14 de novembro de 2012

Confira algumas dicas para quem vive sozinho



Muitos sonham em morar sozinhos e fazer tudo que tem vontade. A ideia pode parecer tentadora, porém é válido lembrar: "com grandes poderes vem grandes responsabilidades".

Faça uma lista de compras para evitar desperdício. Comidas que não serão consumidas até expirar o prazo de validade, devem ser evitadas. O hábito de estocar é uma herança da época em que você morava com a família, portanto, deve ser evitado.

Quando for elaborar a lista, só coloque produtos que são usados regularmente em seu apartamento. Mantenha apenas um produto como estoque ao que você estiver utilizando. Assim, sempre que os produtos acabarem você começa a utilizar aquele que estava estocando e marca em sua lista para que não se esqueça de repor. 

Alimentação saudável é um desafio para quem mora sozinho devido a correria e pela falta de alguém para lembrar-lhe da importância de comer corretamente. Um café da manhã bem caprichado dá mais disposição e saúde. A nutricionista Anna Christina Castilho aconselha que essa refeição seja feita todos os dias. Portanto, no dia anterior, deixe tudo pronto para que você não precise se preocupar com isso logo pela manhã. Prepare um suco, um sanduíche natural ou compre frutas frescas no caminho para o trabalho. 

A exaustão que o emprego causa, torna difícil  o hábito de fazer uma faxina em casa e no fim de semana nem todos estão dispostos a trabalhar. Esta falta de limpeza ocasiona o acúmulo de sujeiras que podem causar problemas para quem é alérgico e danos aos móveis. Contrate alguém para fazer uma faxina minuciosa na casa, mas você também pode evitar isso, fazendo algumas limpezas básicas, como passar pano nos móveis para tirar a poeira superfície, lavar sempre as louças após as refeições, não deixar roupas jogadas pela casa, etc. 

Nunca deixe para lavar a louça depois. Embora essas tarefas sejam chatas, ficam ainda mais difíceis quando deixamos para depois. Os resíduos de comida começam a ser digeridos pelos micro-organismos do ar causando mau cheiro na louça. Manchas em roupas e sapatos, depois de secas, podem não sair ou precisar de procedimentos especiais para ser removidas. 

As vasilhas de plástico são excelentes organizadoras de alimentos, pois permitem que a pessoa consiga distinguir facilmente o que tem em cada um, além de terem um preço acessível.  As vasilhas de boa qualidade são flexíveis no uso e podem ser levadas tanto ao freezer quanto ao forno micro-ondas. Diariamente surgem no mercado novas tecnologias e utensílios criados especialmente para solucionar pequenos problemas do dia a dia. Investir em acessórios que facilitam sua vida é fazer uma poupança de tempo. 

Morar sozinho significa arcar com todas as contas e é ideal que você tenha controle de todas as despesas para evitar dores de cabeça. Mantenha a correspondência organizada para não perder boletos e avisos. Coloque uma caixa organizadora ou fixe um porta-correspondência próximo à porta de entrada de sua casa. Separe um dia da semana para verificar as cartas e guardá-las em pastas arquivo. 

Criar uma rotina fixa de tarefas, como retirar o lixo do banheiro e da cozinha todos os dias, trocar as roupas de cama e banho semanalmente. Estabeleça os dias para essas atividades, assim você não acumula as tarefas para o mesmo dia. Você também pode estabelecer uma rotina para lavar e passar suas roupas, caso tenha uma faxineira, monte uma rotina semanal de trabalho. 

Com informações do site bbel.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário