18 de novembro de 2014

Organize seus sapatos: seis ideias de sapateiras

É muito comum as pessoas terem mais sapatos do que lugar para guardá-los. Estas ideias ajudarão você a criar área extra para armazenar seu salto alto e o tênis preferido.



Um dos desafios de Débora Durigon neste projeto era desafogar o closet da moradora. Por isso, a arquiteta criou um móvel híbrido, que, além de abrigar calçados, serve de aparador para TV e objetos. Dividida em três partes,a peça (execução da Regiani Móveis) traz prateleiras retráteis – os vãos entre as bandejas variam de tamanho conforme o tipo de sapato. Nas portas, as ripas abertas foram pensadas para ventilar o interior. O móvel tambémtem seu lado sustentável: “Se chegarem novos pares, alguns antigos precisarão ser doados”, brinca Débora.



Primeiro, veio a estante de estilo industrial (Mult-Rodas). Depois, a sacada de pintá-la de vermelho. Então chegaram os livros, e, só por último, os tênis, que dali não mais saíram. “Deixei-os nas prateleiras devido à praticidade na hora de escolher qual deles usar. Mas também gostei do despojamento que conferiram ao ambiente”, conta o revisor de textos Paulo Kaiser, dono do apartamento. Encaixado no nicho ao lado do armário antigo, o móvel ainda trouxe um ar moderno ao quarto.



Detalhe: chinelo aos montes.



Ao abrir o que parece ser um revisteiro, a surpresa: os nichos trazem sandálias, tênis e sapatilhas. Os calçadospodem tanto ficar à mostra quanto escondidos atrás das placas basculantes brancas. “Este é um móvel usado na organização de lojas. Um amigo o adaptou como sapateira em seu closet e, quando mudou de casa, me deu a peça de presente”, conta a moradora. A estrutura aparente de metal combinou perfeitamente com o visual descolado que ela queria imprimir a seu quarto. Roupa de cama do Mundo do Enxoval e tapete da By Kamy.



Detalhe:Totalmente disfarçados

Capriche na organização

✓ Quer incrementar o jeito como você guarda os calçados? O arquiteto Marcelo Rosset sugere instalar prateleiras deslizantes num armário existente. “Elas permitem visualizar melhor os modelos”, diz. Consulte o marceneiro para saber se a estrutura do móvel aguenta receber as novas ferragens.

✓ Home centers são ótimos locais para encontrar organizadores que fazem render o espaço, como prateleiras aramadas, casulos de plástico ou madeira e até uma espécie de bolsa com divisórias para pendurar atrás de portas. A arquiteta Cristina Barbara indica uma caixa de tecido rígido em formato de mala, com divisões internas e tampa de plástico. “Essa peça pode ser colocada, inclusive, sob a cama”, afirma.

✓ Pares de sapato baixo podem ser armazenados no estilo macho e fêmea: com um pé virado sobre o outro (calcanhar sobre ponta), como ensinam as arquitetas Ana Rozenblit e Sabrina Salles. Assim, cabem dois no lugar de um.

Seus pares sempre limpinhos

✓ Os sapatos levam para casa a sujeira da rua. Não dá, portanto, para colocá-los no armário sem uma boa faxina antes. Além de limpar a sola com pano úmido e desinfetante, o curador da loja Stiledoc, Tadeu Nasser, ensina um truque: “Deixo o calçado arejar fora do móvel por pelo menos 24 horas, tempo necessário para tirar a umidade da palmilha”, afrma. Ele também procura manter a porta da sapateira aberta durante o dia.

✓ A fim de evitar o surgimento de odores, a arquiteta Érica Salguero dá sua receita: “Passe bicarbonato de sódio ou talco antisséptico no interior do sapato e, depois, retire o excesso com um pano seco. O processo reduz a proliferação das bactérias causadoras de mau cheiro”, conta ela.

✓ Outra ideia que Érica compartilha é instalar nos armários desumidifcadores de ar elétricos, próprios para o interior de móveis. “Esses aparelhos têm ação antimofo, o que contribui para a conservação dos calçados, aumentando sua vida útil”, explica.

Fonte: Casa Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário