28 de julho de 2011

Sondagem Indústria da Construção revela crescimento do setor no primeiro semestre de 2011

Dados da Sondagem Indústria da Construção de junho, divulgados ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela CBIC, revelam que o setor voltou a registrar crescimento em junho de 2011, encerrando o semestre com um resultado positivo.

Esse foi o segundo mês em que a atividade cresceu no ano. De acordo com a pesquisa, a situação financeira, que no primeiro trimestre foi avaliada como satisfatória (indicador em 50,8 pontos), agora já é considerada mais que satisfatória (53,8 pontos).

A sondagem revela também que o acesso ao crédito foi considerado difícil, mas que essa sensação foi menos disseminada que no trimestre anterior.

O crescimento no mês de referência, no entanto, foi restrito às grandes empresas. As pequenas e médias apresentaram nível de atividade igual ao mês anterior. As grandes também são as únicas que apresentam atividade aquecida, o que mostra que, a despeito do bom momento da indústria da construção, alguns problemas estruturais persistem e afetam de forma mais intensa as empresas de menor porte.

A expectativa para os próximos seis meses é de crescimento. No entanto, o crescimento sustentado de longo prazo só pode ser viabilizado com uma maior atenção a esses problemas. A falta de mão de obra qualificada continua a ser o principal problema da indústria da construção, e já começa a se refletir em custo para a empresa.

O item alto do custo da mão de obra tornou-se o terceiro mais assinado pelos empresários, representando 40,4% das grandes empresas. A pesquisa foi realizada no período de 1º a 15 de julho de 2011.

Com informações de Sandra Bezerra (CBIC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário