O Banco Central ampliou os incentivos ao crédito rural no país, segundo publicação no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (20).
Uma circular, assinada pela Diretoria de Política Monetária do órgão, libera os bancos do abatimento do depósito compulsório à vista para operações de financiamento ao setor rural, incluindo a pecuária e safras agrícolas. A medida é válida até o dia 30 de setembro.
O setor agropecuário foi o que mais cresceu em 2011 e teve uma boa contribuição na composição do PIB (Produto Interno Bruto) do ano passado. Os empréstimos ao setor podem ser descontados do compulsório (5% do total que os bancos estão obrigados a recolher ao BC para assegurar a liquidez do sistema financeiro).
De acordo com a autoridade monetária, a medida poderá liberar até R$ 3 bilhões em financiamentos para a agricultura e pecuária. Anteriormente, a medida só atingia recursos liberados para a safra da região Nordeste, a safra de inverno e a safrinha.
O setor agropecuário gerou R$ 192,7 bilhões em 2011 sob o estímulo da demanda de países emergentes, como China, e pela alta dos preços na primeira metade do ano. A agropecuária cresceu 0,9% no quarto trimestre ante o terceiro e acumulou alta de 3,9% no ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário