19 de dezembro de 2011

Saiba como valorizar seu imóvel

Muitas vezes comprar um imóvel pode significar renda para você. Investir em uma propriedade pode garantir satisfação financeira, mas deve se ter em mente algumas dicas de como valorizar aquele apartamento ou casa. Alguns fatores independem do perfil do morador, como, vista atraente, ausência de umidade e, na maior parte dos casos, facilidade de estacionamento.

Outras características tendem a mudar conforme o perfil sócio-econômico do comprador ou inquilino. “Moradores de imóveis de alto padrão tendem a preferir ruas residenciais e sossegadas, enquanto pessoas de menor renda buscam proximidade do transporte coletivo”, afirma José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo).

Outros fatores relevantes e que contam muito na hora de negociar o imóvel são o valor do condomínio que caso sejam altas tendem a afastar compradores e o número de vagas na garagem, caso a renda do provável comprador seja alta, mais vagas serão exigidas.

Caso você queira reformar é bom ficar atento a alguns detalhes antes de derrubar as paredes, saiba que nem toda obra conta pontos para comercialização. “Muitas das modificações estéticas são apenas para o próprio prazer, sem retorno financeiro”, afirma o arquiteto Saulo Szabó, do escritório Szabó e Oliveira Arquitetura. Ele exemplifica: “o comprador pode não se dispor a pagar a mais por piso de mármore caríssimo, até porque pode não gostar dele”.

Por isso, se o objetivo for ganhar mais na venda ou aluguel, ele recomenda investir no encanamento, rede elétrica, esquadrias de qualidade e, se for o caso, ar-condicionado. “Imóveis com boa infraestrutura valem mais”. Afirma Szabó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário