10 de julho de 2013

Mudança de casa sem estresse? É possível!



Você sente calafrios só de ouvir a palavra mudança? Pois saiba que é possível, sim, transportar todas as suas coisas para a casa nova sem confusão ou dor de cabeça.Não tem mágica: o segredo é muita organização. "Se a pessoa for bem organizada, dá para fazer a mudança em até uma semana e sem gastar muito", garante a personal organizer Roseli Rodrigues.

Aproveite para se desfazer de tudo aquilo que virou entulho no armário. Veja o planejamento certo para fazer uma mudança nota 10!

Contagem regressiva

Planejar e tomar decisões na hora certa evita gastos extras com imprevistos. Confira o que fazer antes do dia de mudar

6 meses

Se tiver esse tempo para se preparar, faça uma lista com tudo que tem na sua casa: de móveis até pequenos objetos. Organize os itens por cômodos. E avalie o que realmente vale levar para a casa nova e o que pode ser eliminado.

3 meses

É a hora de fazer a rapa! Analise tudo que tem nos armários, gavetas eestantes. Desapegue-se e livre-se de tudo que não usa mais. Que tal fazer um bazar para as amigas? Se preferir, doe tudo para instituições de caridade.

1 mês

Comece a empacotar todos os objetos que não usa no dia a dia, como livros, quadros e bibelôs. Este também é o momento de decidir como fará o transporte. Se quiser contratar uma transportadora, peça indicação para amigos e faça pesquisa de preço em pelo menos três lugares.

2 semanas

Faça a troca de endereço das principais contas de casa, como: água, luz, telefone, assinatura de televisão, jornal e revistas. E já agende os serviços para a nova casa. Aproveite para fazer uma boa faxina no imóvel novo, dedetize os cômodos e faça os ajustes necessários em todos os cantos.

1 dia

Como deve ter passado a semana inteira encaixotando, agora só resta mesmo guardar o que faltava nas caixas. Separe a roupa para o dia seguinte. Limpe e desligue a geladeira (deixe as portas abertas para arejar!).

Dicas de organização

· Assim que encher uma caixa, escreva tudo o que tem ali e a que cômodo essas coisas pertencem.

· Organize-se por ambientes.

· "Mande no caminhão de mudanças - que vai chegar depois de você - objetos que não usa muito", diz Roseli.

Também leve em consideração...

· O transporte: Caminhão-baú ou carreto? "A primeira opção é mais cara, porém mais segura", indica a especialista.

· A limpeza: Peça ajuda para familiares e amigos para fazer uma boa faxina na casa nova. "Lave a caixa d'água e cheque se as instalações elétrica e hidráulica estão funcionando perfeitamente", diz Roseli.

· A dedetização: Depois de tudo limpo, elimine as pragas: traça, cupim, formiga...

Dicas para economizar

· Pesquisar nunca é demais: "Busque na internet informações das transportadoras tradicionais, veja o preço e negocie. Fale com pelo menos três", diz Roseli.

· Empacote sozinha: Vale a pena contratar transportadora, porque ela desmonta e monta de novo os móveis. De resto, vale fazer sozinha para reduzir gastos. "Não lote as caixas para não ficar pesado para carregar", completa a personal organizer. Para acelerar o processo, já deixe separados jornais e revistas velhas, caixas, fita crepe, plástico bolha, tesoura e caneta esferográfica.

· Pegue caixas no mercado: Essa é uma boa economia. Procure caixas de vários tamanhos. Prefira as que ainda estejam em bom estado e as mais limpas.
Use revistas e jornais velhos: Reserve o plástico bolha para embalar a louça e peças delicadas. Para o resto, preencha os espaços entre os objetos com folhas de jornal e revistas velhas.

Com informações de Viva Mais (revista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário