3 de junho de 2011

O boom do marketing imobiliário

Fortaleza assim como as outras grandes capitais do Brasil acompanha o ritmo acelerado no aquecimento do mercado imobiliário não só no número de ofertas e num bom atendimento, mas também no que diz respeito ao marketing imobiliário. Se no passado apenas o cliente procurava pelo imóvel, no presente a causa é vice-versa. As imobiliárias também vão ao encontro do cliente, buscando atingir diretamente seus desejos na escolha de sua moradia ou mesmo no imóvel para investimento.

Esse é um dos destaques e a razão pela qual o Ceará acompanha esse ritmo e está dentro dos padrões de marketing imobiliário a nível nacional. “Buscamos o cliente através de e-mail, mala direta, ponto de vendas. Essas são ferramentas das quais utilizamos para induzir o mercado ao invés de só responder”, explica o consultor de marketing imobiliário, Paulo Angelim.

MERCADO CEARENSE

Isso demonstra que o mercado cearense tem crescido e se desenvolvido de forma ordenada e também tecnicamente. Cada vez mais as técnicas de vendas são aprimoradas, sofisticadas e visam atender a um planejamento de marketing ainda mais agressivo, objetivo.

Segundo o publicitário especializado na área, Duda Brígido, dentro desse planejamento de marketing, a propaganda é ferramenta primordial para um lançamento imobiliário bem sucedido. “Dentro da estratégia de comunicação da agência, a identificação adequada do público alvo preferencial que se pretende atingir é a primeira etapa do planejamento de mídia. Quem é, o que faz, o que deseja, quanto e como pode pagar são perguntas que simulamos para o modelo de consumidor que pretendemos atingir”, afirma. E destaca para o briefing - conjunto de informações, uma coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho. “Quando da passagem do briefing do anunciante para a agência, é indispensável a riqueza e transparência das informações, pois somente assim a equipe de planejamento poderá mapear as vantagens/fraquezas e oportunidades/ameaças de determinado empreendimento com o maior grau de acerto possível”, analisa.

ALVO CERTO

Imobiliárias e construtoras se mobilizam através da publicidade para atrair seus clientes. Porém, vale ressaltar que é primordial saber qual é o público alvo para determinado tipo de empreendimento. Existem vários segmentos e cada um reage de forma diferente, dependendo do público específico. Por isso, a necessidade das informações bem coletadas acerca das características do referido produto. “Se estamos trabalhando para um empreendimento do segmento econômico, por exemplo, os equipamentos de lazer e o valor da parcela de venda são fundamentais. Se é um empreendimento corporate, a localização e os atributos tecnológicos são importantes diferenciais”, observou Duda Brígido.

DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO

Depois do mapeamento do público preferencial a ser atingido pela campanha, a equipe de mídia vai desenvolver seu plano. Cada empreendimento deve ter seu posicionamento e, consequentemente, sua estratégia de como se fazer chegar a seu público preferencial no momento certo e com um aproach correto. TV, jornal, rádio, comunicação no PDV, mídias alternativas, marketing de guerrilha e internet são ferramentas de comunicação indispensáveis no planejamento.

É fato para quem requisita essas ferramentas que elas veem dado resultado e fazem a diferença. E não são caras, devido ao retorno que elas proporcionam. Talvez por conta disso é que estamos alinhados no marketing imobiliário a nível nacional. E ainda com forte inclinação a nível internacional que segundo Paulo Angelim, são ferramentas ligadas a tecnologia de ponta. Como por exemplo; a apresentação de um empreendimento pela web, on line e ao vivo. Que segundo ele, ainda só não é utilizado aqui, por conta do público que, por enquanto, não corresponde. “São tecnologias que estão fora do alcance do cliente e não de quem faz o mercado”, destacou.

Com informações do Jornal O Estado.

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