18 de julho de 2011

Estudo revela expectativa de crescimento na construção

De acordo com a avaliação dos empresários da indústria da construção civil, o número de empregados atingiu em junho o valor mais alto desde janeiro. O dado é da pesquisa Sondagem da Indústria da Construção, divulgada pela Fiepe, que analisa mensalmente, a partir de questionários respondidos pelo empresariado da construção civil, a conjuntura do setor.

Na escala utilizada pela pesquisa, onde valores maiores que 50 indicam projeções positivas, o indicador número de empregados marcou 58,8 pontos, superior em 3,8 pontos ao resultado do mês anterior. O índice alcançado em Pernambuco também superou em 4 pontos as médias do Brasil e do Nordeste.

Para Danyelle Monteiro, economista da Unidade de Pesquisas Técnicas da Federação, o aquecimento do setor vem aumentando desde o ano passado, principalmente com projetos, como Minha Casa Minha Vida e o aperfeiçoamento de trabalhadores da construção. “ O aprimoramento do trabalhador também contribui para o aumento da mão de obra qualificada, existe um planejamento em cima das necessidades das indústrias”, destaca Monteiro.

O nível de atividade do setor da construção no mês de maio também se mostrou positivo. Chegou a 51 pontos, revelando uma recuperação de 6,3 pontos, no comparativo com o mês de abril.

Além da conjuntura atual, a Sondagem também analisa as expectativas de empresários da construção para o futuro próximo do setor, até seis meses. Foi constatado em meses anteriores, que o otimismo continua alto. A expectativa para o nível de atividade futura no Estado foi a maior, com 62,5 pontos, próxima à média nacional (63,0). Em seguida aparecem as expectativas para novos empreendimentos e serviços, com 61,3 pontos e número de empregados e compra de insumos, ambos com 58,8 pontos.
A pesquisa vai servir para informações estratégicas e decisões que serão tomadas no setor empresarial.

Com informações do Jornal Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário