20 de novembro de 2013

Dicas de segurança e conservação para luzinhas de Natal



Com o Natal chegando, é hora de decorar a casa com muitos enfeites e, principalmente, luzinhas! No entanto, um leve descuido pode fazer com que essas luzes causem um curto-circuito ou até mesmo pifem com facilidade. Para saber como conservar as luzinhas de Natal e não ter nenhum tipo de problema, conversamos com o engenheiro eletricista Paulo Roberto Amoroso e com o especialista da Loja Elétrica Paulo Bettoni. Confira!

Dicas de conservação

Para que as luzinhas durem vários Natais, os especialistas dão algumas dicas para guardá-las corretamente e garantir sua conservação. Segundo Paulo Roberto, uma boa dica é enrolar as luzinhas em um carretel, ou algum apoio parecido, a fim de evitar futuros transtornos quando for instalar novamente. “É aconselhável sempre guardar em lugares que não tenham umidade, para evitar oxidação”, afirma.

Já Bettoni aponta que é importante guardar os “pisca pisca” com muito cuidado para evitar o rompimento do circuito elétrico. “Uma opção é enrolando-os em um papelão ou pedaço de madeira, isto o manterá esticado e desembaraçado”, diz.

E, o melhor de tudo: se forem bem guardadas, só precisam ser limpas uma vez só, quando forem utilizadas. Um pano seco para tirar a poeira já é o suficiente.

Como escolher a luzinha adequada

Pode parecer que as luzinhas de Natal são sempre as mesmas, porém existem opções diversificadas no mercado. O engenheiro eletricista conta que hoje existe uma série de tipos de luzes natalinas a LED, com grande diversidade de cores. “Geralmente a instalação das luzes com LED são mais fáceis do que as convencionais por serem mais compactas, resultando em maior luminosidade e baixo consumo de energia. Dentre os tipos, se destacam luzes de LED cascatas e cortinas em diversas configurações e mangueiras com LED em cores de luz transparente natural ou colorida”, afirma.

No entanto, o especialista da Loja Elétrica revela que os enfeites mais procurados são as luzinhas incandescentes em cordões, por serem mais baratas. “A opção mais econômica ainda é a a mangueira luminosa incandescente”, afirma.

Onde colocar as luzinhas de Natal

Para evitar transtornos, o usuário não deve instalar as luzes de natais convencionais (incandescentes) em lugares úmidos ou que estejam submetidos a água, para evitar curto-circuito.

“Porém, as mangueiras a LED são blindadas com o intuito de evitar curto-circuito quando são submetidas a água. É importante salientar ao usuário que sempre fique atento às luzes e em qual tensão de alimentação ela deva ser submetida, sempre verificando as informações do produto na embalagem”, diz o engenheiro.

As luzes de Natal também devem ser instaladas em locais longe do alcance de crianças e de animais domésticos.

Cuidados para evitar acidentes

Paulo Roberto explica que é necessário verificar como ficará a instalação elétrica, para evitar choques ou curtos–circuitos inesperados. “É muito importante evitar a instalação das luzes, principalmente as convencionais incandescentes, em locais que possam causar incêndios, como, por exemplo, regiões onde exista instalação a gás ou até mesmo forros antigos de madeira. É também aconselhável não deixar as luzes ligadas o tempo todo, para evitar superaquecimento da fiação e lâmpadas”, afirma.

Bettoni complementa que é necessário desligar o circuito elétrico quando estiver manuseando o equipamento e evitar embaraçar os fios para evitar a quebra destes. “Entre as medidas para prevenir acidentes, estão: observar a capacidade de correntes dos pinos que são ligados na tomada, que normalmente varia de 1,5 a 2,5 Amperes, e ainda evitar ligar jogos em série, ou seja, uns nos outros ou vários em uma mesma tomada com o auxílio dos pinos de 3 saídas. Deve-se verificar a tensão do circuito, já que isso pode sobrecarregar os condutores levando à queima do equipamento”, pontua.

Gasto de energia

Muitas pessoas evitam colocar luzinhas no Natal para economizar energia. Mas afinal, quanto é o gasto médio? É possível deixá-las ligadas bastante tempo? Os especialistas revelam que quando o assunto é consumo de energia, é importante deixar bem claro as opções disponíveis no mercado.

“Se forem as lâmpadas de Natal convencionais, cada lâmpada tem uma potência de 5W, geralmente o jogo contem 50 lâmpadas, resultando em 250W de potência total, alto consumo. Mas existe a alternativa das lâmpadas LED que podem até ser mais caras que as convencionais, mas em média têm um consumo de 10 a 18W , apresentando maior durabilidade de horas (média de 25.000 horas), melhorando a relação custo x benefício”, conta o engenheiro.

“Os circuitos podem ficar ligados 24 horas por dia, porém para reduzir o consumo de energia, o ideal é instalar um timer com uma programação de horário para funcionamento“, aconselha o especialista da Loja Elétrica.

Tempo de duração

As luzes de Natal convencionais duram em média 1.000h. Luzes de natal LED duram em média 25.000h, concluindo que as lâmpadas LED duram em média 25 vezes mais do que as lâmpadas convencionais. Isso é o equivalente a mais ou menos dois ou três Natais.

Consultoria

Paulo Roberto Amoroso, Engenheiro Eletricista da AW Elétrica.

Paulo Bettoni, especialista da Loja Elétrica.

Com informações da Revista Casa Linda

Nenhum comentário:

Postar um comentário