15 de dezembro de 2010

Prorrogação de IPI reduzido em material de construção beneficia baixa renda

A população com renda até cinco salários mínimos será a principal beneficiada pela prorrogação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para os materiais de construção até dezembro de 2011.

“O decreto é válido para a cesta básica de material de construção, ou seja, aqueles produtos imprescindíveis na construção de uma casa popular”, disse o presidente da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), Cláudio Elias Conz.

De acordo com a associação, os materiais beneficiados ficam em média 8,5% mais baratos aos consumidores. “Quem sentiu mais os efeitos da medida foram os consumidores de menor poder aquisitivo, que geralmente fazem mais pesquisas de preço e optam pelos produtos mais em conta”.

Conz afirmou que, para quem estava construindo uma casa popular – com valor em torno de R$ 40 mil -, a desoneração gerou uma economia de R$ 1,5 mil ou a construção de um cômodo como o banheiro, por exemplo.

Sem pressão nos preços

Ainda segundo a Anamaco, a prorrogação do IPI reduzido possibilitará um planejamento melhor das obras pelas construtoras e, além disso, os programas habitacionais em andamento não devem pressionar os preços ou causar desabastecimento no setor.

“O principal impacto da desoneração foi devolver o direito à moradia de qualidade e justiça social. O sonho da casa própria voltou a ser possível”, comentou Conz.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou no dia 29 de novembro a prorrogação da redução do IPI para materiais de construção para até o dia 31 de dezembro de 2011. A princípio, a desoneração estava prevista para acabar no dia 31 de dezembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário