11 de novembro de 2014

O melhor dos dois mundos

Em seu apartamento térreo, o casal de publicitários desfruta de elementos que dão ao imóvel o ar de casa


Sala de estar: o tapete, trazido da Índia, acomoda mesa de centro comprada em Embu das Artes e poltrona Costela, do argentino Martin Eisler. A moradora Beatriz, grávida de Antônio, apoia-se em poltrona da Desmobilia. À dir., luminária da Oficina de Agost.


O apartamento, situado no andar térreo de um edifício em São Paulo, onde vive o casal Carlos André Eyer, 43 anos, e Beatriz Molinari, 32, ambos publicitários, acumula todas as vantagens e boas sensações de uma casa. Para elaborar o projeto com esse espírito, eles convocaram os amigos arquitetos Andréa Menezes e Franklin Iriarte. “Como tivemos uma grande liberdade junto à construtora, aproveitamos o pé-direito duplo para fazer um segundo andar”, explica Andréa.

No térreo, ficaram a cozinha, as salas de estar e jantar, e o espaço de TV. Esses ambientes são cercados por uma área externa em L, que foi parcialmente ocupada por lavanderia e quarto de hóspedes com saída para o jardim. No segundo andar, há espaço para mais uma sala de TV, outro quarto de hóspedes e a suíte do casal, com extensão para varanda. No total, são 189 m² de área construída e 116 m² de área externa.

Para que o visual do apartamento ficasse integrado com a estética arrojada e clean do prédio, o casal optou por poucos materiais: madeira cumaru cobre o piso da área social e de parte da área externa, enquanto a de demolição aparece em peças de marcenaria, como o gabinete no banheiro do casal, os armários da varanda e da cozinha. O concreto aparente está na escada sem corrimão, na bancada da pia e no balcão que divide sala de jantar e cozinha, cujo piso de ladrilho hidráulico salta aos olhos. “Essa ideia veio da casa da minha avó, um imóvel centenário, no Rio de Janeiro. Quis trazer essa memória e esse aconchego para o nosso lar”, conta Carlos, que é carioca e está na capital paulista há sete anos – Beatriz é paulistana.


Sala de jantar: a mesa laqueada de preto fosco foi desenhada pelo morador e tem cadeiras da Ovo. 

Na hora de planejar o décor, o casal abriu mão de um profissional. Peças como a cadeira Costela, da sala, e os criados-mudos da suíte já acompanhavam os moradores desde a antiga casa. Outras foram compradas ou produzidas para o apê, como a mesa de jantar – desenho do publicitário. Há também objetos trazidos de viagens. “Fizemos uma mistura entre peças de design contemporâneo e outras com pegada mais retrô”, conta a publicitária. Outro mix que permeia a decoração é o de móveis assinados com objetos encontrados em lojas mais populares, no melhor estilo hi-lo.

Os moradores fizeram questão de cuidar com carinho da área externa. Com exceção do espaço da churrasqueira, projetado pelos arquitetos, o paisagismo ficou a cargo de Carlos e Beatriz, que fizeram um jardim vertical. “Quando os amigos e a família vêm nos visitar, as reuniões costumam ser do lado de fora da casa”, contam os dois, enquanto esperam o primeiro filho, Antônio.


Área externa: ao lado da churrasqueira, a mesa de madeira da Tok & Stok é usada pelos moradores para reunir família e amigos. Eles criaram juntos o jardim vertical, com plantas dispostas em painéis de fibra de coco.


Suíte do casal: os criados-mudos foram comprados em antiquário, as luminárias são da Yamamura, e o ventilador da Lustreco. Roupa de cama da Trousseau. A parede que divide o cômodo do banheiro é de cumaru, assim como o piso.

Fonte: Revista Casa & Jardim

Um comentário: