28 de janeiro de 2014

Saiba como servir corretamente o seu vinho preferido

Aproveitando o ensejo de lançamento do stand Serenitá que oferecerá aos seu moradores o Wine Bar, vamos aprender qual a melhor forma de servir o vinho.
É interessante conhecer o serviço do vinho, enriquecendo o prazer de tomá-lo. Alguns procedimentos podem ser realizados em casa, como a temperatura adequada, a abertura correta do vinho tranqüilo e do espumante, a decantação ou areação do vinho ou mesmo o uso dos copos adequados. É importante frisar que o ritual de serviço do vinho não é frescura: ele otimiza a sua qualidade.
A TEMPERATURA
Beber o vinho na temperatura correta é essencial para que ele mostre todas as suas características.
Vinhos brancos devem ser bebidos mais frios porque uma das características que se espera deles é o frescor e a acidez, que casam bem com a baixa temperatura. Como regra geral bebe-se vinhos brancos entre 6 e 12ºC, temperatura de porta de geladeira.
Se a visita apareceu de surpresa, tire o vinho da adega, que está entre 15 e 18ºC e coloque-o em um balde com bastante água e um pouco de gelo. Em minutos estará na temperatura correta. Depois disto, cuidado com o gelo para que o vinho não fique gelado demais.
Vinhos tintos devem ser bebidos menos frios que os brancos,  e sua temperatura varia entre 15 e 20ºC, dependendo se o vinho é pouco encorpado (temperatura mais baixa) ou bastante encorpado (temperatura mais elevada). Essas temperaturas também se aplicam a vinhos fortificados, como Porto, Jerez e Madeira, por exemplo.
Muito gelados escondem seus aromas e quentes demais a exalação do álcool ficará muito forte, mascarando os demais aromas.
Por último, o serviço de vinhos roses deve estar entre 6 e 10ºC, enquanto os espumantes devem ser servidos  entre 5 e 8ºC.
A DECANTAÇÃO
A formação de depósito é um fenômeno natural para os vinhos tintos, um dos sinais de envelhecimento. É normal que um vinho tinto denso deposite a partir de seis a oito anos em garrafa. Se este depósito se misturar com o vinho ou for levado a última taça o vinho terá um gosto grosseiro e áspero.
A decantação é a operação que permite a separação deste deposito do vinho evoluído, além de permitir sua oxigenação.
A princípio só devem ser decantados dois tipos de vinhos: os tintos muito antigos, para a separação do depósito do vinho evoluído ou um vinho muito jovem, duro e fechado de modo a oxigená-lo e abrir seus aromas e sabores.
O primeiro passo é deixar a garrafa de vinho a ser decantada na posição vertical durante algumas horas, para que o depósito se precipite no fundo. Em seguida, transportar a garrafa na mesma posição sem agitá-la até a mesa.
Com o decanter em mãos, tire toda a cápsula do gargalo da garrafa e acenda uma vela (só um pedaço). Segure o decanter com uma das mãos e com a outra a garrafa de vinho.
Encoste lentamente o gargalo da garrafa na boca do decanter e comece a transferir o vinho para o decanter lentamente observando a limpidez do vinho através de seu gargalo com a luz da chama da vela embaixo do gargalo da garrafa. Quando for observado o depósito (a borra) escorrendo para dentro do decanter, lentamente volte à garrafa e finalize a decantação.
A SEQUÊNCIA DOS VINHOS AO LONGO DE UMA REFEIÇÃO
Quando servimos mais de um vinho ao longo de uma refeição, algumas características determinam quais devem vir antes ou depois. Vinhos mais leves geralmente antecedem os mais encorpados, assim como brancos e rosados vêm antes dos vinhos tintos. Já os vinhos doces costumam serem servidos após  os vinhos secos. Além disso, priorize servir vinhos mais jovens antes de vinhos velhos e deixe os rótulos de mais prestígio sempre depois daqueles mais simples.
AS TAÇAS
Em uma degustação profissional ou em um restaurante de primeira linha, é importante o uso de copos adequados para cada vinho, mas não é necessário que a pessoa os tenha idênticos em casa para poder degustar um vinho. Além desses, existem muitos modelos, sendo importante observar, na hora de adquiri-los, alguns fatores: a transparência do cristal é importante para a apreciação perfeita da cor; as hastes longas permitem segurar o copo sem tocar o bojo e assim não alterar a temperatura do líquido; o bojo aberto ressalta os aromas.

Com informações de Momento do Vinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário