31 de janeiro de 2014

Como combinar o vinho com a comida


Fondue de carne

A regra é clara, vamos de vinho tinto, sem dúvida nenhuma. Já pode ser um tinto um pouquinho mais encorpado, como umRioja espanholou umMalbec argentino.

Fondue de queijo

Os suíços, inventores da comida, são radicais : fondue de queijo, para eles, combina com vinho branco. Afinal (argumentam eles) na receita do fondue vai vinho branco
Mas não dá pra ser qualquer vinho.
Se você optar por um branco, deve evitar os vinhos das uvas sauvignon blanc e gewürztraminer. São muito ácidos (os primeiros), e muito perfumados (os segundos), e vão certamente conflitar com o sabor dos queijos. Fique com um Chardonnay potente, amadeirado, como esses ótimos que são produzidos na Argentina - um Catena, um Angelica Zapata vão combinar muito bem. Um pouco mais baratos e ainda muito bons são os Chardonnay Septima ouNietoSenetiner.

Fondue de chocolate

Fondue de Chocolate Preto ou Branco
Criada nos Estados Unidos nos anos de 1950, é um sucesso mundial, principalmente no Brasil, onde há as versões preto, branco, ao leite e amargo. Geralmente, usa-se morango como acompanhamento.
Harmonização:Vinho tinto encorpado doce,sem dúvidas. Se for de chocolate amargo, prefira osportos.

Fondue Chinês

Segue o mesmo princípio da fondue de carne, mas a carne usada pode variar entre bovina, suína e de galinha.
Harmonização: tintos leves e brancos de boa acidez.

Fondue de Camarão

Camarões previamente empanados e fritos são mergulhados na fundida de queijos.
harmonização: Brancos amadeirados de sabor rico. Os tintos não são recomendados.
A regra clássica

A harmonização de queijos e vinhos é tradicional e, por ser um produto isolado, sua combinação pode parecer mais fácil. Mas não se engane, principalmente quanto aos queijos fortes, que geralmente matam os vinhos. Vamos nos ater a certas regrinhas básicas, e aos princípios das combinações, que seguem textura e sabor:
Quanto mais duro for o queijo (parmesão, por exemplo), mais tânico pode ser o vinho. As uvas são suficientemente robustas para não perder a estrutura.

Quanto mais cremoso o queijo, mais acidez o vinho deve conter.

Vinhos doces ou generosos (tais como Sauternes, Porto ou Madeira) acompanham bem os queijos azuis, pois equilibram a pungência destes: o Roquefort cai bem com Sauternes, o inglês Stilton faz combinação clássica com o Porto e o gorgonzola combina com tintos potentes.

Queijos frescos e sem casca, como os cremosos, o mascarpone ou a mozarela pedem vinhos brancos leves

Vinhos tintos de classe e mesmo brancos parecem insinuar sua adequação com queijos macios, de casca rica, como Cammembert, Brie e Gouda, desde que não muito curados.

Os queijos mais suaves, do tipo Emmenthal e Gruyère, aceitam vinhos tintos pouco tânicos, suaves.

Vinhos brancos leves e aromáticos combinam com queijos de massa mole, tais como os frescos de cabra e a ricota. Você pode combiná-los com um Chardonnay, por exemplo. (Riesling ou Chardonnay), rosés ou tintos jovens e frescos, como o Beaujolais francês e o italiano Bardolino.

Massas


Existindo em diversas cores e formas, as massas combinam com todos os molhos e podem ser preparadas de mil maneiras. Um dos pratos mais amados por milhares de pessoas ao redor do mundo, elas são a combinação perfeita para um bom vinho. E é seu molho quem determina o tipo ideal da bebida.

De uma maneira geral, os molhos à base de tomate combinam com o vinho rosé; os molhos com carne são acompanhados pelo vinho vermelho; e aqueles feitos com creme combinam com o vinho branco.
Massas ao molho de tomate: o tomate é um fruto de gosto sutil e muito refinado, por isso o vinho rosé (intermediário entre o tinto e o branco) é o que melhor casa com o prato. O sabor leve e frutífero de vinhos como o popular Grenache acompanham muito bem o molho.

Massas à bolonhesa: feito com tomates, cebola e carne moída, o molho à bolonhesa pede um vinho vermelho caloroso e com boa textura, como os vinhosCabernet Sauvignon.

Massas ao molho carbonara: Esse molho à base de creme, ovo e bacon combina com o vinho branco seco, mais encorpado e dotado de um equilíbrio entre acidez e gordura. O frescor e vivacidade de vinhos como os do tipoSemillonirão tornar mais suave o cremoso carbonara.

Massas com frutos do mar: assim como o vinho branco é o par perfeito para os peixes, crustáceos e frutos do mar, os pratos de massas com esses frutos são também acompanhadas pelo vinho branco, como os Sauvignon Blanc.

Massas ao pesto: feito à base de azeite de oliva, alho e manjericão, o molho pesto é intenso em aromas e rico em sabor. Ele também é o prato certo para um bom vinho branco e o tipoChardonnayé uma combinação perfeita.

Carnes Brancas

Grelhadas ou em molho leve
Espumante brut
Branco seco de boa estrutura, jovem ou maduro
Tinto jovem ou de médio corpo
Grelhadas em molho forte
Tinto maduro de médio corpo a robusto


Caças de penas, Pato, Coq au Vin

Tinto maduro de médio corpo a robusto
Peru
Tinto leve ou de médio corpo
Branco seco de boa estrutura
Foie Gras
Branco doce de alto nível(Sauternes, Tokay, etc.)
Fortificado doce (Porto Vintage, LBV, Colheita, etc.)
Espumante de qualidade (Champagne Milesimé, Espumante Tradicional, etc.)


Peixes e Frutos do mar

Grelhados ou em molho leve ou crus (sushi)
Espumante brut ou demi-sec
Vinho branco seco frutado jovem ou levemente maduro
Evitar os vinhos brancos com presença de madeira (fermentados ou maturados em barrica), exceto no caso de peixes defumados.
Em molhos fortes
Branco maduro de boa estrutura,
Rosé seco de qualidade
Tinto jovem de leve ou médio corpo
Bacalhau
Tinto jovem ou de médio corpo
Branco maduro, de bom corpo
Anchova, atum, salmão e sardinha
Tinto jovemou demédio corpo
Branco maduro
Rosé de boa estrutura

Com informações de Adega do Vinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário