15 de fevereiro de 2011

Crédito precisa ficar mais fácil para impulsionar vendas de imóveis populares em 2011

Crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal cresceu 57,2% no ano passado


A venda de apartamentos populares continuará a ter destaque no mercado imobiliário em 2011, mas para isso a liberação de crédito terá de ficar mais rápida e fácil, segundo avaliação do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), que consta de estudo divulgado nesta segunda-feira (14).


Segundo o estudo, os imóveis de dois dormitórios sem elevador e de perfil econômico lideraram os lançamentos no interior de São Paulo nos últimos anos; entre os fatores a ajudar esse resultado está a facilidade para conseguir crédito bancário – além do programa Minha Casa, Minha Vida e do aumento da renda das famílias das classes C e D.


No ano passado, a linha de financiamento habitacional da Caixa Econômica Federal fechou 2010 com contratações de R$ 77,8 bilhões - expansão de 57,2% em relação a 2009. Desse total, R$ 27,7 bilhões foram realizados com recursos da poupança, respondendo por 203,9 mil moradias.


De acordo com o Secovi-SP, o lançamento e as vendas de imóveis de luxo e aqueles voltados para a classe média-alta deverão permanecer estáveis, e a oferta de imóveis residenciais e salas comerciais para locação também é uma das tendências do mercado imobiliário para este ano.


Nos próximos 12 anos, o Brasil vai precisar de 900 milhões de metros quadrados de terrenos urbanos para construir algo em torno de 24 milhões de moradias, conforme estimativa do estudo Construbusiness Fiesp 2010.


O Secovi destaca que cidades compactas, com trabalho, moradia e lazer próximos, solucionando, em boa parte, os problemas de mobilidade é um modelo adotado mundialmente.


- O estabelecimento de boas regras de ocupação urbana - compacta e sustentável - é a forma de manter o sucesso das políticas de desenvolvimento imobiliário e das cidades.(R7)

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