27 de fevereiro de 2015

7 regras simples para decorar sem erro

Com ideias simples e espertas a decoração da sua casa fica ainda mais bonita e prática

COZINHA PISO BRILHANDO
Pisos de tons neutros facilitam a coordenação de cores com os sofás e as cortinas. Escolher um modelo novo de piso para casa exige pesquisa. Antes de se decidir, pense na instalação, na manutenção e na durabilidade



TETO DE GESSO
O pé-direito indicado para salas grandes deve ser de no mínimo 2,70 metros e de 2,30 metros para ambientes pequenos. Se optar pelo teto rebaixado, a aplicação de placas de gesso ou de pintura escura é de simples execução



PAREDE COR AZUL
Você pode usar duas cores num mesmo ambiente. Em salas pequenas, destaque só uma das paredes. Em áreas amplas, fica bem colorir duas e manter as outras em tom neutro. Use o escuro na parede mais distante da porta de entrada. 



PAREDE COM QUADRO
O centro do quadro deve estar a 1,40 m do chão, para que fique na altura dos olhos do observador. Se o quadro vai ficar sobre uma cama ou sofá, deixe uma distância livre de 25 cm entre o objeto e o móvel



AMBIENTE ILUMINADO
Antes de escolher o modelo e a quantidade de pontos de luz, observe o uso do espaço. Se for um ambiente de trabalho, higiene ou preparo de alimentos, como escritórios, banheiros ou cozinhas, o ideal é que a luz seja branca. Caso seja um espaço para relaxar ou reunir pessoas, como salas de estar e jantar, quartos ou corredores, invista em lâmpadas de tom amarelado.



ESPELHO DECORAÇÃO
Nem todo espelho dá a sensação de amplitude. Para obter esse efeito, estude o formato do cômodo antes de escolher a parede que o receberá. Fique de frente para cada parede. Imagine qual delas você gostaria que não existisse. Em vez de derrubá-la, instale um espelho ali. Só evite espelhos em frente a mesas de jantar ou sofás de modo que as pessoas vejam seu próprio reflexo. Ficar se admirando o tempo todo é desagradável.



PLANTAS NA SALA
Se sua sala é bastante iluminada, com janelas grandes, aposte nas plantas que gostam de luz. Escolha as de folhas gordinhas, que acumulam água e não ficam secas com facilidade, como costela-de-adão, dracena e antúrio. Lembre-se que a sala é um local de circulação de pessoas. Por isso, a dica é pôr plantas nos cantos, perto da luz na natural. 



Fonte: M de Mulher

26 de fevereiro de 2015

O ESPELHO DO BANHEIRO OU LAVABO

Lavabo

Um item simples e fundamental: Quem vive sem um espelho no banheiro, não é? Por isso ele merece um post! Além da funcionalidade, ele ajuda a iluminar,  dá maior sensação de espaço e embeleza, podendo ser o ponto focal do banheiro ou lavabo.



O espelho reveste o armário e começa acima da alta torneira.


Eles podem ter diversos formatos, mas devem ser posicionados de forma que ao menos todos os adultos da casa consigam ver seu rosto sem precisar se abaixar ou se esticar. Em geral, a borda superior do espelho em 1,80 do piso é uma boa medida.



Um espelho redondo, impactante e pequeno, mas que serve bem a uma lavabo. Já para um banheiro seria pequeno demais.

Quando começam logo acima da bancada permitem que as crianças menores (com altura acima de 1,00/1,2o m) consigam se ver, o que é muito legal.



Espelho redondo grande para banheiro. Dá um ar original.

Outro detalhe importante é que, para durarem, os espelhos nos banheiros e lavabos, não devem ter mercúrio em sua composição e devem ser protegidos, na parte posterior, por uma camada de resina epóxi. Isso faz com que não oxidem nem apresentem manchas.



No lindo lavabo, o espelho estreito para um banheiro, funciona bem e é exuberante.

Eles podem ser colados diretamente na parede com Fixa Espelho e fita  dupla fase adesiva  de espuma de poliuretano. A aplicação deve ser na vertical, para facilitar a saída de água da umidade que desce pelo azulejo.



No lindo lavabo, o espelho estreito para um banheiro, funciona bem e é exuberante.

Eles podem ser colados diretamente na parede com Fixa Espelho e fita  dupla fase adesiva  de espuma de poliuretano. A aplicação deve ser na vertical, para facilitar a saída de água da umidade que desce pelo azulejo.


Cubas duplas, 2 espelhos, escolhidos para “causar”, mantendo uma boa funcionalidade.

Para portadores de deficiência de locomoção (cadeira de rodas)  as medidas são diferentes: A borda inferior dos espelhos deve estar a 0,90m do piso, com o máximo de 1,10m de altura. A superior, no mínimo a 1,80 do piso. Ele deve ser inclinado para baixo por volta de 10 graus.



Espelho em banheiro adaptado para cadeirante. Repare na inclinação.

Fonte: Simples Decoração



24 de fevereiro de 2015

Cães e gatos longe de perigos: veja como evitar acidentes dentro de casa



Ao fuçar no lixo, o animal pode acabar ingerindo resíduos como lacres de latas
Pequenos descuidos como esquecer a tampa da lixeira aberta ou deixar fios elétricos soltos podem causar um acidente envolvendo seu bicho de estimação. Por isso, quem tem um animalzinho em casa deve redobrar a atenção em relação a certas situações cotidianas. Para auxiliá-lo a identificar e evitar o perigo, veterinários apontam determinadas circunstâncias que causam riscos aos pets e dão dicas de como evitar incidentes. Tome os cuidados necessários e mantenha seu bichinho longe de encrencas!



Brinquedos e outros objetos espalhados pela casa – Sempre recolha e guarde pequenos objetos (brinquedos de criança, prendedores de roupa, brincos, anéis, moedas, etc.) deixados no chão (olhe embaixo do sofá!) ou em locais de fácil acesso para cães e gatos.
Seus melhores amigos são curiosos por natureza e tendem a interagir com as coisas, em especial, os filhotes. Ao morder, roer ou cheirar tais objetos, os itens podem ser engolidos ou aspirados pelo bicho e causar problemas graves nos sistemas digestivo ou pulmonar do pet.



Objetos quebrados – Retire o animal ou o impeça de entrar no ambiente onde um objeto foi quebrado, porque o cão ou gato pode pisar ou mesmo ingerir cacos do material. Os casos mais críticos são os vidros e louças, que tendem a gerar mais estilhaços e apresentar maior probabilidade de dano imediato. O bichano, por exemplo, pode querer lamber o pote ou o prato quebrado com restos de alimentos e acabar por deglutir um fragmento cortante.
Assim, só deixe o cão ou o gato circular pelo cômodo novamente após limpar bem a área. Não se esqueça de passar o aspirador de pó para que pequenos resíduos não permaneçam no chão.



Janelas sem proteção – Sempre instale telas de proteção em janelas e varandas quando animais de estimação viverem na casa, porque há a possibilidade de queda desses locais e tal acidente pode ocasionar traumas gravíssimos ou até a morte do bicho.
E não pense que apenas gatinhos gostam de subir em móveis para alcançar as janelas: os cães, em especial aqueles bastante ativos, tendem a ser atraídos pelos barulhos e movimentos da rua.



Acesso fácil a gavetas, cestos de roupas sujas ou às lixeiras de banheiros e cozinhas – Opte por lixeiras e cestos com tampas pesadas e com fechamentos eficientes nos banheiros e na cozinha e utilize travas em gavetas e armários para que o pet não corra o risco de "explorar" o lixo ou pegar roupas e outros objetos que possam a vir engolir. Na cozinha, o cheiro de certos alimentos pode atrair mais facilmente cães e gatos e o risco é de que eles engulam itens perigosos como lacres de latas de alumínio e embalagens de carnes, que podem causar sufocamento.



Contato com produtos de limpeza e/ou higiene – Guarde esses produtos sempre em locais de difícil acesso (armários altos e fechados). Além da possibilidade do animal ingerir esses líquidos, o simples contato da pele do bichinho com determinadas substâncias pode acarretar dermatites, que precisarão ser tratadas por um médico veterinário.



Contato com alimentos que não são indicados aos pets – Armazene os alimentos em locais fechados e altos e não deixe o cão ou o gato no ambiente onde haja comidas sobre a mesa, pia ou fogão (é surpreendente ver as manobras que eles fazem para pegar o que estão interessados!). Mesmo os pacotes com o alimento apropriado aos animais devem ser guardados em lugares de difícil acesso, para que não ocorra a ingestão de uma quantidade exagerada.
Além desses cuidados, lembre-se que seu pet deve comer exclusivamente alimentos prescritos e adequados a ele. Guloseimas, tais como chocolate e embutidos, por exemplo, podem causar desde simples vômitos à morte do animal. Caso considere que a ração seja insuficiente, consulte o veterinário antes de dar algo diferente.


Fios elétricos soltos – Tente reunir e isolar os fios elétricos de aparelhos domésticos como televisores, abajures, computadores e máquinas de lavar roupas.
Os animais, principalmente os filhotes, adoram puxar e morder fios soltos, mas essa brincadeira é bastante perigosa. O bichinho pode receber uma descarga elétrica capaz de matá-lo  instantaneamente ou, então, ocasionar queimaduras graves e até edema pulmonar (acúmulo de líquido no pulmão).

Fonte: Mulher (Uol)

20 de fevereiro de 2015

Programação cultural do final de semana em Fortaleza

O final de semana já chegou e que tal se jogar na programação cultural em Fortaleza?!

TEATRO



Teatro Máquina estreia, no Teatro do Dragão do Mar, nesta semana com peça baseada no dramaturgo alemão Bertold Brecht.

Em plena Primeira Guerra Mundial, quatro soldados escapam do conflito e tentam sobreviver à clandestinidade. Este é o ponto de partida da peça Diga que você está de acordo, que o grupo Teatro Máquina apresenta hoje e nas próximas quinta, 26, e sexta-feira, 27, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Por ter cenas de violência e nudez, a montagem não é recomendada para menores de 18 anos.

O trabalho cria sua própria forma de representação dos paradoxos da guerra, a partir de fragmentos textuais de Fatzer, escritos pelo dramaturgo alemão Bertold Brecht entre 1926 e 1930. Em meio ao conflito e às condições sigilosas de desertores, o grupo tenta chegar a um consenso para cada decisão, por meio do voto. O trabalho é um convite à performance e à expressão dos extremos da espera, da violência e da comunicação.


De acordo com a diretora do espetáculo, Fran Teixeira, o trabalho não se propõe apenas a retratar o drama dos soldados confinados. “É sobre esse lugar sombrio que revela a natureza, que revela o que pensamos termos construído como humanidade, revela o que não podemos entender como homens, o que não queremos saber”.


O espetáculo teve uma fase de experimentação com textos originais, que durou seis meses. A montagem conta com atores Fabiano Veríssimo, Felipe de Paula, Márcio Medeiros, Levy Mota e Lorena Dialla.


A peça tem duas apresentações confirmadas, em março, na programação oficial da 24ª edição do Festival de Teatro de Curitiba. A montagem começou a ser estudada e produzida em 2013 e teve a sua primeira apresentação em julho de 2014.


O grupo

Em 12 anos de atividade, a companhia Teatro Máquina trabalha com a proposta de descortinar a construção teatral. Em suas atividades estão debates, desmontagens, demonstrações técnicas e oferta de cursos e oficinas. No ano passado, o grupo viajou com o espetáculo Ivánov pelo Sudeste, e fez apresentações em São Paulo, Belo Horizonte e Vitória.

SERVIÇO

Diga que você está de acordo – Grupo Teatro Máquina

Quando: Hoje, 26 e 27 de fevereiro.
Onde: Teatro Dragão do Mar – rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema.

Telefone: 3488 8600.
Classificação: 18 anos.

Ingresso: R$ 20 (inteira).

JAZZ & BLUES

VIA SUL.


Após quatro dias de Carnaval em Guaramiranga, o Festival Jazz & Blues desembarca em Fortaleza para mais três dias de programação. Os shows Ricardo Bacelar (CE) e Jacinta (Portugal) acontecem hoje, às 21h, no Teatro Via Sul. Amanhã, 21, Jefferson Gonçalves convida Laudir de Oliveira (RJ) no Cuca Mondubim; Villa-Lobos-Injazz (RJ) toca no Cuca Jangurussu; e a Jam Session Casa do Blues acontece nos três Cucas.

Festival Jazz&Blues. Quando: Hoje e amanhã. Entrada: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

ELETRÔNICO


Duas bandas cearenses de rock dividem o palco do Órbita Bar nesta sexta-feira. Começa com a Lavage, um dos principais representantes da cena punk em Fortaleza. Em seguida, a banda Untitled faz sua homenagem ao trio roqueiro Blink 182. No repertório do grupo cearense estão sucessos que estouraram nas rádios na década de 1990. Já no sábado, a casa recebe uma nova edição da festa Fliperama. Além de máquinas de fliperama liberadas, a noite conta com o set list dos DJs Dado, Marquinhos, Hanna Pinheiro e Fil.

Órbita. Quando: Superdrive na sexta-feira e Fliperama no sábado, ambos às 21 horas. Onde: Órbita Bar (rua Dragão do Mar, 207 – Praia de Iracema). Quanto: R$ 30

CINEMA

Na reta final para a tão aguardada noite de Oscar, as salas de cinema mantêm os filmes indicados para o maior prêmio de cinema americano. Entre eles, está "A Teoria de Tudo" e  "Birdman - A Inesperada Virtude da Ignorância".


No primeiro, a cinebiografia conta a história do físico Stephen Hawking (Eddie Redmayne). A trama explora a sua vida como estudante da Universidade de Cambridge, onde conheceu sua futura esposa, Jane (Felicity Jones). Foi nessa fase em que ele começou a ter os primeiros sintomas da esclerose lateral amiotrófica (ELA), que lhe tirou os movimentos do corpo e a fala.

Duração: 123 min
Classificação: 10 anos
Gênero: Drama
Diretor: James Marsh
Elenco: Eddie Redmayne, Felicity Jones, Emily Watson


Já, em "Birdman", Riggan (Michael Keaton) é um ator que fez muito sucesso no passado por interpretar um super-herói. Agora, ele quer a todo custo ser reconhecido como um ator sério e para isso aceita um papel dramático numa peça da  Broadway. O problema é que a voz do antigo personagem lhe atormenta, dizendo que ele deve voltar ao universo dos super-heróis.

Duração: 119 min
Classificação: 16 anos
Gênero: Comédia
Diretor: Alejandro González Iñárritu
Elenco: Zach Galifianakis, Emma Stone, Edward Norton

13 de fevereiro de 2015

PRINCÍPIOS DO DESIGN E DA DECORAÇÃO

Uma razoavelmente boa definição é:  “Contraste é a diferença nas propriedades visuais que faz com que um objeto seja distinguível de outros e do plano de fundo” (wikipedia)

O Contraste acontece quando uma “coisa” gera um “atrito” com outra “coisa” por suas diferenças. E esta coisa pode ser: Cor, Tom, Escala, Estilo, Forma, enfim… um monte de coisas. Vamos aos exemplos:



Aqui, um ambiente da Casa Cor Brasília 2011. Na 1a.foto (o original) o contraste entre as cores complementares amarelo e violeta está no seu máximo nível, pois as 2 cores estão fortes, saturadas. Veja que a poltrona parece “pular” na frente da parede violeta. Nas 2a. foto, acrescentei branco ao violeta, diminuindo sua força, logo, atenuando o contraste com o amarelo. E na terceira foto, acinzentei o amarelo, diminuindo mais ainda a força do contraste entre as cores.

Esta é uma forma de trabalhar o contraste – aumentando-o, o que cria mais impacto e vivacidade, ou diminuindo-o, o que faz o ambiente ser menos “estridente”, mais tranquilo.



O Sofá preto faz um forte contraste com a parede branca. Um exemplo de contraste de tons.



As poltronas quase somem na parede da mesma cor. Não há contraste entre elas e a parede.



O sofá vermelho contrasta fortemente com o ambiente, todo em cores acinzentadas e neutras.



O que não acontece aqui, entre a parede e o sofá, pois quase não tem diferença de cor. Não há contraste entre eles.

As formas orgânicas e ousadas do lustre desta sala contrastam muito com o restante do ambiente, moderno e ele linhas retas. O que vale é que ele é branco. Imagine se fosse verde?  Necessitaria o acréscimo de algum(ns) elemento(s) que lembrasse sua forma ou repetisse cor, para não parecer um ET na sala, percebe?

Enfim, o contraste existe sempre que algo se sobressai em relação a outro algo ou ao ambiente inteiro, trazendo mais interesse ao conjunto. Mas precisa “conversar” com ele também. É interessante o uso do contraste não só nas cores e tons, pois contraste é muito mais que isso. E aí na sua casa, onde o contraste é usado ? E ele “encaixa” bem com o ambiente como um todo ? Dê uma olhada e me diga!

Fonte: Simples Decoração 

Quadros na decoração: conheça os erros mais comuns

Quando falamos de  erro na decoração, estamos falando de questões ergonômicas/funcionais ou de segurança ou daquela situação em que o que você pretende não é o que você consegue. Consideramos que as únicas “regras” indiscutíveis na decoração e no design de interiores são as relacionadas a ergonomia, isso é, aquelas medidas máximas e mínimas para o conforto físico das pessoas, como, por exemplo, largura de corredores, quantidade de luz adequada para um trabalho etc.

Na distribuição de quadros, em geral, queremos que eles fiquem harmoniosos no ambiente, sejam bem vistos (afinal, quadro é para olhar, não?) e não atrapalhem a circulação ou funcionalidade de um móvel. Quando isso não acontece, aqui estou chamando de erros. E vamos a eles:

1) O maior erro na decoração das suas paredes é não haver decoração. Uma parede nua, sem qualquer interesse dá um vazio danado e desequilibra o espaço. A não ser que o objetivo da decoração seja o máximo do minimalismo OU que todas as demais paredes estejam cheias demais e que o desejo seja de não “sufocar ” com tanta coisa em todas as paredes.  E quando falo de decoração de paredes não estou me referindo somente à quadros, ok?



Mesmo quadros discretos fazem uma diferença danada!

2) A altura dos quadros. Interessante como este é um erro recorrente: Em geral, os quadros são colocados mais alto do que deveriam estar. Parece um erro bobo mas você acha que é mesmo fácil encontrar a altura correta? Veja este exemplo:


Na minha opinião, em nenhuma destas 3 fotos o conjunto de quadrinhos está em posição ótima: A do meio está muito alta, mas nas 2 outras, alguém ao sentar no sofá poderá bater a cabeça nos quadrinhos de baixo. A altura correta depende tanto da linha do olhar (o centro do quadro ou de um conjunto de quadros estar na linha dos olhos da altura de uma pessoa adulta mediana, o que seria por volta de 1,60/1,65 no nosso país), quanto da altura do pé direito, das medidas do quadro (ou conjunto) e da condição de não atrapalhar, como neste caso, a “circulação”. Para acertar é necessário testar, testar, usar, mudar e testar novamente. Sempre.


Com um pé direito, uma sala e um quadro com estes tamanhos tem sentido falar em linha do olhar ???  Neste caso, a altura é definida pela visão na longa distância (como um outdoor na rua, exagerando) entende ?

3) A relação entre o tamanho do quadro (ou conjunto de quadros) e o tamanho da área onde ele está - É aquela sensação de ou sobra quadro ou sobra parede, sabe como é ? E novamente, tudo é relativo e depende do que vc deseja. Mas imagine na foto acima, que este quadro tivesse um tamanho muito menor…A solução é testar, testar, testar. Sempre. De novo! 


Tenho certeza que vc já viu 500 fotos com um quadrinho pequeno assim na cabeceira da cama. As fotos, em geral, mostram o cantinho… Pode ficar bem, já que está acima do criado mudo, que é estreito. Mas não havendo nada mais em toda a parede OU um grande volume (seja objeto, móvel ou cor) no lado contrário, a possibilidade de ficar desequilibrado e estranho “na vida real” é grande.

4) O quarto erro é a falta de cuidado e planejamento  – Quadros devem ser bem colocados. Se vc coloca um prego e pendura o quadro nele  vai ficar o tempo todo corrigindo o “quadro torto”. Chato isso, não é ? Outra questão é que é importante planejar antes de começar a “bater prego” ou colocar fitas adesivas (elas podem estragar a parede tbém, se não houver muito cuidado).Há diversos métodos – a) Usar papéis cortados no mesmo tamanho e prender com fita comum para ver como fica. b) Colocar os quadros no chão e ficar mudando a distribuição até achar uma que lhe pareça boa, etc.



Fonte: Simples Decoração 

11 de fevereiro de 2015

UMA TV PARA DOIS AMBIENTES

Uma ótima solução para quitinetes ou apartamentos pequenos, principalmente para casais ou pessoas que moram sozinhas é a divisão do espaço de estar e jantar ou estar/jantar e quarto com uma divisória que possua painel de tv giratória. Selecionei algumas fotos para inspirar vocês.

Um projeto bacana e bem complexo, a estante separando a sala do quarto, com espaço para o office e tv giratória, além de nichos abertos e fechados, usa MDF  e laca branca e vai até uma prateleira que corta os 2 ambientes no teto. Os fios estão escondidos em fundos falsos até a tomada no piso (projeto da arquiteta Adriana Fontana)



Um projeto mais simples e aberto, mas com a mesma funcionalidade: divisão do espaço, visão para a tv nos 2 ambientes e office ao lado (projeto das arquitetas Yolanda e Cristina Franco). Materiais: MDF e laminado melamínico. A quitinete tem apenas 28m2.




Neste, o diferencial é o painel em madeira e os nichos em branco. Faz parte do projeto do arquiteto Fernando Consoni para o Campinas Decor 2010: um loft de 42 m². O interessante é que no lado do quarto o móvel é assim:


Esta solução leve permite que a luminosidade e ventilação passem de um ambiente para o outro. 



Aqui um painel com um móvel abaixo e uma parte central giratória. uma coisa é muito importante:  A altura da tv deve ser tal que seja confortável tanto para quem está no sofá como para quem irá ver tv na cama. Este ambiente foi da Casa Cor Alagoas 2014 – A Suite dos Avós, projeto de Patrícia Ramalho.

Fonte: Simples Decoração 

9 de fevereiro de 2015

Paredes simétricas por todos os lados

Apartamento em NY exibe revestimentos ousados

Quando Scott Bruckner comprou um apartamento de mil m² no bairro nova-iorquino de Tribeca, pediu para a Voorsanger Architects um retrofit que o tornasse um evento em si, mas que, em hipótese alguma, exagerasse nas cores. O ambiente espaçoso e arejado da propriedade de quase US$ 7 milhões deveria ser mantido enquanto abraçava toques de personalidade. Depois de conhecer melhor o investidor financeiro, Martin Stigsgaard e Bartholomew Voorsanger perceberam que nenhum projeto conservador faria o cliente feliz. Foi quando resolveram abrir espaço para arroubos de ousadia em tons neutros.

O local então foi agraciado com paredes e portas cheias de ângulos – como no filme alemão expressionista O Gabinete do Dr. Caligari. Um enorme painel feito de peças de calcário em formas geométricas passou a cobrir desde o pequeno hall de entrada até a parede principal da sala de estar, criando uma espécie de fenda geológica sci-fi que se tornou uma atração entre todos os visitantes do lar. Para realizar esse projeto, foram necessárias 40 peças do mineral cortadas com precisão milimétrica a fim de se encaixarem perfeitamente.

Para conectar a parede escultural às outras brancas, foram criados desníveis gráficos tanto no teto quanto nas colunas que ficam entre as janelas arqueadas. Mesmo a mobília, predominantemente criada por Stigsgaard e Voorsanger, incorpora o ritmo poligonal ditado pela parede.

Por todo o espaço, o piso é de madeira escura e os parapeitos de calcário – uma forma de criar assentos informais e ocultar o sistema de aquecimento e de resfriamento. O quarto ganhou uma parede com placas de metal tratadas com ácido enquanto o escritório, todo branco, recebeu uma placa de aço revestida com esmalte. Assim nasceu uma exótica escrivaninha que se assemelha a uma asa de avião – uma ideia do dono do apartamento, que participou ativamente de todo o processo.

Quando entrou pela primeira vez na versão finalizada da casa que moraria – e onde gastou cerca de US$ 1 milhão – Scott Bruckner demorou um minuto para aceitar a extravagância do lugar. Mas logo depois se apaixonou por cada centímetro e passou, dia após dia, a encontrar detalhes especiais por todos os lados.














Fonte: Casa Vogue