14 de março de 2012

Decoração do quarto do bebê


Quando a chegada do bebê é anunciada, a primeira coisa a se pensar é no quarto do bebê. Em casas e apartamentos, muitas vezes, o que se pode fazer é reformar algum espaço que antes servia de escritório ou quarto de hóspede e usá-lo como quarto do bebê, mas como começar?

Para começar é preciso tirar as medidas das paredes e dos móveis para saber o que poderá ser reaproveitado. “É importante fazer um layout para verificar a melhor distribuição e aproveitamento de espaço”, recomenda a arquiteta Mariela Romano, especializada em quartos de bebês.

Muitas peças podem ser reaproveitadas do antigo ambiente e transformadas para ficar com cara de quarto infantil. Por exemplo, você pode adaptar a bancada fixa do escritório para virar um trocador do bebê ou colocar um tecido novo na poltrona e torná-la o lugar ideal para amamentação. “Também dá para abrir uma das portas do meio do armário e transformá-la em trocador”, recomenda a decoradora Adriana Romeo.

Outra dica para transformar o antigo escritório ou sala de TV no quartinho do filho é caprichar nos detalhes do enxoval. “É muito fácil dar um ar infantil. É só mudar objetos e renovar a parte de tecidos”, afirma Alessandra Amaral.

Por isso, atenção especial na escolha ou transformação das peças decorativas. Um abajur simples pode ganhar bichinhos com o tema do quarto. A cortina pode ter detalhes infantis ou mesmo um tecido novo, com a cor escolhida para o ambiente. Já as paredes podem ser pintadas de um tom pastel ou receber um papel de parede, adesivos coloridos ou até mesmo peças em MDF com formas de personagens infantis.

Mas antes de qualquer modificação, no entanto, priorize sempre o espaço de circulação e ventilação do ambiente, para que o bebê tenha um local saudável e adequado para dormir.

Se precisar ganhar espaço, pense na possibilidade de trocar as portas de um guarda-roupa por portas de correr. Opte também por móveis sob medida ou com dupla função, como por exemplo, berços que já vêm com trocador ou cômoda acoplados.

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário