11 de setembro de 2013

A cozinha é a nova sala



Tempo exíguo, rotina cansativa e vida mais cara impeliram o cotidiano à simplificação nos últimos 15 anos. Natural que a transformação reverberasse dentro de casa. Estar junto da família e dos amigos, valorizar esses momentos, mesmo em tarefas triviais, tornou-se o caminho para a alegria e o prazer. Fruto dessa realidade, a maior das consequências na arquitetura de interiores é a integração parcial ou total da cozinha ao restante do lar, incorporando o ambiente funcional ao convívio geral.

Se em 1998 o fechamento da sacada era uma das necessidades, como retratou Casa&Cia em sua primeira edição, em 2013 a cozinha se consolida como extensão da residência sem divisórias permanentes, é frequentada por todos e até perdeu a cara de simples... cozinha. Ganhou aparelhos sofisticados e o nome de gourmeteria.

Neste apartamento de 150 metros quadrados no bairro Bela Vista, na Capital, todos os fatores conduziam para a nova formatação. Entregue pela construtora com planta convencional e ambientes bem definidos, a derrubada da parede que separava a cozinha do living foi sugerida logo nos primeiros encontros com os arquitetos Daniela Zaffari e Geraldo Collares, do escritório Zaffari & Faria Arquitetura, dupla responsável pelo projeto e pela execução.

– Sempre que a planta baixa aceita e a dinâmica familiar permite, propomos a integração como primeira alternativa em uma reforma de living – explica Daniela.

Valorização do convívio
O layout do estar com 72,6 metros quadrados totais foi definido para integrar a vista dos janelões frontais e facilitar a circulação. Com a sacada fechada, agora o skyline porto-alegrense vislumbrado do nono andar pode ser também contemplado de todos os pontos da ampla área social.

– Hoje, as comemorações antes limitadas ao living se estendem até a cozinha – conclui.

Neutro sem interferência
Diferentes recursos contribuem para a unidade visual e a sensação de amplitude deste imóvel habitado por um casal de médicos e dois filhos. O piso de todo o apartamento recebeu tacos de madeira clara e as paredes são todas pintadas de branco – mesma cor dos painéis sob medida e da frente de vidro dos armários.

A escolha geral neutra tem um motivo: admiradores de arte e de design, os proprietários queriam valorizar suas obras e peças diferenciadas na decoração.

Com informações do site de notícias Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário