12 de novembro de 2012

Confira algumas dicas para deixar o apartamento bem fresquinho no verão




Estamos no verão, e embora muitos apreciem esta época, outros sofrem com ela. Com a temperatura subindo o ar-condicionado e os ventiladores passam a ser seus maiores aliados, porém algumas atitudes no seu apartamento podem ajudar a aumentar a sensação de frescor em salas, quartos e outros ambientes. 

A arquiteta Érika Queiroz que reside em Cuiabá, que é uma cidade muito quente diz que procura aproveitar ao máximo as varandas, criando ali espaços para refeições e para convivência. No interior da casa, nada de piso de madeira. “Só uso os cimentícios e vinílicos, que são mais frios”, diz. Tecidos para carpetes e estofados têm que ser adequados: as tramas finas são melhores.

O ar condicionado sempre é o mais difícil. Nos apartamentos, os aparelhos normalmente têm a parte de trás voltada para a varanda, onde o ar quente pode ser descartado. “É preciso criar toda uma tubulação saindo do aparelho até lá”, explica a arquiteta Cristiane Dilly, de São Paulo. Por isso, uma ideia é usar um climatizador portátil, que não exige nenhum esforço de instalação. Eles não têm a função de resfriar, mas fazem o ar circular e usam vapor d’água para aumentar a umidade.

Ventiladores de teto também são úteis, pois eles diminuem a sensação de abafado, porém eles não são indicados para todos os ambientes. Eles só podem ser fixados direto na laje e não são uma alternativa para quem já tem forro de gesso em casa.

Se nenhuma dessas alternativas funcionar, a designer de interiores Marília Caetano recomenda as persianas de tela solar. São cortinas rolô confecionadas  com uma mistura de fibras que bloqueiam os raios do sol melhor que tecidos de algodão.

A luz também ajuda a aumentar o calor, diz Marília. No verão, a sugestão da designer é reduzir o número de lâmpadas acesas e substituir as incandescentes pelas fluorescentes. Além de reduzir o consumo de energia, a estratégia ajuda a criar maior sensação de frescor. 

Com informações do Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário