28 de maio de 2013

Veja como escolher corretamente a melhor lavadora de roupas


Antes ele era um item de luxo, mas hoje a facilidade é tanta que todos podem ter uma lavadora de roupa, item indispensável no dia a dia do lar esse eletrodoméstico tão procurado tem sofrido muitas inovações, como modelos mais compactos, design moderno, motores mais silenciosos e novas opções de cores para quem quer fugir do tradicional branco. Diante de tantas opções, veja como escolher qual máquina é a mais indicada para você.

Os modelos mais modernos vêm equipados com de sistemas de reutilização de água e sensores que detectam a quantidade necessária para cada lavagem. Aparelhos “sustentáveis” (que consomem menos água e energia) ganham maior simpatia do consumidor. 

"Para se ter uma ideia, as lavadoras de roupas desenvolvidas atualmente consomem apenas 40% da quantidade de água utilizada por modelos fabricados há oito anos", compara a gerente da Engenharia de Serviços da Whirpool Latin America (detentora das marcas Brastemp e Consul), Renata Leão.

Muita roupa para lavar?

O custo de uma máquina de lavar costuma ser elevado devido a sua comodidade e vida útil que pode chegar a dez anos. As várias opções disponíveis e os preços que variam muito deixam o consumidor em dúvida, por isso Leão aconselha você a considerar a quantidade e o tipo de roupas que você pretende lavar, a frequência de uso e as funções. Por exemplo, se a intenção é lavar edredons, é necessário pensar em modelos com capacidade a partir de 12 quilos.

"As dimensões do produto devem ser analisadas", recomenda a gerente de produto da Electrolux, Joana Dias que lembra que o objetivo não deve ser apenas checar se a máquina cabe na lavanderia, mas avaliar também se o item está em harmonia com o ambiente.

Entenda que as lavadoras podem ser "top load", aquelas com tampa/abertura superior e que lavam por agitação ou as "front load", com abertura frontal, que lavam por tombamento. Para o gerente corporativo do Grupo Resolve Franchising, detentor da marca Doutor Eletro, Roberto Lemos, as de tampa frontal agridem menos as roupas.

De forma geral, segundo Lemos, os modelos por agitação têm a desvantagem de serem mais suscetíveis a quebras por causa do atrito com as roupas e da centrifugação desbalanceada.

Lavadora + Secadora

Se você prefere comprar uma dois em um, lavadora e secadora é preferível que o uso seja em espaços menores, que não comportam os dois eletrodomésticos. "A eficiência desses produtos não é a mesma que a das máquinas que realizam as funções separadamente", diz a gerente de produtos da Mabe (marcas GE, Continental e Dako), Priscila Pinha. 

Lemos aconselha também, sempre que possível, a compra de lavadora e secadora independentes. "Os modelos dois em um costumam ter mais componentes eletrônicos e que ainda estão sendo aperfeiçoados", opina.

Cuidados na hora da instalação

Não adianta escolher com cuidado a máquina se você não instalar a máquina com as recomendações do fabricante. Para evitar dores de cabeça siga as dicas a seguir: 

- Deixe a máquina em local protegido de raios solares e da chuva e longe de fontes de calor ou chamas, como churrasqueiras e aquecedores centrais.

- A superfície onde o item será posicionado deve ser plana e nivelada. Se necessário, regule os quatro pés do produto para que fiquem apoiados no chão.

- Use uma torneira exclusiva para o eletrodoméstico.

- Para um melhor escoamento da água, o cano para colocação da mangueira de drenagem deve ter no mínimo cinco centímetros de diâmetro.

- O plugue padrão das lavadoras é bipolar, por isso é necessário utilizar uma tomada bipolar exclusiva para ligar o produto.

Com informações da UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário