29 de julho de 2013

Peças de porcelana e estampas em azul e branco contagiam a casa


Um clássico da decoração nobre e luxuosa, as pinturas em porcelana têm ganhado cada vez mais destaque na decoração. Com padrões característicos da Tailândia, da China, do Japão, da Índia e de Portugal, os desenhos sobre esse material se diferenciam pelos traços e pelas cores.

Os tailandeses costumam ser feitos à mão. Enquanto isso, os chineses trazem desenhos de dragões de sua cultura popular e os japoneses mostram o vermelho como representação de suas características cerejeiras. Os indianos caminham por uma tendência mais arrojada e os portugueses apostam no traço imperial do passado. Na foto abaixo, um papel de parede com desenhos tradicionais em pratos de porcelana decora o cantinho de uma casa. A sugestão é mais uma prova de que os padrões dessa estética estão deixando de ocupar apenas as peças de porcelana para enfeitar outros espaços.

A sala da casa do arquiteto Sig Bergamin tem uma decoração toda baseada na combinação de branco e azul, fazendo leves referências ao mar. Nas estampas de estofados e de móveis, é possível ver padrões que parecem vindos de uma coleção de porcelanas tradicionais. 

Se quiser investir na tendência em apenas um detalhe, que tal começar pelo tapete? A combinação listrada de azul e branco, com borda florida no mesmo padrão, é uma opção fácil, barata e que não tem erro.

Com informações do portal GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário