A decoração, como tudo na vida, não é feita só de extremos. Não existe só a decoração toda frufru e a super séria. Para tudo existe uma gradação e um meio termo. Nem toda mulher é de babados e rendas e nem todo homem gosta de ambientes frios. Mas se você é uma romântica inveterada e não dispensa o rosa na sua casa e seu marido é do tipo macho-man que não tolera ver uma florzinha nem na almofada, vocês enfrentam um problema bem comum. Conciliar estilos para que o ambiente não fique feminino ou masculino demais torna-se uma questão de relacionamento do casal. Hoje eu vou te mostrar como a mistura dos elementos da decoração pode chegar a um ambiente neutro, sem ser menininha demais nem machão.
Relembrando os elementos que fazem um ambiente ficar masculino: cores frias e/ou escuras, acinzentadas, linhas retas e ortogonais, poucas estampas grandes como xadrez e listras, texturas duras, frias e rústicas, brilhos e transparências escancarados.
E os que transformam a decoração para o lado feminino: cores suaves e quentes, linhas rebuscadas, curvas e sensuais, muitas estampas pequenas como florais e pois, texturas fofas e macias, com transparência e brilho sutis como da seda.
A maior diferença é que, quem gosta de uma decoração feminina sempre quer mais cores, mais detalhes, mais curvas, mais adornos e texturas. Escolha sua prioridade e negocie. Tem gente que até tolera um ambiente mais clean em termos de adorno mas faz questão de móveis rococó, ou que não aceita o rosa no ambiente mas até toparia estampas florais em outras cores. Diga o que você adoraria ter e o que você não gostaria de jeito nenhum, e ouça também as preferências e vetos do seu marido ou mulher. Você pode se surpreender com o que vai ouvir. Priorizem os elementos em conjunto (cores, linhas, texturas e estampas, transparências e brilhos) e façam uma mistura que faça sentido para os dois. Vejam abaixo ideias de como isso é possível e viável.
O uso de cores masculinas com linhas ou texturas femininas pode deixar o ambiente bem no meio do caminho. Muito marrom, listras verticais e linhas retas poderiam deixar o quarto bem masculino. Mas os móveis de cabeceira todo rebuscados, a textura de brilho discreto de algumas almofadas, o toque de dourado e o espelho também não deixam que o quarto fique frio demais.
Um quarto com muito preto, um quadro de avião e quase nada de texturas e estampas. Mas a cama com as colunas super trabalhadas de um dossel remetem a uma cama mais romântica e dão uma quebrada no aspecto clean do ambiente.
Outro quarto todo cinza e sem firulas, mas com brilhos sutis, um grande espelho, flores e texturas suaves nas almofadas e cortinas.
Cores neutras novamente e uma cama que, apesar de preta e pesadona, tem acabamento super feminino em capitonê. Um quadro em preto e branco é provocado pela delicadeza de uma luminária de cristais, da colcha e tapete super fofinhos e da cortina esvoaçante. Uma dica que eu sempre dou ao decorar quartos de casal é dar a liberdade para que cada um decore sua mesinha de cabeceira, que também não precisam ser idênticas. Repare como as referências entre os dois lados são bem diferentes.
Mas não precisamos ficar só no beges e no cinza. Cores vivas também são neutras em termos de gênero – nem masculinas, nem femininas. Use-as em estampas florais mais estilizadas que o efeito é um feminino mais moderno e melhor aceito pelos homens. Repare que o uso de poucas peças grandes em vez de muitas peças menores também pode agradar mais o olhar masculino sem ferir a preferência por cores e texturas do feminino.
Alguém faz questão de texturas? Usem desenhos mais simples e cores mais masculinas, como os ladrilhos hidráulicos da cozinha abaixo. Trazem um monte de movimento a uma cozinha toda reta e clean. Os armários vermelhos trazem vida e cor com um lindo contraste e ninguém diz que este ambiente é feminino ou masculino demais.
Um dos dois faz MUITA questão de usar o rosa e o outro abomina a ideia? Use em um detalhe, como contraste com outras cores vivas e que pareçam menos femininas. Veja o móvel rosa abaixo, seu desenho minimalista também ajuda a não irritar os homens com frufrus demais.
Agora me diz: você gosta mais de uma decoração feminina, masculina ou neutra? Qual o seu ponto ótimo no uso dos elementos da decoração?
Fonte: Casa da Id&a
Nenhum comentário:
Postar um comentário