O mercado imobiliário no Brasil prima pela sofisticação quando o assunto é apresentação de projetos dos seus empreendimentos. E vale tudo dos estandes de vendas às unidades decoradas, das maquetes às campanhas de mídia milionárias, do material impresso de altíssimo nível chegando até a apresentações e passeios virtuais em 3D.
A novidade do momento são as soluções apresentadas em realidade aumentada encontradas na internet como aplicativos para computador ou utilizadas pelos corretores como maquetes de bolso. Todas com o objetivo de facilitar a visualização do empreendimento em uma venda on demand.
Esse conjunto de aplicações foi desenvolvido pela Espaço Virtual de Brasília, especialmente para atender a Brookfield Unidade Centro Oeste, da qual faz parte o Distrito Federal, o 2º maior mercado imobiliário do país em faturamento e número de unidades vendidas, atrás apenas de São Paulo. Somente em 2009, o CRECI-DF contabilizou uma movimentação de lançamentos imobiliários em Brasília da ordem de R$ 11,7 milhões por dia e R$ 4,3 bilhões por ano.
Inserida neste contexto, a Espaço Virtual se especializou desde 1996 em produzir material promocional para o mercado imobiliário de todo o país com soluções em modelagem 3D, filmes e realidade virtual. É também pioneira em oferecer a realidade aumentada como instrumento de apresentação e de vendas.
A incorporadora Brookfield (Unidade Centro-Oeste), está entusiasmada com a realidade aumentada e já disponibilizou a ferramenta para mais de 400 consultores de vendas só no Distrito Federal. Eles receberam um cartão de visitas que no verso traz a chave de acesso à interação 3D, ou seja, o marker (código para Realidade Aumentada representado pela própria logomarca da empresa) proporcionando conhecer o empreendimento através de uma interação 3D, sem a necessidade de estar conectado à internet, pois o aplicativo é levado em um pen drive.
Essa ferramenta facilita imensamente o trabalho do corretor de imóveis que vai até os clientes, diz o arquiteto André Bergholz, diretor da Espaço Virtual. Além de ser a Maquete de bolso que o corretor ou consultor de vendas leva consigo sem a necessidade de folders, pastas, folhetos e plantas.
Rubens Kiyoshi Oseki Filho, Superintendente Comercial da Brookfield Centro-Oeste, diz que hoje todas as incorporadoras buscam tecnologias 3D, mas que a empresa foi além e está utilizando várias tecnologias do mundo virtual para apresentação dos seus produtos para uso nos estandes de venda.
Na Brooksfield, expressões como realidade aumentada e maquete digital já são corriqueiras. Mas isso é só o começo, afirma Rubens.(PortalVGV)
18 de junho de 2010
Marketing Imobiliario Realidade Aumentada - Maquetes de bolso já são instrumentos de venda de imóvel
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário