão super em alta e podem ser usados sem erro para a mudança dos espaços. “Em cada ambiente elegemos uma parede de destaque na qual podemos aplicar uma pintura com cor diferente, instalar um papel de parede com esses tons, aplicar detalhes em madeira, nichos, quadros e até efeitos com luz”, sugeriu.

Léo também indicou algumas opções mais acessíveis. “Para quem não quer gastar muito, podemos utilizar as cores nos detalhes da decoração como almofadas, vasos, flores, tapetes e cortinas, pois nos pequenos detalhes podemos destacar um projeto ou modificá-lo completamente sem grandes mudanças”.

Os tons de roxo e lilás também se tornaram estrelas da decoração em 2013. Tanto que a cor do ano pelas Tintas Coral é o Violeta Inspirado, que é o resultado de pesquisas de estilos e tendências mundiais (Colour Futures 2013). Segundo informações da marca, o Violeta Inspirado é um tom de índigo que possui influência do violeta profundo.

Essa tonalidade da Coral combina com tons vibrante, cítricas ou com neutros mais quentes, como também com outros roxos, azuis e verdes. “O violeta inspirado é capaz de agradar os mais diferentes gostos, pois ele tanto remete aos uniformes índigos que passam a ideia de segurança, mas também mistura a sensação de relaxamento, além de ser um tom elegante e até surpreendente, quando aplicado para repaginar ambientes”, afirma Heleen van Gent, Diretora do Centro de Estética Global da Coral, localizado na Holanda.

O azul bic, os azuis mais claros e o verde-esmeralda também estão em alta. “O verde-esmeralda com certeza é uma aposta para este ano no design de interiores, pois, como na moda, a decoração também partilha das mesmas tendências”, afirmou Léo Dutra.

Decoração
O design Léo Dutra comentou que as tendências de 2012 continuam bem fortes este ano: “Os detalhes em capitonê em móveis clássicos ou modernos, estampas com desenhos geométricos, detalhes de cobre em pés, lustres, abajures, detalhes em treliças nos ambientes e o fretwork, que são desenhos entrelaçados ou esculpidos em relevos de fundo sólido”, afirma.

O estilo retrô dos anos 50 e 60 são indicados em cores e estampas, assim como aconteceu em 2012. Inspirações Francesas e renascentistas no visual de objetos, móveis e acessórios são uma dica, mas lembre-se, tudo deve ser feito mesclando o moderno com o antigo.

Plantas e flores são quase indispensáveis para a decoração, você ainda pode integrar isso utilizando estampas de almofadas, tapetes e cortinas e quadros que combinem com o gênero. Isso proporciona um ambiente mais agradável e leve, independente do estilo adotado.

O estilo vintage, além do tribal e do bohemian também estão presentes nas referências de decoração para 2013. Os costumes artesanais de tribos e comunidades aparecem em tapeçarias e até móveis em detalhes de trançados, macramé e crochê em escala aumentada.

Quer saber algumas sugestões de como deixar a casa bonita com as novas tendências, mas sem gastar muito? O designer da Etna, Léo Dutra, dá a dica: “Basta uma pintura com cor diferente, instalar um papel de parede, aplicar detalhes em madeira, nichos, quadros e até efeitos com luz. Ainda podemos mudar pequenos detalhes da decoração como almofadas, vasos, flores, tapetes e cortinas, opções que têm preços mais acessíveis”.

Com informações da UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário