9 de maio de 2014

Dicas para armazenar sua garrafa de whisky


O whisky é uma bebida forte e espirituosa, que requer alguns cuidados simples em seu armazenamento, com o objetivo de manter suas propriedades e evitar a deterioração. Siga estas dicas básicas e tenha a certeza de estar desfrutando, sempre, do melhor que o seu whisky pode oferecer:

1. Se a garrafa não foi aberta e pretende armazená-la durante um bom tempo, procure não expô-la a temperaturas extremas. Assim seu sabor será conservado por um período de até 30 anos. Mas tenha em mente que, com o passar dos anos, há sempre uma perda em razão da evaporação.

2. Se uma garrafa de whisky permanece aberta, o oxigênio pode afetar suas características. Para evitar isso, é importante manter uma boa vedação. Use a rolha de cortiça para tapar a garrafa, isso vai ajudar a manter o sabor original da bebida. A garrafa com vedação ruim pode ter seu processo de evaporação acelerado.

3. Na Escócia, de acordo com a lei do whisky, só é considerado - para efeitos de idade - o tempo de maturação dentro dos barris de carvalho. Na garrafa o líquido não envelhece. Ou seja, uma garrafa de 12 anos, ainda que seja guardada por mais 20, continuará tendo 12 anos.

4. Não utilize uma garrafa diferente da original, mantenha o licor na garrafa na qual foi envasado. Elas são especialmente desenvolvidas e projetadas para evitar exposição aos raios do sol, que acelera a evaporação da água, fazendo com que o whisky perca a sua identidade. Se você quiser usar outro recipiente, é recomendável verificar se a garrafa é de boa qualidade e possui uma boa tampa.

De acordo com Sam Simmons, embaixador mundial do whisky premium The Balvenie, "Seguindo esses simples passos, você garantirá que seu whisky seja o melhor possível para o consumo, mantendo suas características essenciais como o sabor, aroma e corpo."

Recomenda-se manter a garrafa de whisky em local escuro, fresco e seco, fora do alcance do sol. Uma opção é colocar a garrafa em uma caixa, já que a luz artificial também pode afetar a cor do whisky.

Com informações do site Vem Bebida.

Um comentário: