30 de julho de 2012

A volta das férias

Após o merecido descanso, como fazer para voltar ao ritmo o mais rápido possível

 
Está na CLT que todo trabalhador tem o direito a um período de férias após 12 meses de trabalho, e essa folga é necessária e saudável. É o tempo que a pessoa precisa para si mesma, para colocar em prática algum projeto pessoal, viajar, descansar, enfim: renovar as energias. Mas quando chega a hora de voltar...

De acordo com especialistas em RH, existem profissionais que demoram um pouco para retomar o ritmo de trabalho quando voltam das férias e os que sentem essa ‘modorra’ não devem se culpar, pois isso é absolutamente normal. “Essa sensação de improdutividade e essa lentidão para executar tarefas e tomar decisões é normal, principalmente entre aqueles que ficam muito tempo fora da empresa. São poucos os profissionais que voltam com toda a energia logo no primeiro dia”, diz Maria Carmem Espinosa, gerente de RH da PortoPel, empresa especializada em refis para produtos domésticos.

Uma pesquisa realizada pela empresa OfficeTeam, empresa de alocação de mão de obra que faz pesquisas sobre ambientes de trabalho, um funcionário médio leva um dia e meio para retornar à sua produtividade normal de trabalho depois de um recesso.

Isso não significa que o profissional pode utilizar esses parâmetros como desculpa para continuar trabalhando a ‘passos de tartaruga’. Maria Carmem diz que, “é preciso se organizar a fim de voltar ao ritmo de antes das férias o mais rápido possível para não comprometer a produtividade e o desempenho profissional”.

Como retornar ao trabalho a todo vapor? Como zerar a pilha de e-mails e papéis acumulados e voltar ao ataque? Vejam algumas dicas que Maria Carmem dá para ajudar o profissional a reiniciar o cérebro e voltar ao trabalho sem tropeços.

1- A questão do retorno não é só uma questão de planejamento, mas física também. Durante o tempo de folga, acordar e dormir tarde acabam virando rotina, o que dificulta ainda mais a volta ao trabalho. Por isso, dois dias antes de voltar, tente colocar o relógio biológico nos horários de trabalho.

2- No primeiro dia de trabalho, organização é a palavra-chave. Evite desconfortos no ambiente de trabalho e não perca tempo. Trace prioridades logo no primeiro dia para não sentir-se perdido.

3- Procure saber quais os projetos que estão sendo tocados e conheça o ponto onde eles estão, ou mesmo veja como está algum projeto que estava em andamento antes das férias.

4- Dê uma boa olhada em sua caixa de mensagens e jogue fora tudo o que não se relacionar ao trabalho. Tente organizar por importância de assunto e vá resolvendo por prioridades.

Maria Carmem afirma que são essas poucas dicas que podem fazer a diferença entre voltar ao trabalho revigorado, ou estressar logo de cara porque as férias acabaram. “Enquanto o profissional estiver se organizando e colocando as coisas em dia, é bom que ele tenha em mente os bons momentos que passou durante as férias e os traga para o ambiente de trabalho. Com essas lembranças, o profissional conseguirá trabalhar melhor e conseguirá, mais facilmente, voltar a ter o ritmo e a produtividade de antes”, conclui.

Com informações do Você com mais Tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário