Você
sabe dizer se sua rotina é organizada? Algumas pessoas levam uma
rotina sem o menor planejamento, o que pode resultar em perda de
tempo, dinheiro e consequentemente saúde. Pensando nisso, o site
bbel.com.br listou 4 dicas que vão ajudar você a organizar melhor a
sua rotina no seu dia a dia.
1
– Saiba o que há para ser feito
Liste
aquilo que precisa ser feito naquele dia. Assim você evita a
correria para realizar tarefas que deveriam ter sido feitas no dia
anterior. Christian Barbosa, especialista em administração do
tempo, conta que a organização tem o papel de reduzir a perda de
tempo, tornando-o mais flexível. "A vida sempre vai criar
rotinas e o nosso papel é deixá-las cada vez mais flexíveis. A
pessoa precisa ter controle sobre essa rotina para ter liberdade de
alterá-la. Se
a pessoa não tem um registro escrito ou noção, a rotina vai
acontecendo aleatoriamente". Afirma.
2
– Faça uma tabela para fixar em um local acessível
Crie uma tabela com
as coisas que você vai realizar pelos próximos dias, mantendo uma
organização melhor daquilo que está sendo feito. Ela vai precisar
ter duas colunas: uma para as atividades profissionais e outra para
as atividades pessoais. Jônia Felício, coordenadora do curso de
Psicologia do Centro Universitário São Camilo, comenta que é um
erro manter as duas esferas em planejamentos separados. "Às
vezes as pessoas não conseguem cumprir um ou outro compromisso
porque eles competem, por exemplo, tenho muitas tarefas no trabalho,
mas preciso ir ao dentista, então esse compromisso precisa estar
listado", argumenta a professora.
3 – A cada dia,
realize ao menos uma coisa até o fim
Para manter a rotina
mais organizada estabeleça tarefas que serão iniciadas e concluídas
naquele dia. É importante ter um registro disso para evitar o
conhecido “eu termino isso amanhã” que vai entupir sua rotina de
coisas ao longo do tempo. "Sem isso pode se instalar o hábito
de adiar, que se chama procrastinar. Por exemplo, eu tenho dez coisas
para fazer, mas duas eu tenho de acabar hoje, não posso aceitar que
as dez fiquem em aberto", orienta Jônia Felício. Eleja suas
prioridades e decida quais tarefas podem ser adiadas para que outras
possam ser terminadas naquele dia.
4 – Crie de
antemão uma hierarquia para imprevistos e novas tarefas
Saber lidar com os
imprevistos e novas tarefas significa, por exemplo, ter
consciência de que não é possível planejar 100% de seu dia.
Para que essas situações não causem tumultos cotidianos, é
importante criar uma hierarquia a respeito de qual tipo de demandas
são prioritárias sobre outras.
Entre solicitações
de seus chefes, de seus filhos, de seus subordinados e as suas
próprias, por exemplo, quais serão mais urgentes do que as outras e
quais merecem que você interrompa o que está fazendo para resolver?
Segundo a professora Jônia Felício, você não precisa esperar que
o imprevisto se apresente para estabelecer esses parâmetros. Ao
criar essa hierarquia de antemão é possível, inclusive, se tornar
mais ágil na solução de problemas.
Com informações
do site bbel.com.br
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