2 de dezembro de 2011

Reforma no fim do ano requer atenção


Com a aproximação do Natal, muitas famílias querem reformar a casa para as festas de fim de ano a fim de receber amigos e familiares. Porém alguns cuidados devem ser tomados antes da reforma para não haver dores de cabeça depois.

“É fundamental fazer um planejamento. É preciso compreender as reais necessidades da reforma e listar tudo o que se deseja realizar”, ensina a arquiteta e coordenadora do Clube da Reforma e de projetos da Associação de Cimento Portland (ABCP), Carina Saito, em entrevista ao Jornal O Estado de São Paulo. Ela explica ainda que com as necessidades e custos determinados se torna mais fácil planejar a obra e adaptar o orçamento para não faltar dinheiro no meio da reforma.

A contratação dos profissionais que irão realizar a obra também é um fator importante, e o meio mais confiável de se chegar a esses trabalhadores é por meio de indicação de um amigo ou conhecido. “Porém, antes de contratar procure referências, visite alguma obra realizada pelo profissional e avalie a proposta apresentada”, aconselha Carina, complementando que deve se fazer uma comparação entre vários profissionais e a partir dai escolher o melhor.

Outra dica importante é quanto ao pagamento, ele deve ser feito em etapas previamente negociadas com os profissionais da obra, dessa forma você garante que a reforma não seja abandonada.

O arquiteto Glaucio Gonçalves, da Espaço Brasileiro de Arquitetura, explica que um projeto bem executado só será possível através da contratação de um profissional gabaritado da área, arquiteto ou engenheiro civil, que irá estabelecer todos as etapas do processo, além de definir o material a ser utilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário