4 de novembro de 2013

Espaço embaixo da escada e mais dicas para aproveitar cada cantinho



Aproveitar bem os espaços da casa não é uma necessidade exclusiva de quem vive em ambientes pequenos. Decoração bonita também tem que ser equilibrada: cada cantinho é aproveitado, sem vazios ou amontoados. Na lista abaixo, mostramos dicas para garantir esse equilíbrio nos cômodos mais desafiadoras da casa. Até debaixo da escada é possível achar espaço. Veja só.

1- Embaixo da escada

Uma aposta dos arquitetos hoje para não desperdiçar essa área é criar uma pequena estante com livros e objetos de decoração dividindo as prateleiras. Ao lado desse cantinho, uma mesa de trabalho cria o home office perfeito. Para quem tem filhos em casa, o espaço pode virar uma brinquedoteca reservada aos pequenos.

2- No quarto de casal

Até mesmo em um cômodo bem pequeno, como o da foto abaixo, é possível unir decoração e organização. A arquiteta e apresentadora do "Decora", Bel Lobo, usa luminária como divisória e tábuas coladas à parede para separar o escritório da área da cama. Em vez de pendurados, os quadros enfeitam a cabeceira da cama, que ainda guarda um abajur de cada lado.

3- No banheiro pequeno

Revestir piso e paredes com porcelanato que imita madeira faz com que o ambiente ganhe continuidade e profundidade. O espelho e a porta de vidro do box ajudam na estratégia. O resto é pura decoração funcional: no lugar de gavetas tradicionais, caixas rústicas servem para guardar acessórios e objetos de banho.

4- Na cozinha estreita

Engana-se quem pensa que, para ter uma cozinha com ilha, é preciso ter um cômodo muito grande. No caso de cozinhas estreitas, a estratégia deixa de ser problema e vira uma solução. Colocar pia e fogão em lados opostos, mas bem próximos, cria mobilidade no espaço. E ainda sobra superfície fazer refeições sobre a bancada.

5- No conjugado

Fazer caber sala, quarto, cozinha e banheiro em um apartamento com menos de 40 m² é um desafio daqueles. Uma dica infalível para facilitar esse processo é elevar o local da cama, como em um mezanino e escadinha de acesso. Além de charmosa, a divisão é funcional e prática.

Com informações do site GNT

Um comentário: