24 de agosto de 2011

Bancos esperam que demanda por crédito imobiliário aumente.

De acordo com a pesquisa “Indicadores de condições de crédito”, as instituições financeiras esperam que a demanda pelo segmento do crédito habitacional aumente nos próximos três meses. Isso porque, no segundo trimestre de 2011 ela estava em 0,75 pontos e subiu para 0,88 no período seguinte.


Realizado pelo Banco Central e divulgado nesta sexta-feira (19), o levantamento ainda verificou que a oferta se manterá estável entre um trimestre e outro, porém, a aprovação dos empréstimos para compra de casas apresentou o mesmo movimento que a demanda: vai subir.


As instituições financeiras tinham uma expectativa de aprovação na casa de 0,25 para os últimos três meses e ela aumentou para 0,50 para o próximo trimestre.


Sobre a pesquisa
O levantamento é feito por meio de perguntas qualitativas sobre a expectativa dos bancos para o trimestre seguinte. As respostas são divididas nos seguintes segmentos: grandes corporações, pequenas e médias empresas, pessoas físicas e financiamento imobiliário.


Os bancos podem responder as questões com números que vão de -2, o cenário mais restritivo, até +2, cenário considerado mais flexível. Dentro dessa margem, o -1 demonstra cenário moderadamente mais restritivo e o +1, moderadamente mais flexível. Já o zero é o cenário neutro para os próximos três meses.


Os dados foram coletados entre os dias 20 de junho de 2011 e 8 de julho do mesmo ano, sendo que o universo do crédito ao consumidor entrevistou 15 conglomerados/IFs (representando 86,7% do total da carteira), e o do crédito habitacional, 8 conglomerados/IFs (os quais representam 99,7% do total da carteira).(infomoney)

Com informações Joel Francischetti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário