19 de novembro de 2012

Torne seu cérebro mais eficiente com 5 dicas simples




Você consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo, como responder a um e-mail, enquanto atende ao telefone? Algumas pessoas não, e realizar várias tarefas ao mesmo tempo pode parecer bom para quem tem uma rotina muito cheia. Porém a autora do livro “Organize sua Mente” Margaret Moore conta que essas atividades estressam o seu cérebro e afetam negativamente seu desempenho.
“Nosso cérebro foi desenhado para focar todos seus recursos em uma tarefa por vez,” afirma Moore. “Quando nos concentramos em uma ação, a memória funciona bem, cometemos menos erros e somos mais criativos – às vezes até brilhantes.” Usar o “software” organizacional do seu cérebro da maneira como ele foi projetado pode ajudar a se sentir mais focado e produtivo.
Com a ajuda de Margaret o “The Daily Dose” listou cinco dias que irão ajudar você a ter uma boa organização e eficiência mental.
1 – Comece o seu dia com atividades que acalmem a mente
Assim como um atleta se alonga antes de se exercitar, seu cérebro precisa de um aquecimento. Moore sugere a prática de atividades que lhe proporcionem uma sensação de calma à mente, exercícios respiratórios, ouvir música ou simplesmente permitir que a sua mente divague por um período de tempo.
2 – Programe tempos de “não pertube”
Procure ter períodos de foco total durante o dia. Por exemplo: momentos em que você estiver em tarefas que exijam criatividade e pensamento estratégico. Mantenha sua atenção nessas horas, canalizando toda a sua energia na tarefa em questão, até que você esteja pronto para iniciar a próxima.
3 - Freie distrações.
“Note uma distração, respire fundo e tome a decisão consciente de continuar focado. Siga a distração somente se for algo urgente, em vez de deixar que ela roube sua atenção”, diz Moore. Se a tecnologia for a maior causa de sua distração, programe um tempo para olhar e-mails. “Pratique períodos livres de tecnologia para amainar a necessidade de checar e-mails constantemente”, diz Margaret. Além disso, simplifique o seu fluxo de trabalho para evitar que você mesmo gere distrações. Feche documentos nos quais você não está trabalhando ativamente e faça esforço consciente para colocar sua atenção completa em cada tarefa.

4 - Faça pausas cerebrais frequentes 
“Encoraje a sua mente a viajar e mova o seu corpo para refrescar o seu cérebro”, aconselha Moore. Esses intervalos devem ter a frequência que o seu estado físico e emocional exigir.“Algumas das ideias mais produtivas virão quando você descansar seu foco”, diz Moore.
5 - Abasteça o seu cérebro
Exercícios regulares melhoram a capacidade de atenção e memória. Além de esforço físico, o seu cérebro precisa de certos nutrientes para atingir seu desempenho máximo. Em dias de maior atividade cerebral, aposte em fontes de proteína, como ovos, carnes brancas e alimentos que contenham gorduras boas e ômega-3, como nozes.
Com informações do site papodeempreendedor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário