13 de novembro de 2013

Arquiteta dá dicas de decoração e instalação de luzes para o Natal


As festas de fim de ano estão chegando e decorar a casa com luzes faz parte dessa tradição. Arquiteta Lígia Franco dá dicas de como inovar e aponta alguns cuidados que devem ser tomados com relação à rede elétrica para que o proprietário usufrua da melhor forma possível

O famoso “pisca pisca” em volta da árvore de natal nunca sai de moda, porém hoje existem novas maneiras de utilizá-lo e que deixam a casa com um toque muito mais bonito e aconchegante. 

“Para sair do tradicional, é possível fazer a própria árvore com as luzes do pisca pisca. Utilizando fita dupla-face, é só fixar o fio na parede em formato de zigue-zague para criar a silhueta da árvore. Um jeito criativo de decorar a parede para a época.” diz Lígia Franco, arquiteta da Doutor Resolve.

Outra dica dada pela arquiteta é enrolar o pisca pisca de forma desordenada dentro de um pote de vidro vazio. Cria-se um peso de porta, um enfeite de mesa ou até mesmo, quando feito em várias unidades, pontos de luz em um corredor, diferente e bonito para a ocasião.

“Janelas iluminadas dão um ar natalino simples e charmoso ao ambiente, tanto instaladas internamente quanto do lado de fora. Suspender alguns fios de luz na parte de cima da porta e deixá-los pendurados também é uma boa ideia. O impacto à noite cria um efeito lindo!” diz Lígia.

Com relação aos ambientes externos a especialista ressalta que o cuidado com a decoração deve ser dobrado. “Decorações no jardim são lindas, mas os tradicionais piscas piscas não são a melhor opção. A exposição à chuva e ao calor podem danificar os fios. Existem modelos de luzes com fios impermeáveis que garantem o melhor funcionamento e segurança.”

No caso da utilização dos mesmos enfeites de anos anteriores, a indicação é observar se o fio não sofreu nenhum dano. O descascamento deles pode causar choques, entre outros problemas mais graves. “O mau funcionamento do pisca pisca, por excesso de carga ou projeto inadequado pode acarretar sobreaquecimento, curto circuito na instalação elétrica e até mesmo a um princípio de incêndio no ambiente, por isso deve-se manter as instalações longe de materiais infláveis, cortinas ou sofás, pois no caso de um incidente, esse materiais se tornam combustíveis para o fogo”, afirma a arquiteta. 

Deixar as luzes ligadas a noite inteira, além de ser perigoso, pesa no bolso do proprietário. O aquecimento ocasionado por lâmpadas muito tempo acesas pode provocar queimaduras e também iniciar incêndios. A recomendação é desligar durante a noite para evitar esse aumento exorbitante nos gastos e garantir a segurança.

O pisca pisca só deve ser ligado depois da instalação completa, e em nenhuma hipótese deve-se lidar com esse tipo de material com os pés ou mãos molhadas. Antes de trocar lâmpadas, organizar fios ou mudar o pisca-pisca de lugar, deve-se removê-lo da tomada. Caso haja necessidade de conexões entre os enfeites, o material apropriado é fita isolante, e não fita adesiva, esparadrapo ou algo similar.

Ainda de acordo com a especialista, o proprietário deve apenas realizar instalações básicas e simples. O conserto, a utilização de materiais diferenciados e outras necessidades, devem ser realizados por profissionais especializados.

Com informações do portal de notícias YAHOO

Nenhum comentário:

Postar um comentário