26 de novembro de 2012

Escolha a cama certa e durma mais tranquilamente



Os médicos aconselham as pessoas a dormir pelo menos oito horas por noite. O que significa que você passará pelo menos um terço da sua vida na cama e por isso, é ideal que escolha este item com muita sabedoria.Conheça alguns detalhes que devem ser levados e conta na hora da compra.

A designer de interiores Rosangela Pimenta do escritório paulista Estilo Próprio lembra - “A palavra de ordem é proporção”.  - Não adianta comprar uma cama grande para um ambiente pequeno, pois é preciso deixar espaço para andar pelo quarto. Entretanto, não se deve cair no extremo oposto: o móvel precisa ter um tamanho mínimo para que a pessoa caiba deitada, uma alternativa para conciliar as duas necessidades é encostar a peça em um dos cantos do cômodo para facilitar a circulação.

Outro fator que deve ser considerado na hora da compra é: Optar por uma cama com ou sem cabeceira. Além de possuir uma função estética, a cabeceira serve de anteparo entre a cama e a parede. . O problema: algumas cabeceiras chegam a ter 20 centímetros de espessura, o que é muito em tempos de construções pequenas. Alguns modelos já vêm com criados mudos embutidos, algo que ocupa ainda mais espaço. A gestora de vendas da Lojas KD aconselha que uma boa ideia é colocar um painel de madeira atrás da cama, que produz o mesmo efeito estético, mas é bem mais fino.

Sobre os modelos: Box ou clássica com estrado de madeira ou MDF? A primeira opção oferece algumas vantagens para quem tem pouco espaço: Luiza Buratto, coordenadora de desenvolvimento da Etna, diz que é possível trocar a cabeceira desse tipo de cama, e Claudia Daboit afirma que alguns modelos vêm com baú, o que ajuda a ampliar o espaço para guardar roupas de cama. Essas características, aliadas à queda nos preços, têm ajudado a popularizar as camas box, afirma Luiza Buratto.

A cama Box tem diversas vantagens, mas Rosangela Pimenta alerta que essas camas causam problemas a quem tem problemas respiratórios. Por ser revestida com  pano e por ficar próxima ao chão, a Box tende a acumular mais sujeira e dificulta na hora da limpeza, além de não ser indicado para pessoas de idade, por ser alto. “Para pessoas de idade, principalmente, o ideal são camas mais baixas, com até 50 centímetros de altura, para facilitar na hora de a pessoa se levantar”, afirma Rosangela.
Por fim, Luiza afirma que as camas de estrado têm resistência de peso limitada, mas isso não significa que elas durem menos. “A durabilidade nos dois modelos depende da forma como a cama é utilizada e mantida”, diz a representante da Etna.

Com informações do Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário