6 de novembro de 2013

Como organizar o gabinete da pia da cozinha



01) Deixe a área da pia sempre limpa

Lave a louça todos os dias e faça uma limpeza geral na pia antes de dormir. No método FLY Lady, é indicado “deixar a pia brilhando” antes de dormir porque isso eleva o moral – ter a pia limpa instantaneamente passa uma sensação de dever cumprido e de que a cozinha está em ordem – mais ou menos a mesma sensação de arrumar a cama no quarto. A diferença é que uma pia limpa também proporciona saúde aos moradores da casa, pois ali se concentram muitas bactérias. Por isso, tenha uma rotina diária de limpeza da pia, mantendo o mínimo de coisas possíveis sobre ela. Se possível, não deixe o escorredor e a lixeirinha sobre ela.

02) Instale travas de segurança nas portas do armário inferior se tiver crianças em casa, especialmente se forem pequenas

 É claro que a observação constante é a melhor aliada, mas evite acidentes. As travas podem continuar ali depois que elas crescerem para inibir a bagunça.

03) Procure não guardar panelas nesse gabinete, pois a umidade pode danificá-las

Aqui em casa, infelizmente temos somente essa opção, então procuro deixar o gabinete aberto sempre que possível. As panelas estão bem conservadas, mas isso porque temos poucas (somente as necessárias e que usamos sempre). Tente não guardar alimentos também, pelo mesmo motivo.

04) Utilize um escorredor de pratos para organizar baixelas, tampas de potes e outros recipientes rasos

Eles são uma opção barata e muito fácil de organizar esses itens, e o resultado visual fica muito bom.
Caixas e cestos de plástico ou metal podem ser usados para setorizar os itens guardados embaixo da pia. Você pode guardar artigos de limpeza, panos, luvas, sacos plásticos, detergentes, esponjas e outros do tipo dentro desses compartimentos. Não faça isso se você guarda panelas e outros recipientes utilizados para armazenar alimentos, para não correr o risco de contaminação.

05) Se o espaço for grande, use pequenos armários ou sapateiras pequenas vendidas de forma avulsa 

Elas formam uma espécie de prateleira baixinha ideal para otimizar tais espaços.


Organizar cozinhas hoje em dia é um grande desafio, porque temos cada vez menos espaço. Com algumas soluções simples, organizar esse espaço vira um processo um pouco mais tranquilo.

Com informações do site Vida Organizada

4 comentários: