31 de maio de 2012

Organize seu quarto

Um dos segredos para manter um quarto com aparência de novo é a organização. Profissionais especializados no assunto, os personal organizers, conhecem truques para garantir ao ambiente o charme e o conforto que ele merece.

Confira as dicas de Cida Morais e Vera Corradi de Abreu. Armários, prateleiras e closets - Um bom jeito de começar é por uma faxina eficaz, descartando tudo o que não é necessário e não mais será utilizado. Desta forma, o espaço é desocupado e preparado para novos objetos. Valem roupas que já não servem, acessórios da estação passada e sapatos desgastados.

 - Comece pelas prateleiras superiores. Nelas, você deve guardar as roupas da estação anterior em sacos apropriados. As mais utilizadas devem estar ao alcance das mãos.

 - No cabideiro, siga o padrão ton sur ton para pendurar as cores escuras na esquerda e as mais claras na direita. As mais pesadas e compridas também devem ficar na esquerda, enquanto as leves e curtas, à direita.

 - Na gaveta de roupas íntimas, o uso de colmeias é indispensável. Para improvisar, a dica é utilizar uma cartolina recortada e encaixada para separar as peças também pelo padrão de cores.

 - Roupas de cama: Em uma prateleira, monte uma pilha para lençóis de casal e outra para lençóis de solteiro. Economize espaço com as toalhas, dobrando-as em rolinhos. Organizadores a vácuo podem ajudar a comprimir as peças.

 - Camisetas, blusas de malha, suplex, seda e moletons devem ser guardados em gavetas, também em rolinhos para evitar vincos.

 - Sapatos: mantenha os mais utilizados em uma sapateira, mas não se esqueça de limpá-los após o uso. Guarde em sacos plásticos os que possuem uso menos frequente ou que sejam de materiais refinados. Higienização e conservação do quarto

 - Cama: Deve estar sempre arrumada para não aparentar desleixo. Para prevenir a infestação de ácaros, coloque o colchão periodicamente no sol e tenha o hábito de virá-lo, evitando marcas de posição pelo uso constante.

 - Cortinas: De acordo com Cida Morais, devem ser aspiradas a cada 15 dias e lavadas duas vezes por ano. Durante este processo, deixar de molho de um dia para o outro, trocando a água três vezes – a primeira após 20 minutos, para que a poeira não manche o tecido. No dia seguinte, para finalizar, lave-a na máquina, selecionando o programa para peças delicadas. Seque à sombra. Caso a cortina seja de fibra natural, use apenas o aspirador. No caso das persianas, Cida recomenda o uso do espanador e a lavagem a cada dois anos por uma empresa especializada. Dica: caso você queira guardar suas cortinas por algum tempo, Vera recomenda que elas estejam limpas e acondicionadas em uma fronha de tecido para protegê-las do pó ou de objetos que possam puxar fios do tecido. Manter em local seco e sem claridade.

 - Carpetes e tapetes: devem ser aspirados diariamente para retirar poeira, areia e terra, adverte Cida. Cuide de seus móveis de madeira “Eles devem ser raspados e envernizados somente quando estiverem riscados ou manchados irremediavelmente”, aconselha Cida Morais. Para os móveis envernizados ou tingidos, retire o pó com pano branco e macio, levemente umedecido em água. Seque em seguida com flanela branca e macia. Atenção: não utilizar óleos, ceras e produtos químicos ou abrasivos, pois poderão manchar e até mesmo danificar a superfície do móvel. Uma limpeza eficaz depende do acabamento do móvel, de acordo com Vera Corradi de Abreu:

 - Madeira pintada ou laca: não utilizar lustra-móveis ou ceras, pois podem danificar a cor e a decoração. Aspire o pó regularmente com uma escova acessória. Utilize uma esponja para remover manchas e marcas de dedos. Se o uso de cera for imprescindível, aplique uma sólida apenas uma vez ao ano. Caso o móvel esteja danificado, encaminhe para o tratamento com um profissional de confiança.

 - Madeiras enceradas: “Superfícies de madeira enceradas têm um brilho suave e requerem apenas uma aplicação ocasional de lustra-móveis para mantê-los bonitos”, comenta Vera. No entanto, deve-se tomar o cuidado de não utilizar cera em um móvel já encerado. “A cera entope os poros da madeira, causando seu ressecamento e tornando-a quebradiça”, adverte.

 - Madeiras Especiais (vime, rattan, bambu e junco): Aspire o pó regularmente, usando a escova acessória; eventualmente, passe uma esponja para remover manchas e marcas de dedos. Com a exceção de assentos de cadeiras que se danificam com a umidade, procure ocasionalmente enxaguar madeiras especiais com água para restaurar a umidade das fibras.


Com informações do site Portal Decoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário