30 de julho de 2011

Município de Marco é referência no mercado moveleiro cearense

O município de Marco constitui-se como o maior pólo moveleiro do Ceará, com 28 empresas, entre micro, pequenas e grandes, gerando aproximadamente 1.700 empregos diretos. As fábricas da região se especializaram em móveis residenciais de madeira maciça, como também em compensado, alumínio, mármore, vidro e fibras naturais (rattan).

Com o crescimento do pólo moveleiro de Marco, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae-CE) caracterizou o município como um Arranjo Produtivo Local (APL). As empresas de um APL estão localizadas no mesmo território e são especializadas em determinado setor produtivo mantendo entre si e com instituições, como governos, associações empresariais, financiadoras de crédito, ensino e pesquisa, algum vínculo de articulação, interação, cooperação e aprendizagem.

O APL do município foi estruturado a partir do trabalho realizado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário do Ceará (SindMóveis), com o apoio de grande parte do empresariado local, gerando centenas de empregos diretos. Com isso, o arranjo contribui para a geração de renda e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida da população. De acordo com o presidente do SindMóveis, Júnior Osterno, existe a preocupação em qualificar os profissionais do ramo, hoje 26 supervisores de Marco estão sendo capacitados, através do curso Gestão Industrial oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O grande desafio do pólo moveleiro de Marco neste momento está em fazer com que os móveis fabricados naquele município tenham a mesma penetração de mercado que as originárias do Sul, tanto em participação de mercado como em qualidade. “A expansão das lojas pelas regiões Norte, Nordeste e parte do Sudeste do País, ampliou consideravelmente a participação do Ceará no mercado, mas o objetivo é chegarmos ainda mais longe, investindo em tecnologia e qualidade”, disse Júnior Osterno.

Reconhecidas no Estado, as empresas tiveram a oportunidade de participar como expositores em eventos, como a Tecnhotel, feira especializada no setor hoteleiro; e a Top Móvel, uma das maiores do setor de móveis, que terá sua próxima edição em Fortaleza, no ano que vem. Em outro momento, elas visitaram a Fimma, feira de máquinas e equipamentos, realizada em Bento Gonçalves. Constam ainda dentre os eventos a Movexpo, feira nacional de móveis para a região Nordeste, com sede em Recife. Visando conquistar novos mercados marcaram presença também no Encontro Internacional de Negócios do Nordeste, promovido pelo Sebrae/CE, na Capital. Uma das empresas de maior destaque na região, Osteno Móveis, teve presente em eventos como, Fenavem, em São Paulo, MovelSul, em Bento Gonçalves, entre outros.

Investimento na Qualidade

Visando atender as demandas dos pólos moveleiros do Estado, o SindMóveis desenvolve desde 2009, em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical e a Embrapa Floresta, projeto pioneiro para teste e seleção de espécies arbóreas a serem utilizadas na indústria moveleira de Marco.

Com a iniciativa, além de ampliar a produtividade, o SindMóveis potencializa a melhoria da qualidade da matéria-prima utilizada pela indústria moveleira do Ceará.

O Projeto, pioneiro no segmento florestal, tem como objetivos testar e selecionar espécies arbóreas não-tradicionais, durante três anos. Com os resultados das análises de qualidade da madeira dessas espécies, é possível obter informações importantes para o desenvolvimento ou aplicação de métodos de seleção genética que visam melhorar diretamente a qualidade dos produtos desenvolvidos pelo setor moveleiro.

Com informações do Jornal O Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário