16 de janeiro de 2013

Pretende morar sozinho? Conheça 10 dicas para ajudá-lo a montar seu apartamento



Morar sozinho é o sonho de muita gente, não ter horários, uma casa só pra você, parece um sonho, mas quem deseja realizar esse sonho deve atentar-se a alguns detalhes primeiro, por que senão o sonho pode virar um pesadelo. Para os iniciantes que irão preparar sua primeira moradia, a arquiteta Adriana Victorelli, do escritório de arquitetura Neo Arq, aponta quais são os primeiros pontos a pensar. Confira a seguir 10 dicas para quem precisa montar seu "cantinho da independência".

1 – Uma das maiores vantagens de morar sozinho é que a decoração pode ser feita a seu bel prazer. É possível personalizar de inúmeras maneiras e em diversos espaços diferentes, variando o gosto de cada um.

2 – Ao mesmo tempo, é importante tomar cuidado para não exagerar na personalização. "É importante equilibrar e tomar cuidado pra não colocar itens demais e carregar o ambiente, porque o morador pode enjoar após um tempo", explica Adriana.

3 – Parar apartamentos pequenos, a dica é utilizar a cor clara (branco ou bege) nas paredes ou pisos, pois dão a ilusão que o espaço é maior. Espelhos também são uma boa pedida já que eles dão uma sensação de amplitude, além de combinarem com praticamente qualquer coisa.

4 – Para quem gosta de receber visitas,  as cozinhas americanas são indicadas, pois deixam o espaço mais livre e possibilita a aproximação. Abuse dos armários embutidos que vão até o teto.

5 - O banheiro deve ter o menor número de objetos soltos possível. Em cima da pia, coloque aquilo que é usado todos os dias e poucos objetos decorativos fáceis de limpar. A tendência atual para pisos e azulejos são as cores claras e a textura lisa, pois facilitam a limpeza.

6 – Jovens geralmente gostam mais de eletrodomésticos modernos, mas procure ficar atento para não deixar a casa “fria”. Móveis com cores “queimadas” podem dar o ar de aconchego necessário para equilibrar o ambiente.

7 – Prefira os racks as estantes, pois eles ocupam bem menos espaços, são ideais para a sala de estar. Se você costuma receber visitas em casa, a ideia é ter um sofá grande que acomode muita gente , ao invés de pufes que ocupam muito espaço e acomodam pouca gente.

8 - Tinta acrílica semi-brilho é mais prática, pois basta um pano úmido para fazer a limpeza. No teto, Adriana recomenda látex branco neve. Para um ar mais moderno, escolha uma parede para pintar de uma cor ou tom diferente das demais.

9 - Escolha um piso que não manche com facilidade e não quebre, como o porcelanato.
10 – Deixe tomadas e saídas de fios de telefone e TV em vários lugares, dessa forma, você não terá problemas quando quiser mudar alguns móveis de lugar.

Com informações do Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário