Várias são as dicas para decorar um pequeno espaço aproveitando os centímetros preciosos de determinado lugar sem deixar o ambiente pesado e bagunçado. Conheça 18 dicas para organizar um espaço sem comprometer o estilo e a funcionalidade de um pequeno ambiente. Satisfaça todas as vontades!
Sabe aqueles objetos perdidos pelo espaço? Aqueles que não combinam com a divisão e a decoração da sua sala, cozinha… Exercite o desapego e descarte o que não vem somando com a beleza do ambiente, afinal, não há espaço para acolher coisas pouco essenciais. Lembre-se que ao manter tudo organizado e no local adequado, o espaço vai automaticamente parecer mais amplo e arejado.
A escolha da paleta de cores deve cair sobre tons mais suaves e claros que aumentam, de forma natural, um espaço reduzido. Prefira uma decoração monocromática, selecionando somente uma cor para utilizá-la em tons de intensidade variada. Se deseja engrandecer o espaço opte por pinturas com tintas que refletem mais luz como, por exemplo, as que possuem um acabamento com brilho, tanto para as paredes como para os tetos, assim será bem mais fácil ampliar visualmente a divisão de um ambiente. Se a mobília for escolhida em tons idênticos aos das paredes, o espaço ficará mais harmonioso e amplo – as cores contrastantes fazem o contrário, ou seja, “cortam” o espaço, diminuindo-o. Reserve as cores fortes para os têxteis e outros pequenos detalhes.
A luz natural é o melhor amigo de um pequeno espaço, inundando-o com um efeito surpreendente que parece aumentar o recanto mais minúsculo. Se não interferir com a sua privacidade, evite pendurar cortinas, mas se fizer questão de vestir as janelas escolha um simples estore de rolo ou cortinado leve e semitransparente, sempre em tons claros. Se existirem paredes com funções puramente decorativas, ganhará ao eliminar ou recortá-las para deixar entrar mais luminosidade. O mesmo aplica-se a portas que não são utilizadas… mais vale retirá-las para ganhar espaço ou ainda escolher portas de correr. Se a luz natural não for o suficiente, invista na iluminação artificial com focos de teto ou candeeiros de pé e de mesa.
Juntamente com a luz natural, os espelhos são um dos melhores recursos para fazer qualquer espaço crescer a olhos vistos: pendurado ou pousado no chão. Lembre-se que um espelho grande é um dos elementos que não pode faltar nas divisões menores da casa.
Evite expor mobiliário junto às portas das divisões e nas áreas de passagem – além de não ser prático, vai apertar ainda mais um espaço que já é pequeno. Aposte em mobília “curta” como otomanas, pufes, cadeiras sem braços ou mesas baixas para não roubar centímetros preciosos e “abrir” mais o ambiente. Em termos de objetos decorativos, principalmente os que são mais altos, deve colocá-los, de preferência, junto às paredes em vez de no espaço aberto.
Com informações do site Eu Decoro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário