5 de março de 2014

Exagerou neste Carnaval? Acabe com os incômodos da ressaca pós feriado



A intensidade da ressaca está relacionada à quantidade de álcool consumida. Segundo o médico, uma das consequências do álcool é seu efeito diurético, ou seja, quanto mais a pessoa bebe, mais ela perde líquido pela urina e acaba desidratando.

— A desidratação causa mal-estar, então a dica número um para curar a ressaca é beber muita água, especialmente se estiver calor. Água de coco, sucos naturais e isotônicos também ajudam na reposição de minerais

Algumas pessoas dizem que café forte é bom para curar a ressaca, mas isso nem sempre resolve o problema. A cafeína é um estimulante e pode irritar o estômago, que já está sensível por causa do álcool, e piorar o quadro de enjoo e vômito.

— Neste caso, é melhor recorrer aos chás que têm efeito calmante. Camomila, erva-cidreira, hortelã e branco são boas opções.

Ao contrário do que muitos dizem, o refrigerante não ajuda a melhorar a ressaca. Segundo Simões, a bebida não combate a desidratação causada pelo álcool.

— O refrigerante é rico em açúcar, se for normal, ou adoçante, se for light, sem falar na quantidade exagerada de sódio, substâncias que contribuem para seu efeito diurético. Isso significa que ele vai à contramão da hidratação do corpo.

Provavelmente você também já ouviu dizer que ressaca se cura com mais álcool, mas o médico explica que esta atitude pode ser prejudicial à saúde e sobrecarregar o fígado e os rins.

— Num primeiro momento, beber no dia seguinte para curar a ressaca pode trazer bem-estar porque o álcool tem efeito psicoestimulante, mas logo depois volta a sensação de mal-estar. Então, a pessoa tenta corrigir um problema e cria outro.

O excesso de álcool pode desencadear diarreia e, se este for o seu caso, a dica do especialista é comer banana e maçã sem casca.

— Estes alimentam ajudam a regularizar o intestino. Só oriento tirar a casca da maçã porque ela tem fibras que não ‘segura’ a diarreia.

O médico acrescenta que as frutas e legumes são alimentos de fácil digestão e devem fazer parte do cardápio de quem está de ressaca.

No caso de dor de cabeça, o médico orienta recorrer aos analgésicos, mas alerta para "evitar o paracetamol pelo risco de hepatoxidade [danos no fígado] que pode ser potencializado junto com a ação do álcool"

Com quatro dias de folia, muita bebida alcoólica e poucas horas de sono, o corpo precisa de repouso para recuperar a energia. O especialista avisa que exercício físico não é recomendado para combater a ressaca.

— O Carnaval já é uma maratona, então fazer exercício para ‘queimar’ o álcool é uma loucura, Nesta hora, o corpo precisa descansar.

O banho gelado ajuda a ativar a circulação sanguínea e aumenta a pressão arterial, que pode estar baixa pelo excesso de álcool no corpo. Dessa forma, explica o médico, aquela quebradeira da ressaca em poucos minutos pode se transformar em sensação de bem-estar.

Com informações do site R7.


Nenhum comentário:

Postar um comentário