14 de junho de 2011

Novas tecnologias movimentam o marketing imobiliário na internet

O virtual agora é realidade. Contudo, ainda dentro do contexto se encaixam novas tecnologias que exploradas estrategicamente podem gerar bons negócios e movimentar ainda mais o setor. Entre os elementos digitais se destacam as redes sociais, sites, email marketing e até mesmo modernos aplicativos para celulares.

REDES SOCIAIS

Cada vez mais populares, as redes sociais, inicialmente com foco em relacionamentos pessoais, atraem todos os dias mais adeptos. O poder de propagação é difícil dimensionar, no entanto, empresas atentas ao potencial de disseminação de informações adaptam estratégias e dominam as “redes” como facebook, youtube ou twitter. O segmento imobiliário percebeu como as redes sociais poderiam trabalhar a favor de seus produtos. Todavia, especialistas do setor alertam que como qualquer outra ferramenta de marketing, as “redes” precisam de estratégias bem delineadas.

SITES E BLOGS

A publicitária Mariana Ferronato, além de atuar há sete anos na área de marketing, escreve para revistas do segmento e é editora do blog marketingimob, considerado um dos sites mais influentes de marketing imobiliário no Brasil. A profissional desenvolveu uma pesquisa para avaliar o desempenho do marketing imobiliário no Brasil. O “Raio-x do Marketing Imobiliário no Brasil” foi realizado entre os dias 17 de março e 2 de abril com 17 estados do País.

Segundo os dados coletados, os blogs e sites apareceram em primeiro lugar como principais formadores de opinião. “O resultado mostra que é importante as empresas utilizarem os blogs/sites especializados no mercado imobiliário para divulgar seus resultados, bem como desenvolver o seu próprio blog, criando um canal de muita relevância para seus colaboradores, com o mercado, e com os seus clientes”, analisou Mariana.

Em uma das palestras ministradas por Mariana, ela destaca que cerca de 30% dos acessos em um site acontecem quando a imobiliária está fechada. É um número alto e que mostra a necessidade de trabalhar a “vitrine virtual”, deixando-a mais operacional e atrativa ao e-consumidor. “É um dado real e que possui uma solução simples e barata. Inserir no site da empresa uma ferramenta de atendimento online, onde um corretor, ou equipe de corretores, atenderá durante o dia e após o expediente de trabalho. Empresas que não possuem este recurso perdem muitos negócios, e contam com a sorte que o cliente retorne no dia seguinte”, observou a publicitária.

EMAIL MARKETING

Afinal, é ou não uma boa ideia investir no envio de email marketing. De acordo com Mariana, a estratégia é controversa, embora, ela acredite que essa ferramenta possa gerar resultados positivos. “Eu particularmente obtenho ótimos resultados. Contudo, há uma série de observações. É preciso uma ferramenta para gestão de envio de e-mail marketing, uma arte bem desenvolvida, respeitar a frequência de envio, ter um mailing segmentado, isto é, não se deve enviar para todo o seu mailing um empreendimento de R$1 milhão. Enviar e-mail marketing requer boas práticas e estratégias, não é simplesmente enviar e-mail de qualquer modo”, ensina.

APLICATIVOS PARA CELULAR

Investir nos novos aplicativos para celulares é uma ideia embrionária. Tem potencial, mas carece ainda de desenvolvimento. Atualmente, conforme apontou Mariana, o Brasil conta com 205,15 milhões de usuários de telefonia móvel. “No início de 2011, a densidade chegou a 105,74 aparelhos por 100 habitantes. Um mercado gigantesco para ser explorado. Ainda são poucas as empresas que atuam com ações através de celular, contudo elas devem estar atentas”, ponderou.

Com um número cada vez maior de smartphones, no País, não somente abrem-se portas para um maior desenvolvimento de aplicativos como também mostra que mais pessoas irão acessar a internet no celular. Isso pode significar que haverá busca por imóveis no telefone. “Os sites das empresas precisam estar preparados, e as ações de marketing alinhadas”, alertou Mariana.

Com informações do Jornal O Estado (Cely Fraga).

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