5 de novembro de 2012

Como ser um bom anfitrião em seu apartamento



As festividades de fim de ano estão chegando e provavelmente você irá receber muitos convidados em sua casa, por isso, é sempre bom estar preparado para evitar certas situações desagradáveis. Tanto faz se é uma comemoração grande ou se é apenas uma reunião informal entre amigos, alguns cuidados devem ser mantidos.

O organizador de festas Renato Aguiar, comenta que a falta de planejamento resulta em um clima bem superficial na recepção. "Não tem nada pior do que você ver que o anfitrião está perdido. Os convidados ficam desesperados para ajudar e acaba virando uma tortura para todo mundo. Se você fizer uma boa programação, vai conseguir vivenciar todos os momentos sem estresse e deixar os seus convidados mais à vontade", afirma Renato. 

O som alto e convidar pessoas demais também podem se tornar inimigas do bom anfitrião, e também são as mais comuns nas festas em casa. "Geralmente os mais jovens deixam a música super alta e os convidados mal conseguem conversar e socializar. A música é um item super importante para uma festa, mas precisa estar em um tom adequado para que as pessoas possam conversar e quem quiser dançar se sinta à vontade também", orienta o especialista.

Para um inicio agradável, a organizadora de eventos Flávia Gurgel aconselha que o bom anfitrião deve receber seus convidados na porta e deixar algumas opções de comida já disponíveis para quando as pessoas começarem a chegar. “As pessoas normalmente chegam com fome. Isso não quer dizer que a refeição principal deva estar esperando, mas é sempre elegante ter uma recepção gastronômica. As pessoas, mesmo sem perceber, cometem esses erros que, apesar de pequenos, podem causar uma impressão negativa nas visitas", comenta a organizadora de eventos.

Para especialistas, os erros citados acontecem por causa da falta de experiências dos anfitriões em receber convidados, são pequenos detalhes que fazem toda a diferença nestes eventos. "E, depois que os descobrimos, não conseguimos mais não pensar neles", comenta Renato. A primeira coisa a ser feita para receber bem os convidados é preparar antecipadamente os ambientes. "Acredite, uma boa decoração pode deixar os convidados mais à vontade na sua casa, se sentindo mais acolhidos. É muito bom quando você chega na casa de alguém e se sente importante devido ao cuidado e carinho que o anfitrião teve para te receber", argumenta o organizador de festas Renato Aguiar. 

Elementos estratégicos
Deixe o lavabo (ou área de serviço) organizado com o dobro de toalhinhas do número de convidados. Além disso, colocar "ammenities", como remedinhos e primeiros socorros é um mimo, além de prático é um charme. Não se esqueça de ir repondo esses itens durante a festa. 

Distribua cinzeiros pela casa caso seja permitido fumar dentro dela. Senão, arrume um cantinho na varanda e coloque os cinzeiros lá. Deixe guardanapos espalhados por todo o ambiente, inclusive nas mesinhas de centro, lateral e aparadores. 

Deixe um lugar reservado para todos sentarem, se for uma reunião informal, tenha comidas num buffet, mas tenha em mente que se for organizado dessa maneira o cardápio deve ser prático e dispensar o uso de talheres. Se houverem crianças, deixe um local reservado para elas brincarem. “É muito importante ter noção do espaço que você conta e quantas pessoas podem ser acomodadas com conforto", completa Renato Aguiar. 

Aproveite a ocasião e faça uma faxina e resolva algumas pendências de limpeza que foram se acumulando. Além de lâmpadas queimadas, torneiras frouxas, um quadro que não foi colocado, etc.
Outra dica para manter a satisfação dos convidados é checar sempre se as bebidas estão geladas e se não falta gelo. Caso o anfitrião esteja sozinho na organização, é preciso reparar no copo dos convidados e repor as bebidas. O ideal, segundo Flávia Gurgel, é servir até dois terços do copo. Depois de tudo isso, basta circular pela festa e participar dos assuntos, inserindo novos temas e fazendo com que os convidados se sintam à vontade. "Seja natural e participe do momento com os seus convidados", recomenda Renato Aguiar. 

Com informações do site bbel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário