6 de fevereiro de 2013

Transforme seu apartamento utilizando a luz do sol



O sol nunca esteve tão em alta no mundo da decoração, quanto mais luz melhor, concluem especialistas do ramo. Cientes disso, os arquitetos estão sempre em busca de soluções para trazer o sol para dentro e iluminar o ambiente. Na prática, qualquer local pode ser adaptado para se beneficiar com a claridade natural. "Nos projetos, é possível priorizar os grandes vãos de janelas e os espaços integrados, que conferem amplitude e luminosidade à residência", explica o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris.

Se o seu apartamento é novo e você não está disposto a gastar com reformas, não se preocupe, existe uma saída. A primeira ideia é focar em janelas, pisos e paredes. "Vidros fumês escurecem o ambiente, assim como pisos e paredes muito escuras", esclarece Leonardo Junqueira, também arquiteto. Portanto, trocar a tinta da parede por uma mais clara, instalar pisos de mesmo tom e adotar vidros cristalinos ajudam bastante. Ótimas pedidas, os espelhos refletem luz, espalhando-a pelo cômodo e podem ser usados em paredes e móveis. "Uma decoração mais clean ajuda a iluminar os ambientes. Muita mobília e objetos decorativos reduzem e escurecem os espaços. Tapetes escuros podem ser trocados por outros mais claros enquanto as cortinas pesadas podem ser substituídas por tecidos leves e translúcidos", complementa o arquiteto Gilberto Belleza.

Claridade que vem de cima 

Se houver dinheiro em caixa para algo maior, a ampliação de janelas ou a iluminação zenital, na qual a luz penetra no ambiente por meio de aberturas na cobertura são boas ideias. “O recurso é eficaz porque distribui bem a claridade mesmo em locais amplos, com grande profundidade e dimensões", afirma Belleza.

Calor do lado de fora

Lembre-se de que qualquer abertura nas paredes ou no teto deve ser planejada de maneira a evitar a incidência direta de sol no ambiente. Caso contrário, os cômodos ficarão superaquecidos. "É importante prever uma ventilação cruzada, com portas e janelas que facilitem a circulação do ar dentro da casa", ensina Aquiles. Outra recomendação do arquiteto é a instalação de cortinas e persianas nas janelas, de forma, que o calor fique contido do lado de fora. Outra solução é aplicar películas de controle solar nos vidros da casa. Ou, ainda, substituir o vidro em algumas áreas por cobobós, blocos quadrados com orifícios desenhados genuinamente brasileiros. "Paredes de cobobós permitem a ventilação e a passagem de luz, além de terem um apelo decorativo", finaliza a arquiteta Vivian Coser.

Com informações do site bol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário