15 de abril de 2013

Veja 4 passos que vão ajudar você a organizar sua rotina




Você sabe dizer se sua rotina é organizada? Algumas pessoas levam uma rotina sem o menor planejamento, o que pode resultar em perda de tempo, dinheiro e consequentemente saúde. Pensando nisso, o site bbel.com.br listou 4 dicas que vão ajudar você a organizar melhor a sua rotina no seu dia a dia.
1 – Saiba o que há para ser feito
Liste aquilo que precisa ser feito naquele dia. Assim você evita a correria para realizar tarefas que deveriam ter sido feitas no dia anterior. Christian Barbosa, especialista em administração do tempo, conta que a organização tem o papel de reduzir a perda de tempo, tornando-o mais flexível. "A vida sempre vai criar rotinas e o nosso papel é deixá-las cada vez mais flexíveis. A pessoa precisa ter controle sobre essa rotina para ter liberdade de alterá-la.  Se a pessoa não tem um registro escrito ou noção, a rotina vai acontecendo aleatoriamente". Afirma.
2 – Faça uma tabela para fixar em um local acessível
Crie uma tabela com as coisas que você vai realizar pelos próximos dias, mantendo uma organização melhor daquilo que está sendo feito. Ela vai precisar ter duas colunas: uma para as atividades profissionais e outra para as atividades pessoais. Jônia Felício, coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário São Camilo, comenta que é um erro manter as duas esferas em planejamentos separados. "Às vezes as pessoas não conseguem cumprir um ou outro compromisso porque eles competem, por exemplo, tenho muitas tarefas no trabalho, mas preciso ir ao dentista, então esse compromisso precisa estar listado", argumenta a professora.
3 – A cada dia, realize ao menos uma coisa até o fim
Para manter a rotina mais organizada estabeleça tarefas que serão iniciadas e concluídas naquele dia. É importante ter um registro disso para evitar o conhecido “eu termino isso amanhã” que vai entupir sua rotina de coisas ao longo do tempo. "Sem isso pode se instalar o hábito de adiar, que se chama procrastinar. Por exemplo, eu tenho dez coisas para fazer, mas duas eu tenho de acabar hoje, não posso aceitar que as dez fiquem em aberto", orienta Jônia Felício. Eleja suas prioridades e decida quais tarefas podem ser adiadas para que outras possam ser terminadas naquele dia.
4 – Crie de antemão uma hierarquia para imprevistos e novas tarefas
Saber lidar com os imprevistos e novas tarefas significa, por exemplo, ter consciência de que não é possível planejar 100% de seu dia. Para que essas situações não causem tumultos cotidianos, é importante criar uma hierarquia a respeito de qual tipo de demandas são prioritárias sobre outras.
Entre solicitações de seus chefes, de seus filhos, de seus subordinados e as suas próprias, por exemplo, quais serão mais urgentes do que as outras e quais merecem que você interrompa o que está fazendo para resolver? Segundo a professora Jônia Felício, você não precisa esperar que o imprevisto se apresente para estabelecer esses parâmetros. Ao criar essa hierarquia de antemão é possível, inclusive, se tornar mais ágil na solução de problemas.

Com informações do site bbel.com.br

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