O faturamento das pequenas e microempresas cresceu 8,1% no primeiro trimestre de 2012, chegando a R$ 85,4 bilhões, alta de R$ 6,4 bilhões em relação ao mesmo período de 2011, segundo a Pesquisa Indicadores do Sebrae-SP. Embora o resultado do trimestre tenha sido positivo para as pequenas e microempresas, a indústria teve um desempenho negativo, de - 0,6%.
O comércio teve um acréscimo de 11% na receita, e serviços faturou 8,5% a mais no período analisado.“As reduções nos juros básicos (taxa Selic), registradas nos últimos meses de 2011 e início de 2012, deverão contribuir para um aumento no nível de atividade da economia, no segundo semestre de 2012, inclusive para a indústria”, afirma o consultor do Sebrae-SP, Pedro Gonçalves.
Ainda segundo a Pesquisa, a expectativa dos proprietários de pequenas e microempresas em abril de 2012 é de estabilidade para o faturamento da empresa nos próximos seis meses: 50% acreditam em manutenção na receita da empresa, ante 48% em abril/11. Otimismo Para o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, o cenário é positivo. “As expectativas para o restante do ano são relativamente favoráveis.
Com o crescimento da ocupação e renda na economia e juros básicos menores, o nível de atividade da economia deve crescer no segundo semestre.” Diante desse cenário, Caetano recomenda que os empresários se planejem para aproveitar as oportunidades de vendas, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados."Gestão do estoque, contratação de temporários e promoções para atrair a clientela precisam ser planejados desde já”, aconselha.
Com informações do Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário