25 de fevereiro de 2013

Veja 10 dicas para ajudar você a mudar o visual da sua sala



Veja a seguir, algumas dicas dadas por especialistas para ajudar você a dar um novo visual para uma das partes mais importantes de sua casa, a sala.

1 – Quais são as melhores espécies de plantas para enfeitar esse cômodo?
Procure escolher espécies resistentes, e que possuem uma fácil adaptação a diversos ambientes. Se o seu apartamento possuir uma sacada na sala que tenha bastante entrada de luz, opte por azaleia, calêndula ou gerânio. Se o ambiente não receber muita luz solar, escolha lírio ou prímola.

2 – É possível ter uma rede de descanso na sala?
Os melhores lugares para utilizar esse utensílio de relaxamento são ambientes externos, entretanto,  a sala de estar é um local que recebe bem redes, contanto que exista espaço. “A rede não deve ficar ‘espremida’, e além disso, a decoração precisa conversar. As redes são rústicas e a combinação com móveis muito clássicos não traz um bom resultado”, explica o designer Luciano Albuquerque.

3 - Quais são as melhores ideias para organizar os brinquedos das crianças, para que não fiquem espalhados pelo cômodo?
Uma solução criativa é utilizar tecidos que combinem com a sua sala para cobrir caixas de papelão. Você pode, também, aderir à moda dos caixotes e separar um cantinho para armazená-los ou, então, pensar nisso na próxima reforma do sofá: a parte inferior do móvel pode ser transformada em gaveteiro.

4 – Como separar a sala de outros  ambientes sem parede?
Existem diversas alternativas que você pode usar, “Cortinas diferentes e modernas, divisórias de vidro e biombos cumprem bem esse papel”, comenta Luciano. Mas tenha atenção para não criar um ambiente confuso, se você tem um estilo mais despojado, siga o mesmo padrão na hora de criar a divisória. Já ambientes formais e elegantes pedem um pouco mais de cuidado.

5 – Dá para criar um mural de fotos diferente, fugindo do trivial?
Segundo especialistas sim. Uma tendência atual é imprimir as imagens diretamente nos azulejos e colocá-los nas paredes. Existe uma empresa chamada Telhanorte que desenvolveu o aplicativo “Parede social”, em parceria com o Facebook, onde você seleciona algumas imagens de sua rede e realiza a impressão.

6 - É possível reciclar móveis com diferentes materiais?
Sim! O restaurador José Carlos Almeida indica, além da tradicional pintura, o uso de vinil para cobrir a superfície dos móveis. Outra ideia atraente é utilizar tinta verde-escura nas laterais da estante, por exemplo, e criar uma espécie de lousa, onde você possa escrever com giz.

7 - Qual é o piso ideal para cada perfil?
Os pisos de cerâmica são muito utilizados em áreas externas, mas podem ser adotados em outros cômodos, pois é muito fácil de limpar. Quem procura conforto térmico, costuma optar pelos laminados em diferentes cores e estilos. Os carpetes são opções interessantes para quem mora em apartamento com crianças, pois diminui consideravelmente o impacto dos pés. No entanto, podem agravar quadros alérgicos: escolha aqueles com proteção contra bactérias e fungos.

8 – Mesa de centro: Ter ou não ter?
A mesa de centro é um móvel que precisa de espaço, procure deixar 50 centímetros de distância entre os outros móveis e a mesa, para evitar que o acúmulo de móveis atrapalhe a passagem. Aqui, menos é mais, escolha uma decoração “clean” para este móvel, evite móveis chamativos demais.

9 – Como fazer o ambiente parecer maior?
Segundo a designer de interiores Sara Cardoso, pode-se utilizar alguns truques para fazer essa “ilusão”. “Cores claras nas paredes é uma boa dica para ter um ambiente amplo e arejado. Se possível, tenha móveis na mesma cor da parede”, aconselha. Espelhos também são uma boa, pois eles garantem profundidade.

10 – O que posso utilizar para criar uma luminária alternativa e moderna?
A lista é grande: latas de alumínio, papel, papelão e até palitos de sorvete podem ser utilizados na hora de criar a cúpula. “O ideal é comprar pequenas bases, já com o soquete para a lâmpada, para depois montar a cúpula. Exige um pouco de habilidade, pois é preciso pensar em como encaixá-la na lâmpada”, diz Sara.

Com informações da UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário